Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial instalação Windows 10


Mlramos

Posts recomendados

Olá!
Antes de fazer esta sugestão pesquisei um bocado nos demais Tópicos das outras versões do Windows, principalmente a 8 e 8.1... encontrei muitas informações dispersas, por isso a sugestão de um Tutorial. 😊

Me refiro as instalações LIMPAS do Windows em notebooks com SERIAL na BIOS, aquela velha "bagunça" de EFI x UEFI, etc.

Sim, também reli (leitura dinâmica, rs) o Tuturial do Windows 10 - Instalação Limpa (bótimo por sinal e ajudei muito na época, inclusive), mas foi feito no período de UPGRADE para o Windows 10... mas e quem já o tem de forma nativa?! 

Não sei se seria o caso de atualizar aquele tópico?

Enfim, um Tutorial bacana, principalmente para quem está num processo mais simples: a troca do HD por um SSD!

Atualmente os notebooks mais novos - finalmente - começaram a vir de fábrica com SSDs (pequenos, mas tem!) mas infelizmente, em sua maioria, ainda são poucos...

Seja através da substituição do HD atual ou da inclusão de um SSD via "caddy", como proceder para MANTER a originalidade do Windows ?

🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Basicamente é só ter um pendrive de boot do Windows 10 e iniciar por ele. O instalador do Windows detectará automaticamente a chave do firmware, selecionará a versão adequada e entregará a tela do particionador. Ali, exclua todas as partições e mande-o instalar no espaço não alocado -- não precisa criar partição manualmente (o instalador fará por você). Ponto final. Não precisa mais nada.

 

Esse pendrive, para iniciar no modo UEFI, não precisa de programa algum para criá-lo: basta extrair o conteúdo do ISO e copiá-lo para dentro de qualquer pendrive formatado em FAT32. Ponto final. Nota: alguns firmwares suportam NTFS também, mas FAT32 é amplamente compatível.

 

A parte mais problemática, dependendo da máquina, é fazer o firmware iniciar pelo pendrive. Para máquinas que já tenham Windows 8 ou superiores instalados (e funcionais), basta pressionar "Reiniciar" com a tecla shift pressionada, depois ir em "Usar um dispositivo" e escolher o pendrive. Assim dizemos ao firmware para no próximo boot (e tão somente nele, vale por apenas uma vez) colocar o dispositvo escolhido no topo da ordem de boot. Alguns firmwares não fornecem essa interface, daí o Windows não mostra. Nesse caso, tem que ir no setup e lá descobrir como inicializar pelo pendrive. Na mesma tela do shift+Reinciar: "Reparar o computador - Solução de Problemas - Opções avançadas - Configurações de Firmware UEFI - Reiniciar".

 

Felizmente para este ano a Intel prometeu acabar com o suporte ao CSM nas suas plataformas. Aleluia. Não vejo a hora de máquinas UEFI-only chegarem ao mercado para este troço obsoleto chamado BIOS começar a desaparecer. Sim, sim, demorará muito tempo para essa antiguidade de 1981 sumir, porém é o pontapé inicial!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Muito obrigado! Pedi justamente para um processo mais simples e - acredito - que fui atendido, rsrs

Vou colocar em prática assim que meu novo SSD chegar, obrigado!

@Gabriel Torres Sim, sim... sei disso. Minha ideia era tão somente para que alguns leitores, como o colega @Marcos FRM atendessem o pedido... 😊

Posteriormente eleger como Tutorial não saberia como fazê-lo, mas ficou tão simples que (acho) não vem ao caso, deveria tão somente alterar o título para possibilitar outros a encontrá-lo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...