Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor processador e setup para games / Processamentos complexos


Posts recomendados

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@jpplokox Se tiver que esperar para ter o dinheiro, então refaça sua pesquisa inteira quando tiver ele em mãos. O mercado muda muito rápido, e mesmo que não tenha opções de maior desempenho, as que pesquisou agora podem estar indisponíveis ou com preço elevado em comparação com outras.

 

Mas ja vou pesquisando com base no mercado atual para planejar o quanto preciso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jpplokox É bom pesquisar sim, pois assim você saberá qual o preço padrão dos componentes e poderá avaliar melhor se estará fazendo um bom negócio ou não. Ainda sim você precisa pesquisar outros itens também antes de fechar, pois os preços oscilam muito, e promoções são imprevisíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@jpplokox Se tiver que esperar para ter o dinheiro, então refaça sua pesquisa inteira quando tiver ele em mãos. O mercado muda muito rápido, e mesmo que não tenha opções de maior desempenho, as que pesquisou agora podem estar indisponíveis ou com preço elevado em comparação com outras.

adicionado 2 minutos depois

Sem OC? Sim, aguenta macio.

adicionado 2 minutos depois

Com OC vai depender.

Confundi o 3800X com o 3900X, my bad. Ela não aguenta é o 3900X, nem em stock, nem em OC. Também não aguenta o 2700X em OC, mas em stock aguenta, apesar de ter placas b450 mais frias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zercky Onde você leu que ela não aguenta? Levando em consideração que a maioria dos PCs montados com mínimo critério terão boa ventilação não só no VRM, mas no sistema inteiro, não vejo porque da preocupação. Todas as placas mãe B450 suportam todas as CPUs que estão listadas na página da fabricante. OC é algo à parte, e arrefecimento correto do sistema é um pressuposto básico que todos deveriam observar, especialmente se estão gastando o valor de uma CPU desse calibre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Tenho esta tabela salva no meu Gdrive. Ainda sim não estou entendendo como a CPU em questão não seria suportada como mencionado. 

1 hora atrás, zercky disse:

Ela não aguenta é o 3900X, nem em stock, nem em OC.

Como assim? 

 

E eu consigo imaginar que talvez não funcione bem, com thermal throttling ou algo assim, mas isso só se o gabinete for sufocado de tão mal ventilado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@zercky Onde você leu que ela não aguenta? Levando em consideração que a maioria dos PCs montados com mínimo critério terão boa ventilação não só no VRM, mas no sistema inteiro, não vejo porque da preocupação. Todas as placas mãe B450 suportam todas as CPUs que estão listadas na página da fabricante. OC é algo à parte, e arrefecimento correto do sistema é um pressuposto básico que todos deveriam observar, especialmente se estão gastando o valor de uma CPU desse calibre.

o 2700X em OC no próprio Peperaio tem vídeo, inclusive utilizando Watercooler (todos os testes em OC ele utiliza WC), e simplesmente a b450 Steel Legend não suporta a carga e desarma. Quanto ao 3900X eu li um review BR e gringo também sobre a Steel Legend na época em que eu estava pesquisando sobre placas mães, pois o Peperaio não indicou o uso da b450 Steel Legend no 3900X nem mesmo em stock e nem no 2700X em OC. Isso me gerou curiosidade e por esse motivo fui atrás da informação e li que a Steel Legend não aguentava mesmo o 3900X. Não ocorre apenas redução das frequências, voltagens e % de uso, a placa desliga mesmo pois não suporta a carga. Isso não é necessariamente ruim, pois evita de queimar, mas opera em temperaturas impraticáveis para o 3900X ou 2700X em OC, com os VRM chegando a atingir mais de 130º C, dai desarma mesmo.

adicionado 11 minutos depois
40 minutos atrás, WOZ Dods disse:

E eu consigo imaginar que talvez não funcione bem, com thermal throttling ou algo assim, mas isso só se o gabinete for sufocado de tão mal ventilado.

Esses testes não são realizados dentro do gabinete justamente para não prejudicar o fluxo de ar, e também são utilizados WC, em casos de OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, zercky disse:

o 2700X em OC no próprio Peperaio tem vídeo, inclusive utilizando Watercooler (todos os testes em OC ele utiliza WC), e simplesmente a b450 Steel Legend não suporta a carga e desarma. Quanto ao 3900X eu li um review BR e gringo também sobre a Steel Legend na época em que eu estava pesquisando sobre placas mães, pois o Peperaio não indicou o uso da b450 Steel Legend no 3900X nem mesmo em stock e nem no 2700X em OC. Isso me gerou curiosidade e por esse motivo fui atrás da informação e li que a Steel Legend não aguentava mesmo o 3900X. Não ocorre apenas redução das frequências, voltagens e % de uso, a placa desliga mesmo pois não suporta a carga. Isso não é necessariamente ruim, pois evita de queimar, mas opera em temperaturas impraticáveis para o 3900X ou 2700X em OC, com os VRM chegando a atingir mais de 130º C, dai desarma mesmo.

Querido, eu adoraria ler essa referência de testes que você mencionou. Seria extremamente instrutivo. Tem o link?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Vou ficar te devendo por enquanto o review dessa placa com o 3900X, mas irei tentar achar amanhã, mas enquanto isso fica com o review da placa e o teste com o 2700X em OC, que equivale ao 3900X em stock e foi o que me fez procurar sobre.

Nesse teste em questão o VRM chegou a 114º C se não me engano, ou 118ºC antes de desligar, mas mencionei os 131ºC pois me lembro vagamente e acho que essa era a temperatura que vi no outro review que ainda não achei aqui, mas irei procurar amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zercky O 3700X em OC não equivale ao 3900X. Segundo um amigo aqui do próprio fórum, o aumento de consumo é exponencial quando fazemos OC. Não dá para comparar uma CPU em OC com outra só pela frequência, especialmente se não são idênticas internamente, o que não é o caso. Ainda acho que essa história não é condizente com a realidade, mas vou pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@zercky O 3700X em OC não equivale ao 3900X. Segundo um amigo aqui do próprio fórum, o aumento de consumo é exponencial quando fazemos OC. Não dá para comparar uma CPU em OC com outra só pela frequência, especialmente se não são idênticas internamente, o que não é o caso. Ainda acho que essa história não é condizente com a realidade, mas vou pesquisar.

Mas não é o 3700X em OC que equivale ao 3900X, é o 2700X. Dá uma olhada no vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MatheusDelValle disse:

@zercky

Aguenta sim com um WC ou AC de qualidade.

Único processador que você pode botar tudo que tiver direito para ajudar na refrigeração e não vai conseguir fazer uso dele direito/tirar todo proveito é o 3950X.

O Peperaio vem reproduzindo esses testes dessa forma a muito tempo e o cara entende do assunto. Ele também utiliza um WC de qualidade e mesmo assim a steel legend não aguentou. Eu acho que ninguém viu o vídeo que postei, então faz 0 diferença eu ficar falando sobre já que cada um tem a sua opinião formada e nem mesmo assistiram o vídeo, mas fato é que os testes do Peperaio Hardware são muito bem realizados e o trabalho dele é extremamente confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No teste mais agressivo, com o RYZEN 7 2700X de 105W, EM STOCK, ele exigiu 85A do VRM subindo a temperatura máxima para 93 graus. Em Overclock, onde a exigência foi de 111A, o VRM não suportou a carga e fez thermal throttling, reduzindo a frequência para 500 Mhz de 4 em 4 segundos na tentativa de não deixar o PC desligar. Bom, não fez diferença, pois o PC deu tela azul no meio do teste, não aguentou os 15 minutos. Pela câmera térmica no vídeo, deu para ver que o calor já estava irradiando pelas laterais, com temperaturas de 117 graus. Este nível de exigência é similar ao que o 3900X exige em STOCK, segundo o Peperaio. Acho que outro ponto a se considerar também é a realidade do clima do nosso país.

 

Quanto ao review que eu fiquei devendo, preciso utilizar o notebook da minha irmã e tentar puxar no histórico, pois já tem um tempinho e utilizei ele como quebra galho enquanto eu montava a minha nova assinatura. O problema é que ela viajou por conta do Carnaval e ficou de voltar hoje, então dependo dela chegar para conseguir esse review, já que dando uma breve pesquisada aqui no google, não consegui encontrar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zercky @MatheusDelValle https://www.techspot.com/review/1872-ryzen-9-on-older-motherboards/

adicionado 1 minuto depois

Só para constar, tem B350 nesse teste.

adicionado 3 minutos depois

Continuo com a linha de pensamento que esas CPUs funcionam perfeitamente nessas placas mãe até você decidir ligar OC. Se for usar OC, pegue uma X470 ou X570, se não for fazer pegue qualquer uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2020 às 14:06, jpplokox disse:

Mas ja vou pesquisando com base no mercado atual para planejar o quanto preciso

 

Se pretende fazer upgrade no futuro para RYZEN 9, vá de X570 ASUS TUF, melhor custo x benefício

 

Caso não tenha intenção e ficará até o fim com o RYZEN 7, vá de B450

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...