Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Samsung UN40J5200AG Não liga (Standby piscando)


Posts recomendados

Olá,

 

Estou com esse televisor Samsung modelo UN40J5200AG que não está ligando. Ao plugar na rede elétrica ela fica apenas com o led Standby piscando e backlight apagado.

 

Desconectei o cabo de alimentação que vai para a placa principal e o backlight acendeu. Ainda com o cabo desconectado da placa principal, medi as tensões:

Onde indica 13v está com 11.95v

UD Underdrive: 4.02v

PWM BLU: 3.04v

PWR on/off:  3.64v

 

Estas tensões estão corretas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Armou a fonte para fazer estas medições ?

 

7 horas atrás, SkyFire161 disse:

fica apenas com o led Standby piscando e backlight apagado

Reparou se neste momento ela está ligada ( imagem escura ou som )? 

 

Faça o seguinte teste: 

Solte o conector do blackligt e veja se ela liga. ( É preciso verificar a tela com uma lanterna )

 

Está fonte tem vários diodo do tipo schottky, verifique se não há algum em curto...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já trocou os capacitores eletrolíticos da fonte ?

 

Você ligou um resistor do "standby" para o "pwr_on/off" ?

 

Não sei se esta fonte arma com o "pwr_on/off" em 3,5 v ou 0v...

 

8 horas atrás, SkyFire161 disse:

Esses valores de tensões estão muito alterados?

Só teremos certeza com a fonte armada.

 

Como a fonte ascende o blackligt ao remover o conector da principal, é provável que sua fonte esteja boa.

 

Faça testes na placa principal, Veja se não encontra curto na linha dos 13v.

 

Em 03/03/2020 às 04:43, SkyFire161 disse:

Ao plugar na rede elétrica ela fica apenas com o led Standby piscando e backlight apagado

Isto também pode ser problema de software...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz reparos em tvs LG por exemplo e as fontes que elas utilizam precisam ser armadas através do pwr on/off mas como no caso dessa Samsung ela apresenta tensões próximas ao correto, creio eu, então fiquei na dúvida se seria necessário e recomendável armar ela manualmente. Ela não deveria marcar 0v nas saídas da fonte caso fosse necessário alimentar o pwr on/off ?

12 horas atrás, Airtonarl disse:

Já trocou os capacitores eletrolíticos da fonte ?

Pensei nisso já que a tensão de 13v está um pouco alterada.

 

Hoje fiz medições nas saídas da fonte com o conector plugado na placa principal e notei que algumas tensões ficam variando. Segue os valores:

Linha dos 13v permaneceram com 11.95v

UD/Underdrive fica variando de 2.89v à 0.13v

pwm BLU cai para 0v

pwr fica variando de 5.58v à 0.25v

 

Tem algo derrubando as tensões. Talvez seja algo na placa principal.

 

Notei também que a cpu principal esquenta bastante, não sei se esta anormal essa temperatura.

adicionado 8 minutos depois
Em 03/03/2020 às 12:26, Airtonarl disse:

Reparou se neste momento ela está ligada ( imagem escura ou som )? 

 

Faça o seguinte teste: 

Solte o conector do blackligt e veja se ela liga. ( É preciso verificar a tela com uma lanterna )

Sem sinal de vida na tela. O led indicador, quando televisor em funcionamento, permanece acesso nesse modelo mas fica apenas piscando e apenas pisca diferente quando clico nas teclas do controle remoto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tvs LG esse sintoma costuma ser capacitor da placa da fonte estufado, basta trocar e pronto, aconteceu comigo e foi assim, na ocasião haviam "n" reclamações à respeito disso porque a LG cobrava R$ 750,00 para conserto, dai a coisa se propagou já que para o material o custo foi de R$ 16,00 ou seja R$ 4,00 por capacitor, nunca mais ocorreu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, SkyFire161 disse:

Ela não deveria marcar 0v nas saídas da fonte caso fosse necessário alimentar o pwr on/off ?

Na maioria das vezes sim, mas algumas TVs ficam com a tensão pela metade.

 

13 horas atrás, SkyFire161 disse:

pwr fica variando de 5.58v à 0.25v

Troca o capacitor do standby Só pra garantir.

 

Em 03/03/2020 às 04:43, SkyFire161 disse:

PWR on/off:  3.64v

Faça um outro teste rápido

Com o conector da principal desconectado, aterre este pino com um resistor de 1k e meça as tenções novamente...

 

Continuo achando que seu problema está na principal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/03/2020 às 20:36, misterjohn disse:

Em tvs LG esse sintoma costuma ser capacitor da placa da fonte estufado

Pelo menos em aparência os capacitores dessa fonte estão em perfeito estado.

 

Em 05/03/2020 às 09:29, Airtonarl disse:

Na maioria das vezes sim, mas algumas TVs ficam com a tensão pela metade.

Então não deve ser o caso pois as tensões de saída da fonte estão quase no valor ideal creio eu. A linha dos 13v está apenas com 1v a menos.

 

Em 05/03/2020 às 09:29, Airtonarl disse:

Faça um outro teste rápido

Com o conector da principal desconectado, aterre este pino com um resistor de 1k e meça as tenções novamente...

Fiz esse teste. A linha dos 13v permanece nos 12v. As tensões de UD/Underdrive, PWM BLU e PWR on/off caem para 0v.

 

Obs: Com o resistor de 1k aterrando o pino PWR_on/off o backlight não acende. Após remover o resistor o backlight acende e as tensões retornam aos valores citados no post #1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje analisando a placa principal encontrei 1 diodo e 2 capacitores em curto bem próximos ao microprocessador. Os removi mas o curto nos pads permanece. Na linha dos 13v não encontrei nada de errado (até onde meu conhecimento pode ir claro).

 

Vou analisar mais essa placa mas talvez seja problema em um dos chips.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a fonte se arma automáticamente nesse caso pois ao aterrar o pino PWR_on/off certas tensões somem. Essas tensões que citei no post #1 parecem corretas? 

 

Encontrei mais capacitores e diodos em curto na placa principal, não sei se realmente estão em curto ou era para ser assim mesmo. Fiz teste de continuidade e acusaram continuidade com o GND em ambos os terminais.

 

Pelo visto é problema na placa principal mas gostaria da dica de vocês com relação a isso pois pretendo comprar uma nova placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, SkyFire161 disse:

Encontrei mais capacitores e diodos em curto na placa principal, não sei se realmente estão em curto ou era para ser assim mesmo. Fiz teste de continuidade e acusaram continuidade com o GND em ambos os terminais.

para ter certeza, é preciso retirar estes componentes da placa, pois pode ser algum resistor de baixo valor no circuito...

 

3 horas atrás, SkyFire161 disse:

Essas tensões que citei no post #1 parecem corretas? 

acredito que sim... mas esqueceu de citar a tensão do standby

 

Em 03/03/2020 às 04:43, SkyFire161 disse:

Onde indica 13v está com 11.95v

esta tensão deve ser de 12v mesmo... 

 

como um ultimo teste faça o seguinte:

ligue um resistor de 1k do pwr_on  para o standby (3,5v ou 5v), e conecte a placa principal... veja o que acontece.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma tv dessa como monitor, são boas, ainda é da "eletrônica antiga" da Samsung, essa "nova eletrônica" que tem aquele contrôle curvo para mim não está boa, se é que pode se dizer assim.

 

fduihwquifdqw.png

 

Esse aqui é antes da mudança, mil vezes melhor, esse de cima é ruim para tudo, principalmente para acionar por ter esses controles circular grudado um no outro, vai acionar um aciona outro junto, mexem no que está quieto......

fb883eef4224cc2049e359aed7ad349f.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2020 às 07:38, Airtonarl disse:

acredito que sim... mas esqueceu de citar a tensão do standby

 

O pino standby seria qual na fonte?

 

No primeiro post citei: 

 

UD Underdrive: 4.02v

PWM BLU: 3.04v

 

O restante são a linha dos 13v, PWR_on/off e GND's.

 

Em 11/03/2020 às 07:38, Airtonarl disse:

como um ultimo teste faça o seguinte:

ligue um resistor de 1k do pwr_on  para o standby (3,5v ou 5v), e conecte a placa principal... veja o que acontece.

Farei isso, mas o que deve acontecer nesse teste? Acredito que esse teste deva ser para verificar se a fonte ira armar, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, SkyFire161 disse:

O pino standby seria qual na fonte?

a fonte standby geralmente é 5v ou 3,5v, e tem um ou dois capacitores que geralmente são de 10v ou 16v...

 

31 minutos atrás, SkyFire161 disse:

Farei isso, mas o que deve acontecer nesse teste?

uma vez peguei uma samsung 32" que não ligava de jeito nenhum.

notei que, ao acionar o botão "power", a placa principal não mandava o sinal para o pino "PWR_on" para que a TV ligasse. 

 

conclusão: defeito em alguma etapa do processador da placa principal...

 

fiz este procedimento com o resistor e pra minha surpresa a TV ligou... e o mais interessante, é que ficou funcionando tanto o botão power, quanto o controle...

 

ou seja, não entendi o mistério... 

 

isto já faz uns 5 anos eu acho...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Airtonarl disse:

fiz este procedimento com o resistor e pra minha surpresa a TV ligou... e o mais interessante, é que ficou funcionando tanto o botão power, quanto o controle...

Estranho e curioso mas funcionou então é o que importa haha.

 

Irei verificar o standby e realizar esse mesmo teste. Devo conectar o PWR_on apenas na saída standby correta? minha dúvida é,...se o standby nesse caso for a saída 3,04v (PWM BLU) e eu ligar no saída 4,02v (UD Underdrive) isso pode afetar alguma coisa? Isso se caso eu não souber identificar o standby com exatidão.

 

Acredito que é seguro dizer que o defeito esta na placa principal, concorda? Com as tensões boas na fonte e curtos na principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, SkyFire161 disse:

se o standby nesse caso for a saída 3,04v (PWM BLU)

duvido muito... acredito que esta tensão seja um sinal PWM para controle do blackligt...

 

35 minutos atrás, SkyFire161 disse:

é seguro dizer que o defeito esta na placa principal, concorda?

acredito que 95% de chance...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste. O televisor não ligou, o backlight não acendeu nem o led standby piscou. o que significa esse resultado?

 

Obs: Eu havia removido componentes em curto da placa principal e liguei ela sem colocar componentes novos (deixei sem nada) e desta vez o backlight acendeu mesmo com a placa principal alimentada. Notei também que o dissipador do processador não esquentou nada mas o led que antes ficava piscando nem acendeu. Ao remover a alimentação da placa principal o backlight e as saídas tensões estavam como antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, SkyFire161 disse:

Fiz o teste. O televisor não ligou, o backlight não acendeu nem o led standby piscou. o que significa esse resultado?

Que nao deu certo...

 

5 horas atrás, SkyFire161 disse:

Eu havia removido componentes em curto da placa principal e liguei ela sem colocar componentes novos

Se os componentes estão em curto, porque não os troca?

 

5 horas atrás, SkyFire161 disse:

Notei também que o dissipador do processador não esquentou nada mas o led que antes ficava piscando nem acendeu. Ao remover a alimentação da placa principal o backlight e as saídas tensões estavam como antes.

Troque os componentes que encontrou com curto, se mesmo assim o TV não ligar, pode ser que seu problema nem seja de hardware, e sim um problema no processador BGA ou na memoria...

 

O bom é que se for um destes dois, trocando a placa principal resolve...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/03/2020 às 09:00, Airtonarl disse:

O bom é que se for um destes dois, trocando a placa principal resolve...

Comprei uma placa nova e o televisor voltou a funcionar porém...o controle remoto não está funcionando. Na verdade ele esta bom ( testei em outro televisor) mas o receptor ou sei lá o que não esta reconhecendo os comandos enviados pelo controle remoto. O led do receptor nem pisca com os comandos do controle como fazia anteriormente com a placa defeituosa.

 

Isso pode ser defeito na placa que comprei? o que pode ser?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, SkyFire161 disse:

Comprei uma placa nova e o televisor voltou a funcionar porém...o controle remoto não está funcionando. Na verdade ele esta bom ( testei em outro televisor) mas o receptor ou sei lá o que não esta reconhecendo os comandos enviados pelo controle remoto. O led do receptor nem pisca com os comandos do controle como fazia anteriormente com a placa defeituosa.

 

Isso pode ser defeito na placa que comprei? o que pode ser?

pode ser a plaquinha onde fica o receptor IR, verifique se não tem oxidação e tambem verifique a continuidade nos fios que sai dela para a placa principal... nas TV´s da SAMSUNG, geralmente tem um Ci bem pequeno nesta placa... principalmente se os botões forem do tipo touch screen...

 

limpe esta placa com álcool isopropílico...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse modelo não possui ci nessa plaquinha. Sem sinal de oxidação ou danos visiveis. Verifiquei o cabo e está ok. Irei verificar os componentes nela.

 

A questão é que o led nessa plaquinha piscava ao receber algum comando, isso com a placa principal defeituosa, mas ao instalar essa nova o led não reage. Ele pisca mas apenas com os comandos do botão da placa

. Alguma chance de ser problema na placa nova?

 

Obs: O botão, que no caso é o único, que existe nessa plaquinhaestá funcionando normalmente.

 

Em 16/03/2020 às 03:36, SkyFire161 disse:

Eu havia removido componentes em curto da placa principal e liguei ela sem colocar componentes novos (deixei sem nada) e desta vez o backlight acendeu mesmo com a placa principal alimentada. Notei também que o dissipador do processador não esquentou nada mas o led que antes ficava piscando nem acendeu.

Isso que fiz pode ter causado esse problema? Não havia removido nada próximo ao conector dessa plaquinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irei verificar os componentes nessa placa.

 

11 minutos atrás, Airtonarl disse:

Por algum motivo, o receptor IR deve ter queimado ou algum resistor SMD aberto...

Você diz na plaquinha do receptor ou próximo ao conector na placa principal?

 

12 minutos atrás, Airtonarl disse:

Fez a limpeza nos contatos do receptor?

Irei fazer uma boa limpeza em tudo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava aqui analisando essa plaquinha do receptor, notei que a tensão de 3.3v cai para cerca de 2.2v ao receber algum comando do controle remoto mas nada acontece, nem o led pisca.

Bom, inventei de colocar o multímetro em escala de continuidade, coloquei a ponteira de prova preta no gnd e a ponteira vermelha na saída IR da plaquinha e o receptor voltou a funcionar mas ao remover as ponteiras de prova volta a não funcionar.

Não entendi o motivo. Sabem o porque voltou a funcionar? 

 

Fiz um teste já que pelo visto ao conectar as ponteiras do multímetro, em escala de diodo, alimentaram o pino IR. Conectei um resistor de 1K entre os pinos IR e VCC 3.3v dessa plaquinha e voltou a funcionar constantemente.

 

Agora me digam o motivo disso e se posso deixar assim sem problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...