Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair CX 430 suporta R5 3600 e RX 580 8GB?


Posts recomendados

Bom recentemente terei que trocar meu computador e possuo a fonte cx430, e estou de olho em pegar a seguinte configuração:

 

Processador - RYZEN 5 3600

placa-mãe    - PRIME B450M GAMING/BR

Memória       - 8GB 3000MHZ                                  ......possível upgrade para 2x8gb

Placa de vid.-MSI RADEON RX 580 8GB ARMOR

 

utilizei o PSU CALCULATOR do site outervision e a potencia seria 425w, mas ainda estou na dúvida sobre a cx430.

Ela aguentaria o tranco ou devo mudar de fonte ? uma que estava de olho é a vs650, mas futuramente a pegaria. enquanto isso utilizaria com a cx430 mesmo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, sguirodriguez disse:

Bom recentemente terei que trocar meu computador e possuo a fonte cx430, e estou de olho em pegar a seguinte configuração:

 

Processador - RYZEN 5 3600

placa-mãe    - PRIME B450M GAMING/BR

Memória       - 8GB 3000MHZ                                  ......possível upgrade para 2x8gb

Placa de vid.-MSI RADEON RX 580 8GB ARMOR

 

utilizei o PSU CALCULATOR do site outervision e a potencia seria 425w, mas ainda estou na dúvida sobre a cx430.

Ela aguentaria o tranco ou devo mudar de fonte ? uma que estava de olho é a vs650, mas futuramente a pegaria. enquanto isso utilizaria com a cx430 mesmo

 

Não recomendo o uso dessas calculadoras online, só servem pra atrapalhar. O consumo máximo da sua configuração não chega a 300w. A CX430 te atende tranquilamente, mas se quiser folga para não precisar mais trocar de fonte, vá de CX550 como recomendado pelo colega acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ACCEPT disse:

@sguirodriguez Venda a CX430 por 130 reais no olx ou marketplace ou para um amigo que tenha um pc mais básico e intere em uma de projeto novo citado acima. Apesar de ser uma boa fonte da corsair e suportar a configuração, essa fonte não tem as proteções de PFC ativo etc...

Todas as CX430 tem PFC ativo sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother, pega a cx550 igual o mano respondeu aqui em cima, porque o psu calculatorfala de 425w mas provavelmente está se referindo a potência da fonte entregando uns 80% de sua potência, isso calculando pelos selos 80 Plus, então se a eficiência da fonte for 80%, para ter 425w você vai precisa de uma fonte com mais de 500w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Pedro Hygor disse:

Brother, pega a cx550 igual o mano respondeu aqui em cima, porque o psu calculatorfala de 425w mas provavelmente está se referindo a potência da fonte entregando uns 80% de sua potência, isso calculando pelos selos 80 Plus, então se a eficiência da fonte for 80%, para ter 425w você vai precisa de uma fonte com mais de 500w.

Colega, eficiÊncia não tem nada a ver com quanta potêcia a fonte entrega... Uma fonte de 80% de eficiência de 500w entrega a mesma quantidade de potÊncia de uma fonte de 90% de eficiência e 500w...

adicionado 1 minuto depois
agora, sguirodriguez disse:

@braconius entendi amigo, uma outra dúvida o calculo se faz como, apenas pelo fabricante ? tem algum tópico que se refere a isso ?

Utilize fontes de informação confiáveis para isso. 

 

Aqui, por exemplo:

 

https://www.anandtech.com/show/11278/amd-radeon-rx-580-rx-570-review/16

 

A máquina usada no teste é um I7 topo de linha overclockado, placa-mãe topo de linha, 4x pentes de memória. O consumo com RX580 não chega nem perto de 430w.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, a grande questão sobre os fontes é que a eficiencia cai conforme a carga do circuito, conforme pode ver em alguns desses gráficos.Então é conveniente sim, ter alguma sobra para que a eficiencia se aproxime da ótima.

https://www.google.com/search?q=eficiencia+de+um+fonte&sxsrf=ALeKk02Zh326EBoyHBw5Q2qboFcjOMWXwA:1582811171265&também=isch&source=iu&ictx=1&fir=djgTTP1tlpQPjM%3A%2CgxFdOIVm4IS6yM%2C_&vet=1&usg=AI4_-kS1C8tykaX4kl0pRuovZ_j_DDIXHA&sa=X&ved=2ahUKEwj4gvCM7_HnAhUNK7kGHcyVBC8Q9QEwAHoECAUQAw#imgrc=djgTTP1tlpQPjM:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, sguirodriguez disse:

@braconius agradeço pela informação cara, acho que por enquanto utilizarei ela mesmo. 

Sim, pode utiliza-la tranquilamente. Inclusive ela suporta sua configuração com qualquer placa de vídeo que necessite de apenas 1x alimentação auxiliar (GTX 1660 Super, por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, PedraX disse:

Bom dia, a grande questão sobre os fontes é que a eficiencia cai conforme a carga do circuito, conforme pode ver em alguns desses gráficos.Então é conveniente sim, ter alguma sobra para que a eficiencia se aproxime da ótima.

https://www.google.com/search?q=eficiencia+de+um+fonte&sxsrf=ALeKk02Zh326EBoyHBw5Q2qboFcjOMWXwA:1582811171265&também=isch&source=iu&ictx=1&fir=djgTTP1tlpQPjM%3A%2CgxFdOIVm4IS6yM%2C_&vet=1&usg=AI4_-kS1C8tykaX4kl0pRuovZ_j_DDIXHA&sa=X&ved=2ahUKEwj4gvCM7_HnAhUNK7kGHcyVBC8Q9QEwAHoECAUQAw#imgrc=djgTTP1tlpQPjM:

Primeiro: a fonte dele já tem enorme folga e é confiável.

 

Segundo: A mudança de eficiência no caso dele, considerando a troca da fonte de 430w para uma de ~500w, será de quanto? Uns 2%?? É sério que estão recomendando ele gastar dinheiro com outra fonte por causa de (Se for tudo isso) 2% de eficiência?

 

Fala sério...

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, sguirodriguez disse:

obrigado a todos pela informação, dar uma olhada com atenção na eficiencia.

Futuramente irei pegar uma que dê a sobra

 

A eficiência não é o que você mais precisa ter atenção, a não ser que você tenha grana suficiente pra comprar uma fonte Gold/Platinum. A diferença de eficiência de uma fonte Plus White para uma Bronze, por exemplo, mal chega a 2 ou 3%. Muito mais importante que a eficiência é optar por uma fonte de qualidade, com boa construção, com ripple dentro da norma, enfim... Tem muitas outras especificações técnicas mais importantes que eficiência, no que tange a fontes com maior custo x beneficio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, braconius disse:

Todas as CX430 tem PFC ativo sim.

@braconius É verdade eu me equivoquei.

adicionado 14 minutos depois

@braconius

7 minutos atrás, braconius disse:

Primeiro: a fonte dele já tem enorme folga e é confiável.

Concordo.

8 minutos atrás, braconius disse:

Segundo: A mudança de eficiência no caso dele, considerando a troca da fonte de 430w para uma de ~500w, será de quanto? Uns 2%?? É sério que estão recomendando ele gastar dinheiro com outra fonte por causa de (Se for tudo isso) 2% de eficiência?

A questão realmente não é a eficiencia, mais sim o fato da fonte ser arquitetura muito antiga para peças muito caras ( minha opinião ). Foi apenas uma sugestão a venda da fonte e gastar 100,00 a mais pra inteirar em uma nova.

 

32 minutos atrás, sguirodriguez disse:

@braconius agradeço pela informação cara, acho que por enquanto utilizarei ela mesmo. 

Por mais que seja arquitetura antiga, se não tem condições de comprar outra pode usar essa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, sguirodriguez disse:

@braconius sim sim, dar uma olhada em todos esses parâmetros, digo mais por estudo mesmo. A eficiencia está ligada em menos consumo elétrico certo?

Sim. Quanto maior a eficiência, menos energia é "jogada fora" em forma de calor para efetuar o trabalho. De modo resumido, uma fonte de 500w com 80% de eficiência consome, da tomada, 625w para entregar essa potência (sendo que 125w é jogado fora em forma de calor).

adicionado 2 minutos depois
23 minutos atrás, ACCEPT disse:

 

 

Por mais que seja arquitetura antiga, se não tem condições de comprar outra pode usar essa mesmo.

O criador do tópico não informou qual é a versão da CX430 dele, logo, não tem como afirmar que a arquitetura é antiga. A CX450 foi lançada, se não me engano, no segundo semestre de 2018. Se a CX430 dele for a última revisão, não tem nada de antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius

6 minutos atrás, braconius disse:

O criador do tópico não informou qual é a versão da CX430 dele, logo, não tem como afirmar que a arquitetura é antiga. A CX450 foi lançada, se não me engano, no segundo semestre de 2018. Se a CX430 dele for a última revisão, não tem nada de antiga.

Não tenho nada contra a fonte CX 430, aliás acho ela melhor que muita fonte nova no mercado. Pensando por esse lado que você citou não precisaria mesmo trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, braconius disse:

Segundo: A mudança de eficiência no caso dele, considerando a troca da fonte de 430w para uma de ~500w, será de quanto? Uns 2%?? É sério que estão recomendando ele gastar dinheiro com outra fonte por causa de (Se for tudo isso) 2% de eficiência?

 

 

Cada um pense como quiser. Na minha opinião fontes são itens caros e que devem durar muito tempo, assim como a minha Seasonic S520 que apesar de ultrapassada já está há mais de 15 anos acompanhando meus upgrades.

Fontes tem um fator de degradação com o tempo, além do que bobinas tendem a começar a "zumbir" com o tempo no caso de uso próximo do limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, braconius disse:

A mudança de eficiência no caso dele, considerando a troca da fonte de 430w para uma de ~500w, será de quanto? Uns 2%?? É sério que estão recomendando ele gastar dinheiro com outra fonte por causa de (Se for tudo isso) 2% de eficiência?

 

Fala sério...

 

 

Esses 2% a mais de eficiência iria gerar uma economia de alguns centavos na conta de luz.

 

Uma pessoa que usa um PC gamer intermediário 6h/dia gasta na conta de luz em média 40 reais por mês com esse PC, ou seja esses 2% de eficiência da fonte iria fazê-lo economizar 80 centavos nessa conta de luz! Parabéns a quem esta indicando ele a trocar a fonte por causa desses centavos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, gutopereira disse:

 

Esses 2% a mais de eficiência iria gerar uma economia de alguns centavos na conta de luz.

 

Uma pessoa que usa um PC gamer intermediário 6h/dia gasta na conta de luz em média 40 reais por mês com esse PC, ou seja esses 2% de eficiência da fonte iria fazê-lo economizar 80 centavos nessa conta de luz! Parabéns a quem esta indicando ele a trocar a fonte por causa desses centavos...

Não sei se foi ironia ou se falou sério, mas vamos lá:

 

1) Nessa conta você levou em consideração qual situação de uso? 6h de uso extremo (100% de consumo)? Porque um computador só atinge 100% do seu consumo em casos muito específicos (testes agressivos de stress, por exemplo). Nenhum PC atinge 100% do consumo, 100% do tempo, em jogos, que me parece ser o caso do criador do tópico. Sem falar que para o consumo máximo da configuração dele (que mal chega à 300w), acho (totalmente achismo mesmo) que 40 reais/mês é um valor um pouco alto. 

 

2) Supondo que ele só precise inteirar 100 reais para comprar uma fonte nova (como foi sugerido mais acima, o que é praticamente impossível, já que uma CX550 custa por volta de 320 reais e a fonte dele, usada, ao vender, nunca conseguirá os 220 reais faltantes), 80 centavos ao mês de economia necessitariam de 125 meses (10 anos) para ele recuperar os 100 reais investidos...

 

Enfim, espero mesmo que você tenha sido irônico, porque essa "economia" pra mim ainda assim parece meio burra...

adicionado 6 minutos depois
20 horas atrás, PedraX disse:

 

Cada um pense como quiser. Na minha opinião fontes são itens caros e que devem durar muito tempo, assim como a minha Seasonic S520 que apesar de ultrapassada já está há mais de 15 anos acompanhando meus upgrades.

Fontes tem um fator de degradação com o tempo, além do que bobinas tendem a começar a "zumbir" com o tempo no caso de uso próximo do limite.

Sem dúvidas, devem durar sim! É essa sempre a ideia ao comprarmos qualquer coisa! O fator de degradação existe sim, mas é quase ínfimo. E no caso deste tópico, a fonte está MUITO longe do limite.

 

Inveja da sua Seasonic, eu deveria ter comprado uma dessa na época!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@braconiusFoi uma ironia sim, mas não foi em crítica a voce e sim concordando com voce!
Nesses cálculos eu ainda extrapolei o consumo do PC gamer justamente pra mostrar como esses 2% é tão insignificante. Mas como voce mesmo falou, provavelmente a economia na conta de luz será ainda bem menor que esses 80 centavos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, braconius disse:

Enfim, espero mesmo que você tenha sido irônico, porque essa "economia" pra mim ainda assim parece meio burra...

Nunca sou irônico(isso é uma falta de educação imperdoável).

Sempre levo em consideração upgrades futuros.Além do mais que tipo de economia voce fala? Só estou dizendo que se ele vai comprar uma fonte nova não faz sentido economizar R$100,00(a diferença de preços entre os fontes)  ao longo do tempo.Vai lá saber se vai comprar uma CPU ou VGA com TDP maiores.

Outra coisa: o site do fabricante da VGA recomenda 500W(isso para configuração padrão de VGA).Será que a engenharia deles está tão errada assim? 

Um fonte com overdimensionamento(vamos chamar assim) trabalhará mais fria, menor chance de picos de variação de corrente  e como tem sistema de VRM melhor que um fonte com wattagemmenor, será mais segura para o restante dos componentes.

Vá chamar de burro outra pessoa !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, PedraX disse:

Nunca sou irônico(isso é uma falta de educação imperdoável).

Sempre levo em consideração upgrades futuros.Além do mais que tipo de economia voce fala? Só estou dizendo que se ele vai comprar uma fonte nova não faz sentido economizar R$100,00(a diferença de preços entre os fontes)  ao longo do tempo.Vai lá saber se vai comprar uma CPU ou VGA com TDP maiores.

Outra coisa: o site do fabricante da VGA recomenda 500W(isso para configuração padrão de VGA).Será que a engenharia deles está tão errada assim? 

Um fonte com overdimensionamento(vamos chamar assim) trabalhará mais fria, menor chance de picos de variação de corrente  e como tem sistema de VRM melhor que um fonte com wattagemmenor, será mais segura para o restante dos componentes.

Vá chamar de burro outra pessoa !

Primeiro, eu disse que "burra" é a economia (gastar mais de 100 reais pra ter 0,80 centavos de redução da conta de luz e blablabla). Sem falar que essa economia, no fim das contas, seria bem menor do que realmente foi dito. Enfim, leia com atenção toda a postagem que eu fiz que tenho certeza que entenderá o que eu quis dizer. Sem falar que eu escrevi isso pro outro colega, para a postagem dele.

 

Segundo, você já é bem antigo aqui no fórum, já deve saber que essas recomendações de fabricantes não devem ser levadas em consideração. Se não sabe, recomendo a leitura:

 

 

Novamente: não faz nenhum sentido, na minha opinião, sugerir o criador do tópico trocar uma fonte que já é de qualidade e já atende o que ele precisa (com folga)! Isso é um gasto completamente desnecessário! Mas vai do dono do tópico avaliar, claro...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...