Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador com temperatura alta e avisos de tensões instáveis


Posts recomendados

galera seguinte, estava com problemas por esses dias que o meu PC estava subindo a temperatura do CPU ao ponte de desligar sozinho, levei o PC numa loja de info que da assistência aqui da cidade e não resolveram nada, e depois de realizar algumas verificações e trocar a pasta termica do PC, achei que tinha resolvido, porém, observei que depois de ter deixado o filtro de linha do PC ligado para carregar o meu celular por mais de hora, quando liguei o PC notei que o mesmo problema de superaquecimento tinha voltado e inclusive os fan frontal do gabinete desarmaram, dai eu desliguei o PC e o filtro de linha por uns 5 min e religuei, e aparentemente teria voltado ao normal. Lembrando que desde a primeira vez que aconteceu o problema no PC de ficar aquecendo e desligar, de la pra cá notei que o PC havida perdido um pouco de desempenho e procurando na net, encontrei um programa de testes de benchmark, o SiSoftware Sandra Lite 2020, realizei uns teste de bench do PC todo e notei algumas notas estranhas que o programa deu, em alguns setores dos teste da CPU e da memória aparecerem alguns aviso de cuidado referente a tensão que o PC estava recebendo, deu a entender que era pouco tensão ou inadequada (segue em anexo os resultados), se alguém conseguir entender alguma coisa e puder ajudar, eu agradeço... estou precisando muito resolver esse problema mais não sei exatamente o que é.

PC Benchmark.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, ciel001 disse:

galera seguinte, estava com problemas por esses dias que o meu PC estava subindo a temperatura do CPU ao ponte de desligar sozinho, levei o PC numa loja de info que da assistência aqui da cidade e não resolveram nada, e depois de realizar algumas verificações e trocar a pasta termica do PC, achei que tinha resolvido, porém, observei que depois de ter deixado o filtro de linha do PC ligado para carregar o meu celular por mais de hora, quando liguei o PC notei que o mesmo problema de superaquecimento tinha voltado e inclusive os fan frontal do gabinete desarmaram, dai eu desliguei o PC e o filtro de linha por uns 5 min e religuei, e aparentemente teria voltado ao normal. Lembrando que desde a primeira vez que aconteceu o problema no PC de ficar aquecendo e desligar, de la pra cá notei que o PC havida perdido um pouco de desempenho e procurando na net, encontrei um programa de testes de benchmark, o SiSoftware Sandra Lite 2020, realizei uns teste de bench do PC todo e notei algumas notas estranhas que o programa deu, em alguns setores dos teste da CPU e da memória aparecerem alguns aviso de cuidado referente a tensão que o PC estava recebendo, deu a entender que era pouco tensão ou inadequada (segue em anexo os resultados), se alguém conseguir entender alguma coisa e puder ajudar, eu agradeço... estou precisando muito resolver esse problema mais não sei exatamente o que é.

PC Benchmark.txt 6 kB · 0 downloads

Informe a marca e modelo dos hardwares faltantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius placa-mãe msi sli plus x370; processador amd ryzen 7 1800x; gpu radeon rx 580 8gb powercolor redevil; ddr4 08gb 2400mhz crucial; ssd adata xpg spectrix s40g 512gb, m.2, leitura 3500mb/s, gravação 2400mb/s - as40g-512gt-c; fonte evga 750w 80 plus bronze semi modular 110-bq-0750-v; watercooler pcyes sangue frio 120mm pwc120h40ptsl...

é isso ai que tem aqui no pc ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2020 às 23:05, ciel001 disse:

@braconius placa-mãe msi sli plus x370; processador amd ryzen 7 1800x; gpu radeon rx 580 8gb powercolor redevil; ddr4 08gb 2400mhz crucial; ssd adata xpg spectrix s40g 512gb, m.2, leitura 3500mb/s, gravação 2400mb/s - as40g-512gt-c; fonte evga 750w 80 plus bronze semi modular 110-bq-0750-v; watercooler pcyes sangue frio 120mm pwc120h40ptsl...

é isso ai que tem aqui no pc ^^

Problemas de tensão normalmente ocorrem por causa da fonte. A sua fonte, apesar de ter quase 3x a potência que você precisa, um baita exagero, é de qualidade. Essas medições de tensão feitas por hardware/software não são confiáveis, então, a única forma adequada de conferir se a fonte está realmente entregando tensões erradas e utilizando um multimetro. 

 

Enfim, eu começaria testando as tensões com um multímetro.

 

Temperatura alta normalmente tem a ver com o gabinete, que não ventila de modo adequado, fans com a posição invertida ou o cooler do processador que não está atendendo a demanda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius  mano, esse problema começou recente, mês passado para ser mais sincero, e esse PC tem pouco mais de 1 ano de uso com essas mesmas config, eu ja verifiquei os coolers do gabinete, verifiquei o watercooler e fiz limpeza do radiador e troquei a pasta térmica e também ja levei em uma loja de informática que da manutenção no PC e eles não acharam nada de errado, mas eles também não tinham um multímetro para testes. Enfim, o motivo de eu desconfiar da fonte é que esse problema não acontece com frequência, normalmente acontece quando eu deixo apenas o filtro de linha ligado e só depois de um tempo, com o filtro ligado, é que eu ligo o PC, dai vem cheio de problemas, os coolers frontais não ligam e as demais ventoinhas ficam no modo mais fraco, fazendo o PC sobreaquecer, então eu tenho que desligar o PC por completo e desligar o filtro de linha e aguardar alguns segundos para então ligar novamente, mais como eu disse antes, devido a esses acontecimentos, eu comecei a notar um leve perda de desempenho no PC e depois disso, algumas vezes que eu jogo algo um pouco mais pesado, que força um pouco mais o PC, ele não segura a temperatura e começa a sobreaquecer e as vezes faz o PC travar, coisa que nunca havia acontecido antes... teria como indicar um multímetro o um bom power supply tester?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ciel001 disse:

@braconius  mano, esse problema começou recente, mês passado para ser mais sincero, e esse PC tem pouco mais de 1 ano de uso com essas mesmas config, eu ja verifiquei os coolers do gabinete, verifiquei o watercooler e fiz limpeza do radiador e troquei a pasta térmica e também ja levei em uma loja de informática que da manutenção no PC e eles não acharam nada de errado, mas eles também não tinham um multímetro para testes. Enfim, o motivo de eu desconfiar da fonte é que esse problema não acontece com frequência, normalmente acontece quando eu deixo apenas o filtro de linha ligado e só depois de um tempo, com o filtro ligado, é que eu ligo o PC, dai vem cheio de problemas, os coolers frontais não ligam e as demais ventoinhas ficam no modo mais fraco, fazendo o PC sobreaquecer, então eu tenho que desligar o PC por completo e desligar o filtro de linha e aguardar alguns segundos para então ligar novamente, mais como eu disse antes, devido a esses acontecimentos, eu comecei a notar um leve perda de desempenho no PC e depois disso, algumas vezes que eu jogo algo um pouco mais pesado, que força um pouco mais o PC, ele não segura a temperatura e começa a sobreaquecer e as vezes faz o PC travar, coisa que nunca havia acontecido antes... teria como indicar um multímetro o um bom power supply tester?

Multimetro pegue um daqueles simples, amarelos, no ML. Ou então arrume uma fonte de qualidade pra fazer testes. Se com a fonte diferente o problema continuar, pode ser sua rede elétrica. Que filtro de linha é  esse? Pode ser ele com defeito também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius parceiro, arrumei uma outra fonte, uma da corsair de 850w para fazer alguns testes, a principio a temperatura deu uma estabilizada, mais vou continuar nos testes por mais alguns dias para ver como vai se sair o PC e depois retorno com resultados ok, obrigado...

 

 

Mano, preciso muito de ajuda, como eu disse, troquei a fonte, mas as temperaturas ainda estão relativamente altas, coisa de 48º IDL e 75º em jogo, e ainda continuo sentindo quedas de desempenho no PC sem contar que o VCore oscila entre 1,288 a 1,5... a Bios da minha placa-mãe ta na versão mais recente e as config da BIOS ta no modo de fabrica mesmo, as opções de energia no win estão no modo equilibrado, todos os coolers do gabinete verificado e funcionando corretamente, e a pasta térmica no processador verificada também... sinceramente eu não faço ideia do que possa está acontecendo e onde está o problema, normalmente o PC ficana entre 35º e 40º quando em idl e na casa dos 55º a 60º quando em jogo, nunca havia passado disso...Não consegui descobrir o que causou esse problema, pois não fiz nada de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ciel001 disse:

@braconius parceiro, arrumei uma outra fonte, uma da corsair de 850w para fazer alguns testes, a principio a temperatura deu uma estabilizada, mais vou continuar nos testes por mais alguns dias para ver como vai se sair o PC e depois retorno com resultados ok, obrigado...

 

 

Mano, preciso muito de ajuda, como eu disse, troquei a fonte, mas as temperaturas ainda estão relativamente altas, coisa de 48º IDL e 75º em jogo, e ainda continuo sentindo quedas de desempenho no PC sem contar que o VCore oscila entre 1,288 a 1,5... a Bios da minha placa-mãe ta na versão mais recente e as config da BIOS ta no modo de fabrica mesmo, as opções de energia no win estão no modo equilibrado, todos os coolers do gabinete verificado e funcionando corretamente, e a pasta térmica no processador verificada também... sinceramente eu não faço ideia do que possa está acontecendo e onde está o problema, normalmente o PC ficana entre 35º e 40º quando em idl e na casa dos 55º a 60º quando em jogo, nunca havia passado disso...Não consegui descobrir o que causou esse problema, pois não fiz nada de novo.

Primeiro: o consumo máximo da sua configuração  é  inferior a 300w. Se o problema for a fonte, não é  por falta de potência. Logo, não se iluda achando que precisa de mais potência ainda.

 

Segundo: essa oscilação  da tensão VCore você aferiu com multímetro? Como já dito, essas medições feitas por hardware/software não devem ser levadas em consideração.

 

Terceiro: que tipo de teste você fez para determinar essa queda de desempenho? 

 

Por fim, já avaliou nos sites dos fabricantes as temperaturas operacionais dos seus hardwares? 75°C em operação, a depender de onde você mora e das condições do seu gabinete, não me parecem nada tão anormais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius  quanto a fonte, to ciente que não preciso de muita potencia no PC, como eu disse, foi a que achei no momento para fazer um teste; segundo, a tensão do vcore do processador foi observados na Bios, pelo HWmonitor, pelo AMD command center e pelo RyzenMaster...eu não sei como testaria as voltagens do Processado usando um multímetro; terceiro, notei as quedas de desempenho em jogos que eu ja jogava e que sem alterar nada da configuração do PC ou do jogo notei que teve queda de frames e alguns desses jogos tem uma oção de benchmark e vi que teve realmente queda de frames, coisa de uns 10 frames de queda na media e quarto, ainda não verifiquei com o fabricante quanto a temperatura de operação, mais como havia dito, nunca antes havia batido os 75º em jogo, começou junto ao problema de superaquecimento que aparecia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ciel001 disse:

@braconius parceiro, se for o caso de ter que trocar a fonte, qual a potencia necessária para essa minha configuração? e por acaso você poderia indicar algum programa ou aparelho para realizar teste ou diagnósticos na placa-mãe e processador?

Recomendo a Corsair CX550.

 

Quanto à programas de diagnóstico, vou ficar devendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius parceiro, hj por volta das 15:00 o CPU esquentou novamente além dos limites de desligou, isso com a fonte alternativa que arrumei para teste e isso depois de passa a noite ligado com um jogo aberto, para testes...Enfim, ainda acho q a fonte possa estar com problema mais também agora desconfio do CPU e da MOBO, amanhã irei por aterramento ná casa pois não tem, vou levar a fonte para teste com um eletricista que me indicaram aqui na cidade e não sei o que fazer quanto a parte de testar a CPU e a MOBO para verificar se estão com problemas ou não,  se souber de algo que posso fazer para testar...

 

 

Parceiro, estarei postando algumas fotos que monitorei as temperaturas do PC usando o RyzenMaster...20200308_174755.thumb.jpg.4cfbfc155716f405d3ca0c57be9729a4.jpg

 

Só agora que percebi que a velocidade do CPU caiu bruscamente em todos os núcleos para apenas 600mhz, o que explicaria as quedas de frames que ocorrem quando aqueçe, mas o que tá causando essas quedas de velocidade do CPU? E será essa a razão pela qual o mesmo está superaquecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ciel001 disse:

@braconius parceiro, hj por volta das 15:00 o CPU esquentou novamente além dos limites de desligou, isso com a fonte alternativa que arrumei para teste e isso depois de passa a noite ligado com um jogo aberto, para testes...Enfim, ainda acho q a fonte possa estar com problema mais também agora desconfio do CPU e da MOBO, amanhã irei por aterramento ná casa pois não tem, vou levar a fonte para teste com um eletricista que me indicaram aqui na cidade e não sei o que fazer quanto a parte de testar a CPU e a MOBO para verificar se estão com problemas ou não,  se souber de algo que posso fazer para testar...

Aterramento não vai mudar nada no seu problema, ok? Ele não eh requisito para o correto funcionamento do hardware. Óbvio que um adequado aterramento eh sempre recomendado, mas não ache que ele será a resolução dos seus problemas. Cuidado que existen muitos "eletricistas" inundando nossas cidades. Não tome qualquer decisão só em cima do que ele disser. Não use estabilizadores/nobreaks ruins ou qualquer outro equipamento que ele sugerir antes de perguntar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius certo, o aterramento eu tô ligado, vou por por precaução mesmo, sei que não vai resolver o problema, quanto aos eletricistas,  eu tô veaco também, mais como moro numa cidade pequena de interior, pelo que pesquisei é o único que tem um entendimento maior para verificar as tensões da fonte e tal, vou levar la apenas para verificar. E quanto ao problema em si do PC... A poucas horas atrás, la pelas 20h fui testar o PC novamente e como imaginado ele superaqueceu mas eu reparei em mais um detalhe que não havia reparado, além a potência do PC cair para os 600mhz notei que a bomba de água do Water cooler não estava funcionando naquele momento, depois disso eu fiz mais 2 testes com intervalos de 30min e de fato a bomba não estava funcionando... em fim, agora estou com mais uma coisa a ser verificado, além da fonte, tem o processador é agora o Water cooler...

Poderia ajudar em algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, ciel001 disse:

@braconius certo, o aterramento eu tô ligado, vou por por precaução mesmo, sei que não vai resolver o problema, quanto aos eletricistas,  eu tô veaco também, mais como moro numa cidade pequena de interior, pelo que pesquisei é o único que tem um entendimento maior para verificar as tensões da fonte e tal, vou levar la apenas para verificar. E quanto ao problema em si do PC... A poucas horas atrás, la pelas 20h fui testar o PC novamente e como imaginado ele superaqueceu mas eu reparei em mais um detalhe que não havia reparado, além a potência do PC cair para os 600mhz notei que a bomba de água do Water cooler não estava funcionando naquele momento, depois disso eu fiz mais 2 testes com intervalos de 30min e de fato a bomba não estava funcionando... em fim, agora estou com mais uma coisa a ser verificado, além da fonte, tem o processador é agora o Water cooler...

Poderia ajudar em algo?

Colega, da uma observada nos tópicos aqui na área de hardware, veja quem são os que mais respondem e ajudam, e cite-os aqui no seu tópico para que possam te ajudar. Eu passei minha vida toda batendo cabeça com problemas de hardware, hoje em dia não tenho mais paciencia não (sem falar que já faz tantos anos que não "trabalho" com esse tipo de coisa, que já estou enferrujado).

 

De cabeça, penso na @Amanda Gonçalo, no @Lost Byte, no @PedraX, no @LNPott, no @Math.Pi

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, bom dia, lí os posts e não ví em lugar algum nenhuma menção ao gabinete, quantidade de FAN e temperatura média no local onde o PC está instalado.São tres itens que influenciam(por coincidência é bem parecida com minha configuração).

1) refrigeração do sistema(gabinete, Fans,cooler)

2) versão do Windows, tem que ser bem atualizada, BIOS

3) conferir bem a posição nos slots de memória e compatibilidade deu um problemão para mim(tem uma ordem correta dependendo das características da placa-mãe e da memória).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, ciel001 disse:

em fim, agora estou com mais uma coisa a ser verificado, além da fonte, tem o processador é agora o Water cooler...

A fonte parece não ser o problema... Agora o cooler do processador funcionando aleatoriamente é um grande problema já que este componente deve funcionar a todo momento, mas pode não ser ele em si, mas a placa-mãe não se comunicando ou não passando a energia necessária.

O ideal neste caso, na questão de hardware é testar seu processador com outro cooler ou então em outro PC. Em software, talvez alterando alguma opção no BIOS, como acontecido neste tópico abaixo:

 

Aliás, este tópico foi criado pelo @PedraX, e quando vê seja o mesmo caso e já com ele dando as dicas finais.

 

Além de tudo, não descarto também a possibilidade da placa-mãe estar apresentando algum defeito de passagem de energia ou com erro de leitura de temperaturas e similares. Ano passado mesmo, tentei fazer um 2º PC, mas desisti devido que a única placa-mãe que servia ficava acusando temperaturas extremas sem motivo, variando de -15ºC para 120ºC. (acabei devolvendo ela)

 

Em 04/03/2020 às 23:00, ciel001 disse:

o filtro de linha é novo, da clamper com 5 tomadas, a rede elétrica ja foi verificada pelo eletricista que fez a instalação e aparentemente tá normal

Quantos equipamentos liga neste filtro? Por via das dúvidas, tente ligar o PC diretamente na tomada em uma entrada exclusiva somente para ele e o restante no filtro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...