Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador com vídeo integrado, porque necessita de placa de vído off?


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Essa postagem envolve "dois personagens", o processador e a placa-mãe, espero ter colocado no melhor local, mas é o seguinte: Sempre digo que não sou pesquisador por causas de postagens como essa, para não parecer algum iniciante, já que ingressei nesse segmento em 1999 mas não gosto de ficar "estudando" sobre o que não terá muito proveito já que não vivo disso, mas a questão é a seguinte:

Faz tempo que compro processadores, embora tenha já ouvido falar em "processador com vídeo integrado" mas nunca procurei saber qual é de fato, porém quando fiz o últímo upgrade no final de 2019 ao escolher o Ryzen, lendo sobre ele, fiquei sabendo que pra usa-lo eu teria que ter um vídeo off board; nunca me liguei nisso porque praticamente é um padrão das placas ter video, audio e rede on board, então esse detalhe não me preocupa, mas depois de ler sobre o Ryzen fiquei pensando:

- Então todos que foram fabricados até essa data tinham?

- Porque esse detalhe não era citado até um tempo atrás?

- Se a AMD informa que precisa ter vídeo off, porque então fabricam placas mãe com vídeo integrado?

 

AMD Ryzen™ 9 3950X

Modelo gráfico

Exige cartão gráfico discreto

Nº de núcleos de CPU 16

Nº de threads 32

Clock de Max Boost Até 4.7GHz

Clock básico 3.5GHz

Solução térmica (PIB)

Cooler Not Included, Liquid Cooling Recommended

TDP / TDP Padrão 105W

 

http://ptcomputador.com/Ferragens/video-cards/63176.html

 

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-ryzen-9-3900x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, misterjohn disse:

- Então todos que foram fabricados até essa data tinham?

 

 

os da amd sempre foram a parte, inclusive em geracoes passadas teve um socket apenas para processadores com graficos integrados, o FM1/FM2/FM2+.. tinha a linha com e sem video integrado.. os da intel, tirando os high end sempre tiveram placas integradas. nos ryzen a linha com placa de video integrada é que possui denominacao G no fim do modelo (Atlhon 200G/300G/2200G/3200G/2400G/3400G).. e ainda assim nao sao muitos modelos e nem os mais potentes

 

23 minutos atrás, misterjohn disse:

- Porque esse detalhe não era citado até um tempo atrás?

 

 

qual detalhe?

 

23 minutos atrás, misterjohn disse:

- Se a AMD informa que precisa ter vídeo off, porque então fabricam placas mãe com vídeo integrado?

 

 

pra poder usar os processadores que possuem o video integrado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a sua resposta, mas algumas coisas ainda não entendi ou você questionou, então vamos ao que segue:

- Depois que sai do Peintium III de 550 Mhz, aderi a AMD e o último que comprei foi um com soquete 939 mas as placas sempre foram com vídeo, alias tinham até mais coisas integradas no tempo e por incrível que parece era mais barata do que as que tinham menos recursos;

- Os detalhes que não era citados na real é o detalhe sobre ter ou não video integrado;

- Para mim o conceito de vídeo integrado na placa-mãe sempre foi de que não precisava comprar uma placa de vídeo off board, se o processador tem já porque a placa tem que ter também integrado? Eu quando comecei a ouvir esse termo, vídeo integrado no processador, pensei comigo tratar-se de um recurso do mesmo para evitar o uso de off apenas, mas sempre ficou a dúvida, se a placa-mãe tem vídeo on board porque o processador precisa ter também? Para dar sustentação ao meu raciocínio então o processador teria que ter também som, rede e mais recursos on board se só o da plca não resolve!!!!

- E por último, sua última participação, no final do seu texto, parece que já respondi acima, mas apenas para frisar, se tem que ter vídeo integrado para que a placa-mãe também tem on board????

Obs: Depois que sai do AMD 939, aderi a Intel  sendo i3, i5 e i7 e meu notebook também é um i5

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tem quase uma decada desde que a Intel mudou o chip gráfico pro processador, as placas mãe vem apenas com os conectores de video e talvez algum chip de apoio, ja na AMD ate o socket AM3+ o video integrado ainda era integrado no chipset, o que trazia diversas desvantagens.

 

Primeiro que com o controlador de memoria integrado no CPU o video integrado no chipset precisava usar o barramento hyper transport (HT) pra ter acesso a "memoria de video compartilhada", o HT é a ponte de comunicação do processador com o resto do PC e ao saturar esse barramento a performance do video integrado e do resto do sistema era penalizada,

 

 A AMD contornou isso com um cache chamado de "Side-port memory" que se tratava de um chip de memoria opcional de ate 128MB DDR3 que era soldado na placa-mãe e de uso exclusivo pro video integrado, mas poucas placas adotaram esse recurso.

 

A segunda desvantagem é que um video integrado no chipset consome precioso espaço no silício, pra piorar, Chipsets costumam usar litografias mais antigas como 65nm e 55nm o que resultava em um chipset esquentado e só permitia incluir GPUs bem modestas, os chipsets top de linha como o 890FX e o 990FX vinham sem video integrado e usavam o espaço extra no silício pra implementar mais recursos como 42 pistas PCI-e e suporte a crossfire com ate 4 placas ou quad SLI.

 

Com o video integrado migrando para o CPU a GPU integrada ainda custa caro, custando 8 pistas PCI-e nos ryzen e espaço que de outra forma permitiriam por mais núcleos de CPU, porém por compartilhar da litografia mais moderna é possível integrar soluções gráficas muito mais poderosas, com uma GPU VEGA 8 e 11 entregando o desempenho de uma placa de entrada e um processamento decente capaz de rodar muita coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
45 minutos atrás, misterjohn disse:

- Os detalhes que não era citados na real é o detalhe sobre ter ou não video integrado;

Que eu me lembre, a AMD fazia isso, pelo menos na linha FX.. Antes também, toda placa-mãe pra AMD, tinha chip gráfico embarcado ao chipset dela.. Não precisava desse lembrete, pois o vídeo onboard vinha de "brinde" na placa-mãe..

 

 

47 minutos atrás, misterjohn disse:

- Para mim o conceito de vídeo integrado na placa-mãe sempre foi de que não precisava comprar uma placa de vídeo off board, se o processador tem já porque a placa tem que ter também integrado? Eu quando comecei a ouvir esse termo, vídeo integrado no processador, pensei comigo tratar-se de um recurso do mesmo para evitar o uso de off apenas, mas sempre ficou a dúvida, se a placa-mãe tem vídeo on board porque o processador precisa ter também? Para dar sustentação ao meu raciocínio então o processador teria que ter também som, rede e mais recursos on board se só o da placa não resolve!!!!

Mas os dois juntos, NUNCA tiveram vídeo onboard.. Ou o vídeo era integrado ao chipset da placa-mãe, como era antigamente ou é integrado ao processador, como é hoje em dia.. As placas-mãe atuais NÃO tem vídeo onboard.. Tem apenas o circuito elétrico desenhado na PCB, pra fazer a ligação entre o soquete da CPU e as saídas de vídeo, no fundo dela..

 

 

Por fim, precisar de placa de vídeo, não precisa, em certos casos.. Se o processador tem o vídeo integrado e o PC for pra uso mais básico, ele sozinho serve e dá conta do recado.. Aí, tem o pessoal que joga, usa programas de renderização, usa programas de arquitetura, e que demandam mais poder de fogo.. Mesmo o melhor vídeo onboard do mercado, compete com placas de vídeo de entrada.. E ainda tem todas as limitações que esse tipo de solução, precisa enfrentar..

 

E tem o seu caso, o de todos aqueles que compraram os Ryzen, ser ser os com final "G", e boa parte daqueles que compram Intel de nona geração: não tem nenhuma espécie de vídeo embarcado, seja na CPU ou na MOBO..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vossas explicações são brilhantes, mas eu ainda não entendi a parte em que não se falava em ter video integrado no processador ou não, se  já tinha porque todas placas vinham com ele? Usei vários processadores AMD acho que o ultimo foi um Athlon X64 4800 não lembro direito, depois vieram os Intel, já comprei muitas placas para uso pessoal já que em casa tem 3 pcs e 1 notebook, nunca me liguei se o video era integrado ou não ao processador e nem era perguntado se era ou não, e comecei a usar placas de vídeo off quando comecei a mexer com vídeos para dar um upgrade no pc, isso foi por volta de 2004...só lembro do Intel Pentium III, 550 Mhz porque eu comprei o pc completo de uma empresa em São Paulo que só vendia computadores, eles montavam as configurações padrão deles a gente escolhia, optei por um com 32 Mb de ram, Hd 10,2 Samsung...Já tive placas Soyo, Gigabyte, ASrock, PcChips, mas a maioria foi Asus.

Vejam os produtos que forneciam, mas já fechou faz tempo, aqui já não tem mais com processador de 550 Mhz.

 

iRi5vIu.png

 

http://www.motherboard.cz/mb/pcchips/M748LMRT.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, misterjohn disse:

se tem que ter vídeo integrado para que a placa-mãe também tem on board????

 

e como é que tu vai conectar o video integrado se nao tiver saida pela placa-mãe? nao to conseguindo entender a sua duvida quanto a isso

 

se o processador tem o video integrado, ele tem q ter alguma porta/conexao para o sinal poder sair, ou nao?

 

quando o processador nao conta com a placa de video integrada, os conectores na placa-mãe sao automaticamente desativados, nao tem qualquer serventia.. a unica funcao deles é essa

 

e os fabricantes nao iriam criar 2 tipos de placas com e sem saidas onboard para video se os processadores compartilham do mesmo socket, no caso dos ryzens, o AM4.. quanto a isso, mais explicado e explicito que isso, acho meio impossivel

 

1 hora atrás, misterjohn disse:

se a placa-mãe tem vídeo on board porque o processador precisa ter também?

 

nao entendi o sentido dessa frase, mas enfim.. o video onboard alem de ser algo nao comparavel em alguns casos com algumas gpus até de entrada, tem como alvo pessoas ou determinados publicos q nao vão demandar de uma placa de video offboard.. entao nada impede de você comprar um processador com video integrado e usar uma placa de video a parte, entretanto o mais logico é que quando se compra tais processadores você nao vai usar uma placa de video por nao ter possibilidades ou por nao precisar já que o que é fornecido dentro do proprio processador será suficiente para tarefas ditas basicas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodrigo.dcvieira

 

Primeiro eu quero que desconsidere se fiz alguma afirmação indevida, eu agradeço tua participação e interesse no assunto, além disso eu seguramente não faço frente aos seus conhecimentos, mas eu creio que você não deve ter captado minha dúvida, , agora eu que não consegui entender o que falas aqui:
"e como é que tu vai conectar o video integrado se nao tiver saida pela placa-mãe? nao to conseguindo entender a sua duvida quanto a isso"

Eu havia me referido ao vídeo integrado do processador, porque se convencionou usar o termo on board de dispositivos que já estão presentes na placa-mãe, e se o vídeo é on board ou off isso é irrelevantre porque a saida de vídeo tem que existir sempre porque é por enquanto o único meio físico de ligar o pc ao monitor.

Nessa outra aqui eu entendi menos ainda:
"quando o processador nao conta com a placa de video integrada, os conectores na placa-mãe sao automaticamente desativados, nao tem qualquer serventia.. a unica funcao deles é essa"

Se o processador não vem com vídeo integrado, qeu conectores são esses que serão desativados? Esta se referindo as porta VGA/HDMI?DVI????

Essa sua resposta a minha afirmação: "se a placa-mãe tem vídeo on board porque o processador precisa ter também?" 

"nao entendi o sentido dessa frase, mas enfim.. o video onboard alem de ser algo nao comparavel em alguns casos com algumas gpus até de entrada, tem como alvo pessoas ou determinados publicos q nao vão demandar de uma placa de video offboard.. entao nada impede de você comprar um processador com video integrado e usar uma placa de video a parte, entretanto o mais logico é que quando se compra tais processadores você nao vai usar uma placa de video por nao ter possibilidades ou por nao precisar já que o que é fornecido dentro do proprio processador será suficiente para tarefas ditas basicas"

Acho que foi uma pergunta bem explicita, se você leu toda a mensagem talvez não compreendeu alguma parte, mas se para processadores que tem vídeo integrado a placa-mãe não possue, e vice-versa, creio que seia essa a resposta, pelo menos é o que o RS Faria afirmou.

E para finalizar, como disse não sou pesquisador de nada e além disso existiu um grande invervalo entre eu constatar os fatos.

adicionado 19 minutos depois

@RS Faria

Você entendeu meu ponto de vista, e minha dúvida procede primeiro porque eu não cheguei a ter processador FX parei no Athlon, e repito, esse quesito de ter ou não video integrado ao pc, nunca havia sido mencionado na hora de adquirir componentes separados ou até era algo comentado, alias até hoje acho que é pouco explordo esse assunto.
A tua afirmação de que nunca houveram os dois juntos já responde a questão, porque pelo menos aqui na minha região quando comprei componentes em lojas físicas e mesmo internet, a gente escolhia o processador e depois a placa-mãe e de que eu lembre, nunca vi uma placa-mãe sem vído on board, mas há aqui uma dúvida, quando afirmas que era um ou outro e que o vídeo era integrado ao chipset da placa-mãe não pode ser considerado on board porque o conceito que sempre deram para esse termo é que tudo que fosse on board é porque já vinha incorporado na placa-mãe, portanto não precisava colocar placas off board, inclusive os cds (depois que vieram os dvds) da placa-mãe vinham com drivers de vídeo. Baseado na sua afirmação então eu concluo que esse circuito elétrico desenhado na PCB, para fazer a ligação entre o soquete da CPU e as saidas de vídeo, no fundo dela...e conexão com as portas para ligação ao monitor?

Sobre a minha placa como você observou, ela não tem realmente vídeo on boar, seja nela ou no chipset, penso assim porque ela não fornece driver de vídeo como normalmente ocorre, nem percebi isso porque tenho placa off e já na primeira instalação já faço com ela espetada.

Sempre que formato já baixo um driver da NVIDIA atual, mas quem tem processador com vídeo integrado e precisa atualizar é o site da placa-mãe que disponibiliza ele?

Nos pcs mais antigos, a primeira instalação o windows carregava um driver básico ai a definição ficava se não me engano em 640 x 480 e ficava aquela imagem gigantesca e feia ocupando toda a tela, e já com os Intel da familia i eu notava que isso não acontecia, já surgia um vídeo de ótima qualidade, isso vem de encontro ao que tu disseste sobre vídeo integrado ao processador dá conta do recado, mas eu passei a usar placas off de vídeo, isso passava batido.

 

https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-GAMING-X570-PLUS-WI-FI/specifications/

 

https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-GAMING-X570-PLUS-WI-FI/HelpDesk_Download/

 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

mas há aqui uma dúvida, quando afirmas que era um ou outro e que o vídeo era integrado ao chipset da placa-mãe não pode ser considerado on board porque o conceito que sempre deram para esse termo é que tudo que fosse on board é porque já vinha incorporado na placa-mãe, portanto não precisava colocar placas off board

O chipset é integrado à placa-mãe.. É soldado, na verdade, bem como todos os outros componentes.. Basicamente, "onboard" é tudo aquilo que vem soldado nela.. Como o vídeo era junto ao chipset....

 

 

2 horas atrás, misterjohn disse:

Baseado na sua afirmação então eu concluo que esse circuito elétrico desenhado na PCB, para fazer a ligação entre o soquete da CPU e as saidas de vídeo, no fundo dela...e conexão com as portas para ligação ao monitor?

Esse circuito elétrico é essa conexão.. A placa-mãe é só um meio físico, pro sinal gerado pelo video integrado do processador, ter uma forma de ser usado..

 

 

2 horas atrás, misterjohn disse:

Sempre que formato já baixo um driver da NVIDIA atual, mas quem tem processador com vídeo integrado e precisa atualizar é o site da placa-mãe que disponibiliza ele?

Geralmente, sim.. A própria Intel também disponibiliza..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, até a geração pré-Ryzen os vídeos on-board eram literalmente na motherboard (placa-mãe). Então quando a placa-mãe dizia que tinha vídeo on-board a placa de vídeo ficava na placa-mãe, e não dependia de qual processador você iria espetar no socket da cpu. Já nos Ryzen não tem placa-mãe com vídeo onboard, a placa de vídeo quando vem embarcada vem embutida no próprio processador, as placas mãe até tem o conector de vídeo, mas o circuito da placa de vídeo está embutido no processador. Os processadores atuais que não têm vídeo embutido vêm com a observação de que necessita de placa de vídeo à parte justamente para evitar que as pessoas vejam aquele conector vga/hdmi na placa-mãe e espetem um monitor lá achando que vai dar vídeo. Os processadores antigos não tinham essa observação pois ter a necessidade de ter uma placa de vídeo dedicada dependia da placa-mãe escolhida, um mesmo processador podia ser espetado em uma placa-mãe com vídeo onboard e funcionar sem placa de vídeo dedicada, ou ser espetado em uma placa-mãe sem vídeo onboard (aí necessitaria de uma placa de vídeo dedicada).

Por exemplo, meu processador antigo era um FX8350, e minha placa-mãe era uma Sabertooth 990FX. Minha placa-mãe não tinha vídeo integrado, portanto eu necesssitava de uma placa de vídeo à parte. Não tinha o menor sentido de na caixa do processador FX8350 vir escrito que necessitava de placa de vídeo dedicada, pois esse mesmo processador poderia ser instalado em uma placa-mãe com chipset AMD 760G com vídeo integrado no chipset e não precisar de vídeo - não sei se o FX daria boot nesse chipset, pois ele não foi feito para o FX, que necessitava de muito mais potência elétrica que os Phenoms, processadores para os quais este chipset foi feito, estou usando apenas como exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...