Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Integrada do Ryzen 2200G sem dar performance normal


Posts recomendados

Tenho um amigo que montou um pc recentemente, as configs dele são 

 

Mobo: A320M-H

Ram: 8GB 2400mhz DDR4

Processador: Ryzen 3 2200g

HD externo 

Fonte extremamente genérica e antiga de "450w", que ainda tem um aviso "pentium 4" nela

 

Acontece que assim que ele pegou e ficou usando a integrada, percebeu que o desempenho estava bem baixo, a gente aceitou que era porque tava usando a ram em single channel, o que de ver videos dela em dual no youtube, vê que a performance praticamente duplica, ele deu overclock na memória pra 3000mhz, e percebeu uma leve melhora de uns 2fps no jogo que estava jogando (Final Fantasy XIV).

 

Recentemente comprou uma memória igual a de 8gb, porém de 4gb, já que vimos no youtube que o dual channel flex funciona normalmente nesse ryzen, dando quase o mesmo boost na performance, porém não deu praticamente nenhum boost, as memórias tão com overclock pra 2800mhz, e mesmo assim ele ta rodando o FFXIV com a mesma performance, e rodando Dark Souls 3 a 25 fps, sendo que vimos em canais rodando tranquilamente nessas configs, até com a frequência da ram menor

Qual o culpado disso? Estamos desconfiando da fonte, já que ela tem somente 20 pinos, e os outros 4 ficam sem receber energia, porém li que esses 4 pinos são pra placa offboard, o fato da placa-mãe não ter overclock não tem como ser o culpado, pois tem videos rodando bem tanto com a CPU e a integrada em stock

 

A gente não sabe o que tá acontecendo, já que devia rodar normal, mas não está, estou desconfiado da fonte ou do HD externo. Checamos no CPU-Z, e está mostrando 12gb de ram (3gb indo pra integrada), as mesmas informações pra ambas, e o aviso de Dual Channel. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lweo4 Fonte já é um erro tremendo, não se pode economizar em fonte e seu amigo está 'doido' para perder essas peças usando essa fonte vagabunda ai.

 

Recomenda logo pra ele uma CX450, não precisa ter fonte com 650W+, só precisa ser uma de realmente tenha qualidade.

 

E quanto a HD interno ? não tem ? Se não tem, transforma esse HD externo em interno.

 

E recomendo que você atualize os drivers do pc, pegue tudo no site dos fabricantes das peças, pois se seu amigo não souber isso, ele vai usar programas para atualizar drivers, o que não é nada indicado.

 

E nada de estabilizadores também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Ele não comprou a fonte, é que ele comprou peça por peça, e era a única fonte disponível na casa dele, por isso usou, mesmo eu ficando com o pé atrás, ele disse que ta usando o HD interno pelo cabo sata, é que a fonte é tão antiga que não tem nem o cabo de alimentação do HD, só aquelas entradas com 4 pontas, ai meu amigo conseguiu um adaptador pro HD.

Os drivers eu não sei se é um problema, porque atualizamos pelo site oficial da AMD, baixando o negócio do Ryzen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lweo4 Cabo molex para sata, nunca é recomendado.

 

Recomende para seu amigo não usar o pc enquanto não comprar uma fonte decente.

 

Não basta só baixar os drivers da Vega 8 e Ryzen Master no site da AMD, tem que baixar os drivers de áudio, chipset, sata e ethernet no site da placa-mãe também.

 

Isso ai pode ser mal de fonte vagabunda também, é interessante ir atrás de emprestar uma fonte de marca boa, se você tiver mais conhecimento nessa área, faça uma pesquisa de fonte e veja se consegue emprestar, ai testa no pc.

 

Se seu amigo for leigo, ele vai acabar pegando a primeira fonte que vier na frente, ai pode acabar estragando o pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Ele testou o pc com uma fonte decente (de um amigo meu que tem um pc bem pesado, logo a fonte é boa), e a performance rodou a mesma coisa que com a fonte generica, mais tarde ele vai instalar o windows em outro HD e reinstalar os drivers e ver se resolve, se não resolver, então o problema é na placa-mãe sei lá, porque não vai ter nenhuma outra coisa pra desconfiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Helisom Tenso que a gente viu um cara rodando em dual channel 4gb+8gb usando literalmente a mesma placa-mãe e memórias que meu amigo tá usando, pelo que li, desde que as frequências/latência sejam iguais, vai dar dual channel, na real eu acho que até se forem diferentes vão dar dual channel, já que eu uso duas memórias 2x4gb ddr3 1600 mhz que possuem especificações diferentes, e mesmo assim funcionam normalmente em dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente solucionou o problema, no dual channel flex fica 4gb+4gb ram em dual channel, e os outros 4gb da memória de 8gb fica em single, a VRAM tava com 2gb setado pra ela, e por algum motivo tava pegando do single channel, ele diminuiu pra 50mb a vram e ta rodando suave demais agora

Se algum adm puder, pode fechar o tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...