Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos. Quando estamos falando de qualidade de som, uma coisa sempre é citada, a potência. E é daí que surgiu a minha dúvida, quando eu estou analisando algum equipamento de  som, seja ele caixa de som, home ou até  mesmo um soundbar, me deparo com duas variações de medida de potência sonora, a potência medida em Watts e a potência medida em Watts RMS. Qual das duas representa a potência real do equipamento de som? Por que existem essas duas variações? Ouvi diversos comentários na internet dizendo que o Watts RMS representa a potência real do equipamento enquanto o  Watts representa os picos de potência, isso procede?

• Coordenador
Postado

@Henrique Alves 27

11 horas atrás, Henrique Alves 27 disse:

Boa noite a todos. Quando estamos falando de qualidade de som, uma coisa sempre é citada, a potência. E é daí que surgiu a minha dúvida, quando eu estou analisando algum equipamento de  som, seja ele caixa de som, home ou até  mesmo um soundbar, me deparo com duas variações de medida de potência sonora, a potência medida em Watts e a potência medida em Watts RMS. Qual das duas representa a potência real do equipamento de som? Por que existem essas duas variações? Ouvi diversos comentários na internet dizendo que o Watts RMS representa a potência real do equipamento enquanto o  Watts representa os picos de potência, isso procede?

Procede sim, o que mede a potência real do aparelho é a RMS.

• Curtir 2
  • mês depois...
Postado

@Henrique Alves 27 O que você pode ver nos aparelhos desde os antigos systems 3x1, passando pelos mini systems até nos atuais em formato torre entupidos de leds, etiquetas grandes prometendo 2.000, 3.000, 5.000 ou mais watts PMPO que significa 'Peak Music Power Output' > potência de saída de pico musical (ou já ouvi no jargão de quem é técnico de manutenção eletrônica: potência medida pra *****) uma grandeza de medida que os fabricantes insistem em rotular seus produtos na esperança de fisgar compradores menos esclarecidos. Eu mesmo já vi um system desses novos tipo torre com mais iluminação do que uma rave, que dizia algo como 2.000w PMPO e olhei a etiqueta de energia atrás dele, consumo de energia: 370 watts. O produto teoricamente fabrica mais energia do que consome... um milagre !!
Recomendo muito o canal no youtube > Ser eletrônico.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

Boa noite

O correto é Watts RMS, potência de pico (P.M.P.O) é apenas uma potencia de comparação e não quer dizer praticamente nada.

Potencia nunca foi e nunca será o fator principal para se definir a qualidade de som.

Cara eu não sei bem ao certo, mais quanto mais amplo a faixa de resposta do amplificador do som, exemplo: resposta de 30hz á 16khz melhor a sonoridade.

E quando melhor a relação sinal ruído, também é melhor, exemplo: SNR de 90 dB.

https://www.google.com/search?q=relação+sinal+ruído+quanto+maior+melhor&o que=relação+sinal+&aqs=chrome.3.0j69i57j0l6.6787j1j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...