Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É seguro fazer overclock no Acer aspire 3 a315-41-r4rb?


leona011

Posts recomendados

Boa noite

Adquiri o seguinte notebook:
" Acer aspire 3 a315-41-r4rb" possuindo ryzen 5 2500u, 12gb ram e placa de video integrada vega 8.

No dia de hoje baixei csgo, e para mim esta uma baixa faixa de fps 80-100 fps em 4:3 1024x768 tudo no baixo.

Gostaria de saber se é seguro e viável aumentar o clock do processador de 2.0 para 3.6 ghz, dados oficiais do vendedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leona011 se com turbo bost para 3.6Ghz, esse notebook aí com pouco tempo já vai estar com a bateria viciada e até travando ou desligando durante os jogos(se jogar muito e quem é que joga 1 hora por dia?). Se por acaso conseguir aumentar a frequência para 4.0Ghz, algo inviável para se fazer nesse notebook, aí o processador vai pro espaço. 

 

O notebook no limite de fabrica já vai para altas temperaturas, com cpu ou gpu com frequência aumentada ele não aguenta. 

 

O overclock é bastante limitado em processadores para computadores. Por exemplo, se tiver um i7 8700K e quiser colocar ele em 5.5Ghz, vai conseguir, desde que melhore o resfriamento dentro do gabinete que dava conta do processador em stock. No caso do notebook, você aumenta a frequência com uso de determinado programa, mas não tem como adicionar um cooler melhor para o processador e nem existe fans dentro da lataria, então o que vai acontecer é um aumento de temperatura para ser contido pelo projeto que nem dá conta de manter boas temperaturas no limite de fábrica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leona011 os únicos dois dispositivos que vão poder ser colocados numa boa é o hd por um ssd e mais memória ram, porém isso não vai dar um salto de 1280X720 300-50FPS para 1600X900 60FPS. A melhoria é dentro da própria resolução limite que você  joga, não chegará nem há 25FPS há mais, coisa de 6 até mais de dez, talvez 14FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ryzen 5 2500U é de 15W, mas tem o TDP configurável para até 25W;

A questão é que a BIOS certamente não deve exibir opções de overclock, e o Ryzen Master também não vai permitir, os processadores da série U além de virem com multiplicador travado, eles são feitos justamente pra isso, baixo consumo.

 

Então não tem nada que possa ser feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...