Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conserto de placa de vídeo que não dá vídeo: é possível? Vale a pena?


Omniscient

Posts recomendados

A placa de vídeo de um conhecido meu parou de funcionar do nada, ele disse que a havia comprado usada e usou durante 6 meses. Segundo ele a placa não dá vídeo. Como eu nunca arrumei uma placa de vídeo antes, eu venho aqui perguntar se é possível e vale a pena conserta-la ou comprar uma nova.

image.thumb.png.224a9e9e4949282655a0bf638bd0b911.pngimage.thumb.png.cdb2d7d4787601375b8cf3ca73996fcb.pngimage.thumb.png.6bbdb1a397c731974af457a19443fb99.pngimage.thumb.png.4fb7b0ccdf084b2240c193448e99add7.pngimage.thumb.png.b0676278cfd80df033fb25ce0ea693f2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Omniscient Primeiramente, qual é o modelo exato dessa placa de vídeo? Pelas fotos está difícil identificar. Quanto seu conhecido pagou nela?

 

Esse tipo de reparo não é algo que um técnico consegue realizar em casa. Precisa de equipamentos diferenciados e caros, além de, muitas vezes, não compensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Omniscient Sei que é uma pergunta *****, mas tentou ligar ela diretamente no seu pc? eu não acho que vale a pena ainda mais como você disse nunca concertou uma placa de video então não é bom arriscar perder a placa, apenas diga ao seu conhecido que é para ele mandar para alguma assistência ou o próprio RMA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Omniscient A RX 570 vale a pena consertar. E isso você pode fazer enviando a placa para uma assistência bem especializada. A mais conhecida é a GeTech, como mencionado pelo colega @Peterson H.. Super recomendo, o Getúlio é um cara bem transparente. 

 

Veja se seu conhecido não detonou a placa usando fonte vagabunda... Se é que ela está detonada. Como mencionou o colega @Jovem Soltie, você já testou em outro computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Omniscient Tome cuidado com isso. A pessoa que geralmente vende uma placa de vídeo desse calibre por preço baixo assim tende a já ter feito orçamento de reparo. Ninguém "perde" uma placa dessas assim e vende de cara por tão pouco. Na maioria dos casos é golpe, porque alguma assistência já condenou a placa (pior ainda se tiver tentado arrumar de forma inadequada, fazendo reflow, por exemplo).

 

Esse problema pode ter inúmeras causas, bem como pode ter conserto ou não. Um reballing, por exemplo, tende a custar de R$ 200,00 a R$ 250,00. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Se formos visualizar, ele ira pagar 200 reais na placa certo? se o concerto custa 300 reais ele ainda tem lucro pois a placa custa em torno de 750 a 800 (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1330495367-placa-de-video-asus-radeon-rx570-4g-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=fbe24b38-36a1-4e3f-b131-f76d38521f99) então eu ainda acho que se for pra comprar e fazer um concerto vale a pena sim para uma revenda ou uso pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Omniscient Como mencionei anteriormente, isso pode ter várias causas. Pode ser simples falha na solda BGA. Pode ser também defeito na GPU, e aí o negócio complica mais. Pode ser também problema no PCB e, dependendo da causa, pode nem ter conserto. Esse negócio de "gira os fans e acende os LEDS, não dá vídeo" não é bem assim. Esse "só" pode ser muito difícil de resolver. Pode parecer simples, mas não é. 

 

Você não conhece o histórico da placa e nem com que fonte foi usada?

 

@Jovem Soltie Comprar por R$ 200,00 e consertar daria sim lucro. E o que estou dizendo é que o dono atual muito provavelmente também sabe disso. A placa é cara e dificilmente alguém venderia por tão pouco sem ter consultado uma assistência antes. E a assistência pode ter condenado a placa por não existir possibilidade de reparo, ou pior, pode ter tentado algo errado, como reflow, e ferrado a placa ainda mais. Na maioria das vezes isso é golpe e precisa tomar muito cuidado. Dificilmente alguém seria ingênuo para vender uma placa cara por meros R$ 200,00, a menos que saiba que não tem como consertar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Sim, realmente o cara não deve ser um qualquer um e já deve ter mandado para uma assistência e condenado a placa ali mesmo, isso faz bastante sentido mas se nos pensarmos que é "conhecido" e não qualquer pessoa aleatória não acho que o cara faria isso com um provavel "amigo" ou "colega", eu realmente analisaria bem a situação antes de efetuar o pagamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Omniscient que tentar consertar o que. Comprar uma placa de vídeo usada funcionando e sem garantia já é um risco, aí comprar uma placa de vídeo usada, pifada e sem garantia é jogar dinheiro fora. 

 

Vou mandar a real, esse negócio de ser conhecido ou não, do jeito que estão as coisas, não dá para confiar. Por que que esse conhecido não paga duzentos reais para o conserto da placa? Será que o conserto não fica em mais de duzentos reais? Mesmo que fique duzentos para o conserto+duzentos pela placa, ainda sim não compensa. Quanto ela pode durar após o tal conserto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Omniscient disse:

@KairanD ele disse que quer vender ela por 200 reais. Será que vale a pena comprar e mandar pra getech?


Não vale. O próprio Getúlio da Getech repete em vários vídeos que desaconselha fortemente essa de comprar pra mandar pra reparo. Na pior das hipóteses, é defeito de GPU. Uma nova é quase o preço de uma placa, soma isso ao custo do reparo e não é viável (não dá reparo, vai gastar mais que uma placa nova pra arrumar uma velha). Numa boa hipótese é defeito de solda e o que falaram confere, com frete e reparo vai te custar perto de uns R$ 500 essa placa. O que, ainda assim, não vale a pena. Você não tem acesso a sessão ainda, mas na Feira do Rolo (aqui do CdH mesmo) um membro acabou de vender uma 570, com menos de 1 ano de compra, pouco uso e ainda na garantia, por R$ 489,00. Em promoções essa placa nova já apareceu abaixo de 600.

Se seu conhecido quer se livrar, oferece 50 conto. Mais que isso não vale a pena o risco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Jovem Soltie Eu não compraria nem se fosse do meu melhor "amigo". Isso porque, se ele se fizer de inocente, não tem como incriminá-lo de qualquer forma (e ele sabe disso). 

 

@Jovem Soltie @Omniscient @Grande Mestre Lucas @Shaman93 Vou contar para vocês a história da minha GTX 760. Um belo dia ela travou durante um jogo. Ao reiniciar o computador, o driver de vídeo não funcionava mais, e aí o genérico, da Microsoft, foi instalado automaticamente. Tentei instalar o driver da placa, da Nvidia, e não funcionou. Testei em outro computador. Não funcionou. Formatei e tentei com o sistema limpo. Não funcionou. Regravei a BIOS (o que já é algo bem mais específico e toda assistência tenta). Não funcionou. Se tentar instalar o driver, não dá vídeo, a tela fica preta. Ela liga, gira as ventoinhas, faz tudo certinho, até o momento de instalar o driver...

 

Levei para a assistência especializada, como qualquer pessoa faria, buscando um orçamento. Resultado? Defeito na GPU (como eu já esperava, tendo em vista que o GPU-Z não conseguia ler todas as informações). Teria que ser trocada, obviamente realizando também a solda BGA. E aí sabe o que aconteceria? Precisaria importar a peça da China, correndo o risco de vir com problemas. E sabe quanto custaria? R$ 400,00. E sabe quanto a placa vale? Uns R$ 400,00 ou menos. A própria assistência me recomendou não fazer (para ver o nível do problema...).

 

Se eu fosse uma pessoa desonesta, poderia me fazer de "Armless John" e anunciar por aí, a R$ 150,00, por exemplo. Aí algum inocente compraria pensando em ganhar dinheiro e levaria ferro, porque iria gastar R$ 550,00 em uma placa que ele vai vender por, no máximo, R$ 400,00. Ou seja, não tem como consertar. Não faz sentido. E é isso que ocorre na prática. 

 

Como mencionado anteriormente, o Getúlio da GeTech sempre recebe componentes defeituosos de pessoas que compram pensando em consertar e ganhar dinheiro. E sabe o que acontece? Quase nunca compensa ou tem conserto. Por isso ele avisa para não fazer isso. O dono atual do componente também sabe pesquisar... E, se for desonesto, vai dar o golpe.

 

E aí voltamos ao problema em questão...

 

38 minutos atrás, Omniscient disse:

@KairanD ele disse que estava usando uma corsair cx450 e disse que não tem tempo para fazer o orçamento e que o único lugar perto da casa dele ele não confia então decidiu vender direto igual tudo que ele não usa mais

Desculpe, mas não acredito nele. Mesmo sem conhecer. Mesmo que fosse meu melhor "amigo", não confiaria. Mas vamos imaginar que ele realmente está sendo sincero e nem fez o orçamento (algo praticamente impossível). Se você comprar essa placa por R$ 200,00 e for uma solda BGA, pode conseguir o reparo por R$ 200,00 a R$ 250,00... E pode vender a placa por uns R$ 550,00, se tiver sorte (comprei uma dessas nova para meu computador secundário por R$ 580,00, e essas promoções acontecem direto). Ganharia um pouquinho. Se for defeito na GPU, vai gastar uns R$ 300,00 a R$ 500,00, dependendo da disponibilidade e da sorte. E aí pode tomar um belo preju, fora o risco da placa dar problema outra vez nas mãos de quem comprar. E olha que realmente nem estou considerando fretes, estou imaginando que tenha uma boa assistência por aí, como tem aqui em Belo Horizonte.

 

Na minha opinião, você estaria caminhando para uma bela de uma fria... 

 

E, quanto à pergunta anterior: você testou essa placa de vídeo em outro computador antes de desmontar? E o dono, não verificou se a garantia era transmitida para outros proprietários antes de qualquer outra coisa?

 

Sobre a GTX 760? É o peso de papel mais belo que eu tenho. Está aqui do lado, segurando meu material de estudo... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD não são apenas placas pifadas que não compensam serem compradas. 

 

Já vi um pilantra oferecendo uma Titan XP por mais de cinco mil reais e não aceitando devolução, sendo que a peça viria de outro país, daí o sujeito manda uma placa pifada ou a placa acaba sendo danificada durante o envio, mas sem como o cliente poder provar ele vai fazer o que? Não pode afirmar que foi durante o envio e não pode devolver a placa. Um anúncio destes nem deveria existir. 

 

Se a pessoa quer vender a placa pifada, então ela deveria deixar claro qual o defeito e colocar  em um valor bem pequeno para retirada de peça. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD você me recomenda alguma placa de video barata? pois eu estou desempregado , algo abaixo dos 500/400

adicionado 2 minutos depois

@KairanD ele abriu um anuncio no mercadolivre e disse que eu posso mandar ela pra getech e se o preço do conserto for mais que o preço de uma nova eu posso devolver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Omniscient Recomendaria a própria 570 pelo alie, só pega algumas infos com o vendedor sobre o histórico dela, alguns deles são bem transparentes sobre como por exemplo se ela já foi usada pra mineração e se teve alteração de bios para corte de gasto de energia, tendo que trocar a bios ou coisa do tipo. Outra seria pedir para ele colocar como descrição outro produto ou como presente para evitar taxas de curitiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...