Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Azza Gamer RGB 650W é boa?


jao004

Posts recomendados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jao004 Eu realmente não recomendo com essa configuração arriscar uma fonte duvidosa dessa, como disse o @KairanD vai que da "Azzar".

adicionado 1 minuto depois

@jao004 Além disso 650 WATTS no momento com esse setup? ate entendo você querer colocar uma RTX 2060 futuramente mas não acho necessario mais de 600 WATTS (que ainda sobra ate que consideravelmente pro seu setup).

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@jao004 Essa placa de vídeo consome 170W em carga. Um pouquinho mais com overclock e teste de stress. Definitivamente não precisa de uma fonte de 650W... E é até um erro comprar uma, já que irá pagar mais para ter encaixe piorado na curva de eficiência, potência extra que não vai usar e fonte de qualidade inferior.

 

Para essa configuração, o adequado é um modelo de 500W. Pode pegar a Super Flower Bronze King 500W (melhor opção custo x benefício), Corsair CX 550 ou Pichau Nidus 500W. Ficam nessa faixa de preço (só a CX que é um pouco mais cara) e não vão te dar "Azzar". 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Jovem Soltie Na verdade essa máquina aí não chega sequer a 300W em carga máxima. Pegar uma fonte por volta de 500W é para acertar a curva de eficiência no consumo típico em jogos (já que a fonte tem eficiência máxima perto de 50% de carga e, portanto, economiza mais energia se operar nessa faixa em uso típico).

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Jovem Soltie A explicação é esta:

 

image.png

 

Este é o gráfico de eficiência de uma fonte de alimentação. A eficiência não é uma função constante, mas parabólica. E a parábola tem ponto de máximo perto de 50% de carga. 

 

Se a fonte for subdimensionada para a configuração (pouca potência), não opera de forma confortável (pode reduzir o tempo de vida útil, dependendo do tamanho da carga) e desperdiça energia (veja que a eficiência cai). Se for superdimensionada (potência em excesso), opera com muita folga e também perde eficiência. 

 

Portanto, você quer que o computador passe a maior parte do tempo perto dos 50% de carga. Por isso, pegamos o consumo típico dos componentes na atividade de carga relevante mais frequente que será executada (no caso, jogos), somamos e multiplicamos por dois. 

 

Este é o consumo de uma RTX 2060 de referência em jogos:

 

image.png

 

O pico é de apenas 167W. O típico é 158W. 

 

Este é o consumo de um computador inteiro com o Ryzen 5 3400G, em teste de stress:

 

image.png

 

Em uso típico, jogos, consome bem menos. Portanto, como mencionei, o consumo máximo da máquina nem chega a 300W, e o típico vai ficar perto ali de 250W quando ele for jogar. Por isso a fonte de 500W é a escolha ideal.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...