Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC tá dando tela azul


Rodrigo878

Posts recomendados

config: Processador FX 8300; placa-mãe: GA-970A-DS3P; Memoria RAM: 2 pente de 4 GB: Fonte: bomba de 500W; "Placa de Video:" é uma triste R7 250E DDR3.. 

 

Tirando o processador e a placa-mãe o PC já tem 4 anos

 

Problema: Bom, recentemente meu PC vem dando tela azul de forma aleatória, Temperaturas dos hardware estão OK, o Windows já foi formatado e instalado diferentes versões mas nada resolve.. quando estou jogando um game é quase certeza que o PC vai dar a tela azul, mas acontece também na utilização diária.

 

Pontos que eu acho importante destacar:

 

 - Tenho essa "placa de video" a 4 anos, nunca troquei a pasta térmica dela, até porque ela nunca saiu dos 40° graus... mas também acredito que caso fosse ela o defeito apresentaria artefatos.

 - As memorias RAM estão limpas e também não apresentam sinal nenhum de defeito, fiz o teste de stress e nada ocorreu.

 - Fiz o teste de Stress com todos os hardwares possíveis e o PC não chegou a dar tela a azul e nem apresentou qualquer defeito.

 - Sim, utilizo o Cooler que veio do FX, sei que é loucura mas sempre estou atento as temperaturas então não tomei o trabalho de comprar e instalar um cooler melhor.

 - Utilizo somente um HD de 1 TB que apesar dos 4 "aninhos" não apresenta defeito nenhum.

 - O Processador apesar de ter uma temperatura meio incerta ( por ser da família FX) não é o problema, pelo menos acredito eu, pois caso fosse problema de temperatura ele somente desligaria a maquina.

 - Com essas conclusões tomei a iniciativa de acusar a fonte como o real e único problema, é uma F-New 500w uma fonte genérica que já tem 4 quase 5 anos junto com o resto do hardware.

 

Mas como não tenho certeza vim perguntar aqui.

 

Agradeço desde já toda atenção.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Rodrigo878 disse:

- Tenho essa "placa de video" a 4 anos, nunca troquei a pasta térmica dela, até porque ela nunca saiu dos 40° graus... mas também acredito que caso fosse ela o defeito apresentaria artefatos.

Não troque pasta térmica de GPU a não ser como última alternativa. O adesivo térmico que vem pré-instalado geralmente dura a vida útil inteira da GPU sem perder funcionalidade. Se tiver problemas com temperatura, limpe a(s) ventoinha(s) e aumente o fluxo de ar do gabinete.

 

38 minutos atrás, Rodrigo878 disse:

- As memorias RAM estão limpas e também não apresentam sinal nenhum de defeito, fiz o teste de stress e nada ocorreu.

Fez teste com qual software?

 

38 minutos atrás, Rodrigo878 disse:

- Utilizo somente um HD de 1 TB que apesar dos 4 "aninhos" não apresenta defeito nenhum.

Fez teste? Com qual software?

 

39 minutos atrás, Rodrigo878 disse:

- O Processador apesar de ter uma temperatura meio incerta ( por ser da família FX) não é o problema, pelo menos acredito eu, pois caso fosse problema de temperatura ele somente desligaria a maquina.

Na verdade não. Ele pode dar tela azul por causa de temperatura também. O que você quer dizer com "temperatura incerta"? Se ele estiver oscilando a temperatura com variações muito amplas (subindo mais que 5 graus para cima ou para baixo instantaneamente entre medições), então está com pouca pasta térmica ou sem nenhuma. Observe isso.

 

41 minutos atrás, Rodrigo878 disse:

- Com essas conclusões tomei a iniciativa de acusar a fonte como o real e único problema, é uma F-New 500w uma fonte genérica que já tem 4 quase 5 anos junto com o resto do hardware.

A fonte pode sim ser o problema. Recomendo uma CX 450 se quiser gastar pouco, ou uma CX 550 se quiser algo suficiente para futuros upgrades mais robustos.

 

Peço que responda às minhas perguntas e observe os comentários. Além disso, recomendo que faça testes de HDD com o CrystalDiskInfo ou HDtune e de memória com o Memtest86 (inicializável). BSOD pode acontecer por várias razões, sendo que o próprio sistema estar corrompido é uma das mais comuns. Ainda sim pode ser algo de hardware e os três componentes (RAM, HDD e Fonte) são os mais comuns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não troque pasta térmica de GPU a não ser como última alternativa. O adesivo térmico que vem pré-instalado geralmente dura a vida útil inteira da GPU sem perder funcionalidade. Se tiver problemas com temperatura, limpe a(s) ventoinha(s) e aumente o fluxo de ar do gabinete.

Entendo, mas mesmo assim ela não pode ser o problema ainda? existe um outro erro que esqueci de comentar no post...

 

meu PC antes de eu pensar em formatar chegou a não querer inicializar mais, ele nem chegava na tela de login, antes mesmo do simbolo do windows apagar ele se auto reiniciava.. isso antes da formatação, porém pós formatado chegou novamente a dar esse problema, foi ai que formatei pela terceira vez. instalando outra versão do windows. até então ele ainda não voltou com este problema porém continua dando a tela azul.

 

9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Fez teste com qual software?

Eu fiz os testes de Stress no 'Prime95' que faz um teste geral, mas também cheguei a testar pelo OCCT e nenhum deles detectou erro algum, uma observação que eu fiz, é que nestes testes todos os hardwares chegavam aos 100% de uso, menos a placa de vídeo que ficava por volta dos 30 a 40%.

 

farei os testes de stress em programas específicos como você aconselhou, pelo Memtest86, Orthus e o Funmark.

 

16 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Na verdade não. Ele pode dar tela azul por causa de temperatura também. O que você quer dizer com "temperatura incerta"? Se ele estiver oscilando a temperatura com variações muito amplas (subindo mais que 5 graus para cima ou para baixo instantaneamente entre medições), então está com pouca pasta térmica ou sem nenhuma. Observe isso.

Bom, é que o medidor de temperatura dos processadores FX são "bugados" digamos assim, ele mostra uma temperatura errada. Enfim, no HWMONITOR mostra como temperatura minima 17° graus com máxima de 35°, o que seria impossível até mesmo se eu morasse no Polo Norte. com o software AMD Catalyst é possivel ver a temperatura real do processador e ficava entre 60 a 80°. moro em SP onde nem faz muito calor, mas também não faz muito frio.

 

24 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A fonte pode sim ser o problema. Recomendo uma CX 450 se quiser gastar pouco, ou uma CX 550 se quiser algo suficiente para futuros upgrades mais robustos.

Bom, estou pensando em colocar uma rx 570, não sei se pode chegar a gargala com o 8300 mas de qualquer forma pretendo trocar de fonte.

 

Uma ultima duvida, poderia ser problema na bios da placa-mãe? só instalo drivers do cd que veio junto a ela, nunca cheguei a atualizar as bios dela.

 

valeu pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Rodrigo878 disse:

Entendo, mas mesmo assim ela não pode ser o problema ainda? existe um outro erro que esqueci de comentar no post...

 

meu PC antes de eu pensar em formatar chegou a não querer inicializar mais, ele nem chegava na tela de login, antes mesmo do simbolo do windows apagar ele se auto reiniciava.. isso antes da formatação, porém pós formatado chegou novamente a dar esse problema, foi ai que formatei pela terceira vez. instalando outra versão do windows. até então ele ainda não voltou com este problema porém continua dando a tela azul.

Isso pode ter ocorrido por inúmeros fatores, mas o mais comum é o modo de operação de armazenamento configurado na BIOS. Como você já solucionou formatando (o que geralmente resolve, apesar de ser melhor corrigir a BIOS), então não importa mais. A BSOD é o problema agora.

 

14 minutos atrás, Rodrigo878 disse:

Eu fiz os testes de Stress no 'Prime95' que faz um teste geral, mas também cheguei a testar pelo OCCT e nenhum deles detectou erro algum, uma observação que eu fiz, é que nestes testes todos os hardwares chegavam aos 100% de uso, menos a placa de vídeo que ficava por volta dos 30 a 40%.

 

farei os testes de stress em programas específicos como você aconselhou, pelo Memtest86, Orthus e o Funmark.

Teste de Stress serve para saber se o hardware está bom (rodando com máximo desempenho). Se você quer testar componentes individuais, recomendo programas específicos para cada hardware. HDtune ou crystaldiskinfo para HDDs e SSDs, Memtest86 para memórias. Sempre, o tempo inteiro, usando o MSI Afterburner para medir temperaturas de tudo.

adicionado 1 minuto depois
15 minutos atrás, Rodrigo878 disse:

Bom, é que o medidor de temperatura dos processadores FX são "bugados" digamos assim, ele mostra uma temperatura errada. Enfim, no HWMONITOR mostra como temperatura minima 17° graus com máxima de 35°, o que seria impossível até mesmo se eu morasse no Polo Norte. com o software AMD Catalyst é possivel ver a temperatura real do processador e ficava entre 60 a 80°. moro em SP onde nem faz muito calor, mas também não faz muito frio.

80º já é sinal de superaquecimento. Você usa o cooler Stock? Seu gabinete é bem ventilado? Recomendo melhorar o arrefecimento da sua CPU e do gabinete como um todo se for o caso.

adicionado 4 minutos depois
17 minutos atrás, Rodrigo878 disse:

Bom, estou pensando em colocar uma rx 570, não sei se pode chegar a gargala com o 8300 mas de qualquer forma pretendo trocar de fonte.

 

Uma ultima duvida, poderia ser problema na bios da placa-mãe? só instalo drivers do cd que veio junto a ela, nunca cheguei a atualizar as bios dela.

🤦‍♂️

Cara, pegue o CD que veio com a placa-mãe e jogue no lixo, faça esse favor a si mesmo. Sempre que for formatar um PC, instale os drivers mais recentes baixados diretamente do site da fabricante. Atualização de BIOS faça apenas com o aplicativo de windows fornecido pela fabricante (se o windows não estiver dando BSOD), ou baixe o arquivo de update para fazer via BIOS se tiver certeza absoluta e prestar total atenção se está baixando a versão correta.

 

A RX 570 gargalar ou não, pelo menos vai aumentar seu desempenho em alguns cenários. A fonte você precisará mudar com certa urgência (até porque ela pode ser a causadora do seu problema).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Isso pode ter ocorrido por inúmeros fatores, mas o mais comum é o modo de operação de armazenamento configurado na BIOS. Como você já solucionou formatando (o que geralmente resolve, apesar de ser melhor corrigir a BIOS), então não importa mais. A BSOD é o problema agora.

 

Sim, até então o problema está parcialmente resolvido, mas pode acontecer de voltar.. mas não poderia vir somente da fonte mesmo? impedir do PC ligar, cara nem no modo de segurança ele conseguia inicializar.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Teste de Stress serve para saber se o hardware está bom (rodando com máximo desempenho). Se você quer testar componentes individuais, recomendo programas específicos para cada hardware. HDtune ou crystaldiskinfo para HDDs e SSDs, Memtest86 para memórias. Sempre, o tempo inteiro, usando o MSI Afterburner para medir temperaturas de tudo.

 

Entendo, mas como tinha dito, o PC vem tendo tela azul quando eu estava rodando um game e as vezes em usos comuns. Por isso vim tentando estressar os hardwares para saber se era algum componente especifico. Mas não deu em nada o que é bem estranho. 

Ah, fiz os testes aqui e nenhum consta erro. acredito que seja a fonte o real problema, bom tem um conhecido aqui que trará algumas RAMs para eu fazer o teste também, e tenho um processador e uma placa-mãe sobrando qualquer coisa instalo elas aqui e localizo o problema tmb.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

80º já é sinal de superaquecimento. Você usa o cooler Stock? Seu gabinete é bem ventilado? Recomendo melhorar o arrefecimento da sua CPU e do gabinete como um todo se for o caso.

 

Sim, utilizo o Cooler Stock do FX, o que n é nem um pouco recomendavel, vou aproveitar a compra da fonte e vou comprar um Cooler melhor.. Recomenda algum até uns 50 mangos? pra am3+

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Cara, pegue o CD que veio com a placa-mãe e jogue no lixo, faça esse favor a si mesmo. Sempre que for formatar um PC, instale os drivers mais recentes baixados diretamente do site da fabricante. Atualização de BIOS faça apenas com o aplicativo de windows fornecido pela fabricante (se o windows não estiver dando BSOD), ou baixe o arquivo de update para fazer via BIOS se tiver certeza absoluta e prestar total atenção se está baixando a versão correta.

 

KKKK entendo, fiz isso com o cd da minha placa de vídeo, já que pra mim era a unica coisa q realmente necessitava estar sempre atualizada.. enfim agradeço a dica farei isso a partir de hj.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

A RX 570 gargalar ou não, pelo menos vai aumentar seu desempenho em alguns cenários. A fonte você precisará mudar com certa urgência (até porque ela pode ser a causadora do seu problema).

 

Certo, estou querendo trocar essa fonte a muito tempo mesmo pra fazer um UP logo, só estava esperando um motivo mais forte pra gastar uma graninha kk.

adicionado 2 minutos depois

@Phenom_X4

12 minutos atrás, Phenom_X4 disse:

eu sugiro a atualização de bios, e tambem a troca da bateria da placa-mãe..já que o pc tem 4 ou 5 anos de uso..

 

Vou atualizar a bios da placa-mãe ss, porém acredito que não seja a bateria da placa pois faz uns 8 meses que adquiri ela, totalmente nova.

 

Somente a placa-mãe e o processador q tem mais ou menos uns 8 ou 9 meses o resto do PC que tem 4 anos pra mais... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Rodrigo878 disse:

porém acredito que não seja a bateria da placa pois faz uns 8 meses que adquiri ela, totalmente nova. 

beleza.. acho que confundi alguma informação ae..

mas como hj em dia não pra confiar em nada.. rsrs

 

se tiver um multímetro e puder medir a tensão da bateria, se estiver abaixo de 3 volts pode trocar independente do tempo de uso..

 

mas com 8 meses é para estar boa...👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodrigo878 disse:

im, até então o problema está parcialmente resolvido, mas pode acontecer de voltar.. mas não poderia vir somente da fonte mesmo? impedir do PC ligar, cara nem no modo de segurança ele conseguia inicializar.

Modo de segurança não utiliza todos os recursos ou desempenho de seus componentes. Ele não é, jamais, um padrão de estabilidade de seu PC.

 

1 hora atrás, Rodrigo878 disse:

Entendo, mas como tinha dito, o PC vem tendo tela azul quando eu estava rodando um game e as vezes em usos comuns. Por isso vim tentando estressar os hardwares para saber se era algum componente especifico. Mas não deu em nada o que é bem estranho. 

Ah, fiz os testes aqui e nenhum consta erro. acredito que seja a fonte o real problema, bom tem um conhecido aqui que trará algumas RAMs para eu fazer o teste também, e tenho um processador e uma placa-mãe sobrando qualquer coisa instalo elas aqui e localizo o problema tmb.

Teste de estabilidade faz exatamente isso: testa a estabilidade. Se há algum tipo de problema fora do escopo do que o teste vai estressar, ele passará desapercebido. Insisto, troque sua fonte, faça testes individuais, não confie que o teste de estabilidade resolverá seus problemas. Ele é bom para saber o desempenho máximo de seu conjunto de componentes, ótimo para saber se seu OC funcinou, mas para qualquer outra coisa é basicamente inútil, pois não criará logs de temperaturas, voltagens ou qualquer outro fator específico da saúde de seus componentes.

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Rodrigo878 disse:

Sim, utilizo o Cooler Stock do FX, o que n é nem um pouco recomendavel, vou aproveitar a compra da fonte e vou comprar um Cooler melhor.. Recomenda algum até uns 50 mangos? pra am3+

Até 50 reais não vou recomendar nenhum porque todos eles terão basicamente o mesmo desempenho de arrefecimento do seu stock. Quer algo que terá desempenho adequado e durará uns bons 10 anos? Compre ou o Cooler Master Hyper 212, ou o Gammax 400, ou qualquer um da séria master air.

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, Rodrigo878 disse:

Certo, estou querendo trocar essa fonte a muito tempo mesmo pra fazer um UP logo, só estava esperando um motivo mais forte pra gastar uma graninha kk.

Querido, você não entendeu a importância da fonte. A fonte de alimentação de qualquer PC determina, efetivamente, a durabilidade de todos os seus componentes. Comprar uma fonte porca significa, sempre e sem sombra de dúvidas, o quanto você gastará depois de comprá-la em reposição de memórias, HDs, SSDs, CPUs, GPUs, até da própria placa-mãe. Se você investiu mal em fonte na primeira vez, com certeza já teve e terá prejuízos enquanto ela estiver no seu sistema. 
NÃO ECONOMIZE EM FONTE. Esse é o componente mais importante do seu PC se você deseja que ele dure.

adicionado 5 minutos depois
1 hora atrás, Rodrigo878 disse:

Vou atualizar a bios da placa-mãe ss, porém acredito que não seja a bateria da placa pois faz uns 8 meses que adquiri ela, totalmente nova.

 

Somente a placa-mãe e o processador q tem mais ou menos uns 8 ou 9 meses o resto do PC que tem 4 anos pra mais...

Todas as atualizações de BIOS tem a seguinte frase em sua descrição: aumenta a estabilidade do sistema.

 

Se não fez, está deveras atrasado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Até 50 reais não vou recomendar nenhum porque todos eles terão basicamente o mesmo desempenho de arrefecimento do seu stock. Quer algo que terá desempenho adequado e durará uns bons 10 anos? Compre ou o Cooler Master Hyper 212, ou o Gammax 400, ou qualquer um da séria master air.

 

Entendo, de qualquer forma é um investimento necessário.

 

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Querido, você não entendeu a importância da fonte. A fonte de alimentação de qualquer PC determina, efetivamente, a durabilidade de todos os seus componentes. Comprar uma fonte porca significa, sempre e sem sombra de dúvidas, o quanto você gastará depois de comprá-la em reposição de memórias, HDs, SSDs, CPUs, GPUs, até da própria placa-mãe. Se você investiu mal em fonte na primeira vez, com certeza já teve e terá prejuízos enquanto ela estiver no seu sistema. 

 

reconheço a importância da fonte, porém não era necessário já que o setup era bem humilde, não portava nem uma placa de video, vinha com um A4-7300 4 gb de ram, um hd e etc... enfim, agradeço o auxilio e os conselhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodrigo878 disse:

reconheço a importância da fonte, porém não era necessário já que o setup era bem humilde, não portava nem uma placa de video, vinha com um A4-7300 4 gb de ram, um hd e etc... enfim, agradeço o auxilio e os conselhos

Entendo sua perspectiva. Muitas pessoas consideram que uma fonte de qualidade não é tão importante quando não vamos montar um PC top ou não vamos exigir tanto dele. Tive inúmeros clientes que pensavam assim, até a segunda ou terceira vez que tiveram de trocar componentes caros porque a fonte os danificou. Esse é justamente o problema, economizar em fonte sempre é um barato que sai caro. Enquanto todos os PCs que montei até hoje com fontes de qualidade nunca perderam componentes com menos de 5 anos de uso (e os que perderam com menos de 8 anos foram poucos e raros), os que usaram fontes de má qualidade perderam mais de um componente no mesmo ano, ou componentes que quase nunca queimam e geralmente duram a vida útil do PC inteira (memória, placa-mãe, HDD, etc.). 

Falta de perspectiva, eu penso, pois temos tantos PCs de má qualidade pululando no mercado todos os dias, que temos como padrão que perda de componentes ao longo do uso é algo perfeitamente normal... 

Só que não é, nunca foi, nunca será. 

adicionado 6 minutos depois

Relembrando aqui... Tive alguns clientes que desejaram expressamente que preferiam fontes de baixo custo, baixa qualidade. Recusei todos. Alguns procuraram outros técnicos e anos depois vieram me procurar, depois de várias reposições de componentes e gastos absurdos com manutenções desnecessárias, para "corrigir" as cagadas. Teve também aqueles que tiveram sorte e nunca tiveram problemas, apesar de raros. Alguns até preferiram continuar com as fontes de má qualidade a despeito de terem compreendido que elas são a principal causa de reposição prematura de componentes.

 

Eu tento entender como as pessoas podem sequer pensar que a qualidade do combustível que você usa não é determinante da durabilidade de qualquer tipo de máquina... Mas é só olhar para a quantidade de carros que falham prematuramente por falta de manutenção e cuidados que a gente entende rapidamente como a mentalidade das pessoas funciona... Tipo, use mal e até dar defeito, aí conserte, e aí use mal novamente até dar outro defeito. Proteger investimento é para os tolos! kkkkk...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...