Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc congelando enquanto jogo, mas não tenho certeza se é o processador.


Posts recomendados

Opa, então, eu to com esse problema que acontece quando eu to jogando, o pc, depois de um certo tempo de jogo ele simplesmente trava, não dá tela azul, não desliga, simplesmente trava como se fosse um print sabe? Costuma acontecer mais na parte do dia, já que moro no rio de janeiro, e aqui tem um certo costume de ser um inferno mesmo. Mas de uns tempos pra cá tem ficado mais estranho, o pc tem travado com as temperaturas não estando tão altas assim, agora mesmo, enquanto eu escrevia esse post, o pc travou sendo que só tinha o opera, discord e o hwmonitor abertos. Eu já fiz testes no hd com o HDDScan e não aparenta que o problema é nele. Vim aqui pedir ajuda e ter minhas duvidas sanadas, já que pelo fato das presilhas do cooler do processador terem quebrado (eu tenho usado o pc com o gabinete deitado e com o cooler posicionado em cima do processador como o normal) Eu pretendo comprar um cooler water cooler, mas se o problema for a placa de video ou outra peça, não terei o orçamento para comprar os 2.

 

Eu também notei a um tempo que a ventoinha da minha placa de vídeo não está rodando, quando eu ligo o pc ela loga, mas assim que o Windows liga, ela para de rodar e não volta mais a rodar. Quando fui testar ligar o pc sem a placa de vídeo e abrir uns jogos leves para ver se travava, aconteceu algo estranho: Meu computador simplesmente não liga sem a placa de vídeo, ele fica dando tela azul. Achei até estranho, pensei que as memorias estavam mal conectadas, dai tentei tirar uma por uma e testar cada uma delas num slot diferente, mas o pc só ligou novamente quando recoloquei a placa de vídeo.

 

(A temperatura mais alta que eu consegui ver com o fanspeed antes do pc congelar fora 65~66 graus na CPU)

 

Specs do pc: 

 

placa-mãe: Asrock n68-gs4 fx r2.0

Processador: Amd FX-6100

Placa de video: uma GTX 1050 TI da gigabyte

Memória ram: 8gb

Fonte: 600w real

 

Seguem alguns prints do HWMonitor e do erro que deu quando o pc travou enquanto eu escrevia o post (Ps: Mesmo que no erro esteja escrito Bluescreen, não houve tela azul, o pc simplesmente travou.)

 

Desde já agradeço a paciência e tentativas de ajuda

Screenshot_3.png

Screenshot_6.png

Screenshot_4.png

Screenshot_5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Felício Informe marca e modelo da fonte, é extremamente fundamental.

 

Usa estabilizador ou coisa do tipo ?

 

Primeiro teste a fazer é das rams, se tiver mais de 1, tire 1 e testa, depois troca e testa a outra, use o memtest para testar a ram.

 

Cooler da gpu se tiver a função fan stop ele liga quando é iniciado o pc e depois só liga quando necessita.

 

Faça teste de stress na gpu, use o heaven para isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Felício Fonte vagabunda que só.

 

Nem 650W ela entrega, quem dirá 600W.

 

Fontes para teste: Corsair, EVGA, XFX, Pcyes electro v2 ou Thermaltake, qualquer faixa de potencia.

 

E seu pc não precisa de 650W nunca.

 

Não respondeu sobre usar estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temperatura perigosa para placa de vídeo e processador é na casa dos 80ºC pra frente(embora alguns processadores, segundo a própria fabricante aguentam até 100ºC, não é recomendado que cheguem até essa temperatura ou bem próximo dela). 

 

Qual a marca dessa fonte?

 

Essas travadas podem ser problema de hd, mas como você diz que o teste não indicou problema, pode ser que não seja, porém eu recomendo mais testes nesse hd. Pode ser placa-mãe. 

 

Como o computador já travou sem estar jogando, isso reduz a chance de ser placa de vídeo, pois se o processador tem vídeo integrado, como é que a placa de vídeo pode ser responsável por travar com navegador de internet aberto? Eu nunca vi um caso desses, há não ser que a página consiga acesso até a placa de vídeo e usando a placa de vídeo, mas aí já tá muito no campo da espionagem. 

 

O water cooler é mais marketing e desinformação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Verdade, esqueci de responder, não, não uso estabilizador.

adicionado 2 minutos depois

@Daianne Limeira  Fazer testes com outras fontes seria um tanto quanto complicado, já que pra isso teria que comprar uma. Vou estar fazendo primeiramente os outros testes e caso nada pareça ajudar, eu sigo pra comprar uma nova fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas Não, eles já aconteciam antes, mas após as presilhas quebrarem, tem acontecido com mais facilidade. Antes eu não conseguia jogar jogos no período da tarde (Meio dia até umas quatro) Agora, não importa o horário, tem chances do travamento ocorrer.

adicionado 1 minuto depois

Ah, durante o teste do Heaven quando a GPU atingiu 60º a ventoinha foi ativada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Felício se você tiver fotos mostrando o interior dele antes da presilha ter quebrado e após isso, daria para comparar a organização interna que tem gente que acha que isso não é muito importante, mas é sim. Cabos bagunçados, encostando onde não deve, retorcidos além da conta, causarão problemas de resfriamento, mau contato e em caso mais grave, um curto-circuito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz o teste de ligar o pc com uma só das memorias e troquei os slots também. Com uma dela ele ligou de boa, aconteceu do pc desligar (o que é diferente do que estava acontecendo, que ele simplesmente travava) Mas dessa vez foi quando ele atingiu uma temperatura realmente alta. (Creio que uns 95º). Quando eu fui tentar ligar com o outro chip, o pc nem sinal de video deu, é amigos, o problema deve ser um dos chips de memoria mesmo (E o cooler do processador que não está tão fixo graças a presilha quebrada.) Creio que o tópico será fechado antes de eu poder informar o que aconteceu quando comprar um novo cooler e um novo chip de memoria, já que só poderei o fazer depois do dia 10, quando o pagamento cai.

Obrigado por todas as dicas, os senhores e senhoras, foram muito uteis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Felício Além dessas trocas de peças que já está sendo feita, sendo módulo de ram e cooler.

 

Troque também a fonte assim que possível.

 

 

Ela pode não ser problema agora, mas um dia será, então já é melhor garantir e tirar a fonte que pode ser tornar um problema o mais cedo possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...