Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar filtro de linha sem aterramento é o mesmo que não usar filtro de linha?


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Boa tarde.

 

Mesmo sem o condutor de aterramento ele ainda oferece proteção, pois o neutro (que normalmente está presente em todas as tomadas) também é aterrado.

 

O terceiro pino, em ambientes residenciais, serve basicamente para proteção contra choques elétricos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Surtos de tensão podem aparecer na rede elétrica de dois modos distintos.

Modo diferencial: Isto é, entre fase e neutro dessa rede elétrica. Esses surtos são originados pelas diferentes máquinas elétricas que passam pelo simples liquidificador até o motor do elevador de seu prédio ou a máquina de solda elétrica da serralheria da esquina..  Para eliminação desses surtos basta atacar com bons supressores, centelhadores ou dispersores a gás entre o fase e o neutro da rede.

 

Modo comum: Isto é, quando esses surtos de tensão se estabelecem entre os fios da rede elétrica e o aterramento ou massa. Geralmente derivados de descargas elétricas (raios) eles necessitam do aporte de aterramento para absorver os mesmos.

 

Sorte a nossa que a probabilidade da agressão por surtos em modo diferencial é muito mais frequente que aquela em modo comum.  Desse modo uma proteção contra surtos é bastante efetiva e em grande parte do tempo mesmo sem o aporte de aterramento..

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...