Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
12 horas atrás, SkyFire161 disse:

notei que a tensão de 3.3v cai para cerca de 2.2v ao receber algum comando do controle

Significa que o receptor está, pelo menos, recebendo o sinal...

Conectei um resistor de 1K entre os pinos IR e VCC 3.3v

Já vi algumas dessas placas, com todos os componentes em SMD e apenas um resistor comum por baixo... Não sei se a ligação era a mesma que você fez, como também não me dei a curiosidade de identificar se era de fabrica ou se foi algum técnico que colocou...

inventei de colocar o multímetro em escala de continuidade, coloquei a ponteira de prova preta no gnd e a ponteira vermelha na saída IR

Não entendi muito sua lógica mas que bom que deu certo...

Sei que a teoria é muito importante, mas tem ocasiões que tem que ser na prática mesmo...

Agora me digam o motivo disso e se posso deixar assim sem problemas?

O motivo, ao certo não sei informar... Talvez a tensão injetada através do resistor, esteja amplificando o sinal do receptor...

Vamos ver se alguém com mais calos( experiência ) possam nos explicar...

Se não deu problemas até agora, acho que não aconteça... O que eu faria era aumentar um pouco a resistencia, faça um teste com 10k, se não funcionar vá descendo aos poucos até da certo, tipo 6k8, 5k6, 4k7, 3k3...

Lembre-se de sempre desligar o ferro de solda da tomada na hora de soldar...( Muito importante)...

• Curtir 2
Postado
Em 23/03/2020 às 10:48, Airtonarl disse:

Não entendi muito sua lógica mas que bom que deu certo...

Sei que a teoria é muito importante, mas tem ocasiões que tem que ser na prática mesmo...

Era para medir a tensão e queda de tensão no pino IR assim como havia feito no pino VCC.

O que eu faria era aumentar um pouco a resistencia, faça um teste com 10k, se não funcionar vá descendo aos poucos até da certo, tipo 6k8, 5k6, 4k7, 3k3...

Havia pensado nisso. Irei experimentar.

Um detalhe que notei hoje ao analisar a plaquinha do receptor. Medi cada componente e estavam ok mas notei um resistor smd com a seguinte identificação "01C", pesquisei e vi se tratar de um resistor de 10k mas esta medindo 8k (medindo com ele na placa) e esse resistor está com um terminal no VCC e o outro no IR. 

Não tenho nenhum resistor smd com essa identificação mas tenho resistores smd "103" que obviamente são de 10k.

Resta saber se fora da placa esse resistor irá marcar 8k ou os 10k que deveria...

Obs: Utilizei essa calculadora online para resistores smd: https://www.hobby-hour.com/electronics/smdcalc.php

O resistor smd 01C nesse site fica como 10 kΩ (≤1%) enquanto o 103 não mostra tolerância (acredito ser tolerância nesse caso).

O resistor 01C sobre uma brusca queda na resistência quando eu conecto o resistor de 1k por estarem em paralelo, sua resistência cai para 888 ohms. Isso permite que uma corrente maior cai sobre o pino IR.

Lembre-se de sempre desligar o ferro de solda da tomada na hora de soldar...( Muito importante)...

hehehe bom conselho.

Postado
7 horas atrás, SkyFire161 disse:

O resistor smd 01C nesse site fica como 10 kΩ (≤1%) enquanto o 103 não mostra tolerância (acredito ser tolerância nesse caso).

1% de 10.000 ohms = 100 ohms

Ou seja, ele fora da placa deve dar no mínimo 9.900 ohms... 

Esta medida de 8 k deve ser por conta do circuito, afinal ele (resistor) está em paralelo com os pinos Vcc e IR do receptor, que está ligado a placa principal. Com certeza tem resistência entre esses dois pinos, fazendo com que a resistência do resistor  der um valor um pouco menor...

• Curtir 2
Postado
Em 25/03/2020 às 06:59, Airtonarl disse:

Com certeza tem resistência entre esses dois pinos, fazendo com que a resistência do resistor  der um valor um pouco menor...

Realmente. O removido do circuito e mediu os 10k.

Bom pessoal, instalei um resistor comum de 10k entre os pinos VCC e IR e está funcionando muito bem ate agora. Acredito que irá permanecer funcionando sem problemas. Alias, coloquei resistores de 10k, 8k2, 6k8, 5k6, 4k7, 3k3 e etc e o resultado foi o mesmo em termos de funcionamento.

Não entendi bem o porque o receptor apresentou esse problema já que a placa principal é nova e não havia nada ruim na placa do receptor até onde meus conhecimento podem ir...mas deu certo.

Seria interessante saber o motivo mas como o cliente estava com presa, tive que entregar.

Agradeço a boa vontade e conhecimento de vocês. Sempre obtenho boas dicas aqui. Até a próxima!

• Curtir 1
Postado
Em 28/03/2020 às 06:06, SkyFire161 disse:

Não entendi bem o porque o receptor apresentou esse problema já que a placa principal é nova e não havia nada ruim na placa do receptor até onde meus conhecimento podem ir

Talvez o problema não estivesse exatamente no receptor, e sim na pequena queda da tensão dos 3,3v que você mencionou

Em 22/03/2020 às 22:11, SkyFire161 disse:

notei que a tensão de 3.3v cai para cerca de 2.2v ao receber algum comando do controle

Fazendo com que o sinal emitido pelo receptor ficasse mais fraco.

Uma possível causa dessa queda seria o(s) capacitor(es) na fonte do standby com pouca capacitancia.

Mas que bom que conseguiu resolver o problema.

Agradecemos seu retorno

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...