Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diminuir tensão dos cores do Ryzen 7 3800x


Posts recomendados

Olá pessoal!
Recentemente adquiri um Ryzen 7 3800x (eu iria no 3700x, porém, o 3800x estava com o preço melhor :confused:).
Não sou muito de mexer em bios e nas configurações das CPUs. E fazendo uns testes, o processador está chegando à 81º (no site da amd diz que o limite é 95º).
Config: 
Ryzen 7 3800x
Asrock b450m Steel Legend
GTX 1070ti Rog Strix
(2x8) DDR4 3200MHz Team Group T-Force Dark Za
 
Fonte corsair VS 650w
O cooler que estou utilizando atualmente é o Cooler Master Hyper H412R (comprei um kit upgrade da terabyte e eles não enviam o cooler box e ao invés, enviam esse). Talvez ele seja menos potente que o cooler box. Enfim.. 
A GPU in game está trabalhando à 82º e o CPU em 81º (idle fica em 40~50º os dois). 
Como disse, sou leigo e nunca mexi na bios pra mexer na tensão. Alguém conseguiria me guiar e dar uma força? Atualmente o processador está trabalhando em 1.45v, queria diminuir para 1.25v e consequentemente diminuir a temperatura. 
 
Outra dúvida que vem ao caso.. Pensei em deixar o gabinete aberto. Porém, não sei os malefícios. Uso um Cougar MX330 e no lugar do vidro temperado, deixar sem. O que vocês me aconselhariam?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Coutinho Cara para MIM as temperaturas estão normais, um amigo meu tem um ryzen 5 2600 (Sei que não é o mesmo mas da para fazer uma comparação no teste de stress) e pega 78 graus mais ou menos, tem um método que eu não lembro no momento que abaixa a tensão do processador apenas quando necessário, no momento em que eu lembrar o nome eu te aviso aqui pelo tópico mesmo ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jovem Soltie saquei.. Vi uns testes do processador rodando a 68º in game.. estava achando o meu muito alto. Mas aparentemente é normal então. Muito obrigado ^^
Eu estava querendo diminuir o vcore do processador pra ver se abaixa pelo menos um pouco e também vai consumir menos.. porém, não sei como fazer na bios do asrock e não acho nada na net..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Coutinho

 

Esse cooler é meio inadequado pra um 3800X.. 105W de TDP da CPU, contra 100 Watts de TDP do cooler.. Deve tá sturando, com o calor dele..

 

Creio que convenha mesmo, tentar uma diminuição no Vcore.. No máximo, falta de Vcore faz seu PC desligar, como um motor sem gasolina..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Coutinho Desativa o Precision Boost Overdrive se estiver ativado, e se não estiver ativado fazer um downclock (overclock ao contrario) que ira diminuir a tensão já que o seu processador esta em stock, se o pc acabar não ligando e não suportando a tensão apenas aumente a tensão um pouco, o aplicativo para fazer o downclock é o Ryzen Master, mas o recomendado é fazer pela placa-mãe ja que ela salva a configuração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Coutinho

 

Olá amigo tudo bem? 

 

Olha o cooler que você usa não é adequado para o R7 3800x.

 

Os Ryzen 3000 podem ser explorados usando o próprio boost deles, você pode inclusive fazer undervolt para ajudar o clock à subir.

 

Geralmente o 3800x sobe bem no boost e dependendo da tua placa-mãe ele poderá alcançar os 4.4ghz ~ 4.5ghz all core só com o boost.

 

Eu usei um 3800x com um Water H80i aliado ao undervolt, ele chegou em 4.4 ghz all core pelo boost e com a temperatura máxima na casa dos 60 graus.

 

Um Water H80i vai segurar o teu 3800x:

https://www.submarino.com.br/produto/8410350/cooler-watercooler-corsair-hydro-series-h80i-120mm-cw-9060008-ww?opn=XMLGOOGLE&WT.srch=1&sellerid=13859226000194&epar=bp_pl_00_go_pla_pcgamer_geral_gmv&acc=d47a04c6f99456bc289220d5d0ff208d&i=573fe13ceec3dfb1f8011659&o=55f4b1ec6ed24cafb58b4699&gclid=EAIaIQobChMI_uPt1Jfu5wIVjZ-zCh2wHg2JEAQYBCABEgK7uPD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...