Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo para colocar mais fans no PC


Posts recomendados

 

Olá pessoal, quero colocar mais fans no meu PC encontrei esse adaptador e queria saber se, usando somente ele conectado no SYS_fan da placa-mãe, todos os fan que eu conectar irão funcionar com controle de velocidade e RGB caso tenha.?Screenshot_2020-03-06-19-28-04-0507563600_EDIT_1.thumb.png.5dc9427f3734f0e5213f7f431bce2e95.pngVi outros adaptadores que tem uma entrada molex ou sata para energia, mas esse ai so tem o de 4 pinos e parte da minha dúvida é se só esses 4 pinos conectado no fan ja liga ele ou preciso ligar o fan a um cabo molex pra ligar ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa-mãe em si tem um limite de energia que ela consegue entregar, por isso algumas placas de videos com consumo mais alto usa conectores extras. O caso vai ser igual com esses fans, talvez a placa-mãe nao consiga fornecer energia o suficiente, ai você vai precisar de adaptadores.

No meu caso tenho 5 fans, e preciso de um cabo direto da fonte com adaptador para liga-los todos (Tem leds eles).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tick San Vai puxar muita corrente do conector, não é bom usar esse tipo de adaptador na placa-mãe. 

 

Você pode fazer o seu próprio adaptador, só serrar o conector macho de um drive de dvd IDE: (serrar com a placa de circuito impresso junto pois dá maior resistência mecânica). Esse adaptador artesanal é muito superior á esses adaptadores molex vagabundos com os pinos todos moles. 

 

image.png.a57149d83477262204beabdb766a38d0.png

 

Depois você faz os cabos nos tamanhos desejados (fios retirados de fontes de sucata, escolha a cor preta para a polaridade terra fio preto do FAN e a amarela para soldar no fio amarelo do FAN), para estender os fios do FAN, faz cada FAN com o tamanho do fio desejados, depois solda os fios em cada fan e isola com fita isolante e depois uma camada de tudo termo retrátil por último para acabamento (precisa esquentar o tubo termo retrátil).

 

Depois você solda as pontas dos fios de todos os FANS nos respectivos terminais nesse conector IDE macho na polaridade correta (fios positivos amarelos no  terminal 12v e  os fios pretos no GND terra), depois só conectar na fonte. 

adicionado 3 minutos depois

@Tick San Sim se os FANS tiverem além do fio positivo e negativo o fio PWM então dá para controlar com esse adaptador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...