Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congelando - condições estranhas


Posts recomendados

  • Moderador

Caros,
Recentemente tenho enfrentado um problema peculiar e chato pra resolver.
Montei meu computador no final do ano passado e estava tudo certo, porém de um tempo pra cá ele simplesmente congela SOMENTE após sair de jogos ou de algo pesado que esteja fazendo. Forçando reiniciar a máquina.

estava rodando o AIDA 64 agora por5 horas e tudo estava ok, porém é só encerrar o stresstest que o porque congela... em jogos também assim.. não é toda hora mas está constante.

windows atualizado sem a ultima atualização que o pessoal falava que travava.. semana passada eu formatei a máquina por desencargo.

ryzen 5 3400g
16 GB RAM 3000MHZ
RX 580
AB350mds3hv2 BIOS atualizada
Fonte corsair VS 550
Ventilação boa
SSDM2 CORSAIR
SSD KINGSTON 500GB
FILTRO CLAMPER
SEM OVER nenhum

O que pode estar havendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa tarde caros.
Estou com um problema chato de solucionar, e caso alguém realmente consiga dar algum veredito sobre o assunto ficarei grato e darei algum tipo de recompensa monetária ... Não sei se é permitido no fórum mas vamos lá.

Em dezembro montei uma maquina para jogar as vezes, nada muito gamer e tal.. mas para me divertir nas horas vagas. A configuração é esta: (modesta)

Ryzen 5 3400G – cooler box
Gigabyte AB350M-ds3H-V2 (BIOS ATUALIZADA F50)
16 GB Crucial 3000MHz (2 de 8GB – dual)
SSDM2 250GB Corsair
SSD Kingston 500GB
Gabinete CoolerMaster Q300L ( 2 coolers na frente jogando ar pra dentro e 1 atras mais 1 acima jogando ar pra fora)
Corsair VS550W – Ligado em um filtro da Clamper (não uso estabilizar)

Usei ele durante 30 dias numa boa, joguei bastante ate BF4 zerei novamente, CS, Black MESA sou fan de HL....não tive problemas.
Surgiu a oportunidade de um upgrade na placa de vídeo – Peguei uma RX580 4GB da ASUS DUAL FAN, baixei COD 2019 zerei a campanha e tudo tranquilo tb... Mas ai começa os problemas... no mês de Fevereiro o computador começou a congelar.... sem tela de erro, tela azul nem nada. Simplesmente congela e eu preciso desligar, além de ontem ele reiniciou do nada quando estava jogando COD... sem mensagem de erro novamente... ele desliga e liga, ou congela e tenho que forcar.
Conferi as temperaturas que realmente estavam um pouco altas, porém dentro do permitido pelo fabricante (95graus o fabricante permite)--- vou postar umas fotos abaixo de um teste no AIDA que fiz durante um tempo..

O que fiz:
*Teste de memoria: Rodei MemTest, rodei teste do Windows, desativei o XMP. Não tive erros de memoria.
*Formatei: diversas vezes, usei diferentes versões de Windows 10, atualmente estou com o preview do Windows. Atualizado e genuino
*SSD testei separado todos, atualizei Firmware.
*Retirei a placa de vídeo e usei a APU.
*Testei diferentes drivers de vídeo. Adrenalin 2019,2020
*Chipset atualizado
Nada disso resolve, ele congela as vezes, e agora anda reiniciando.

O caso se torna difícil pois esse problema não esta ocorrendo direto, e eu não consigo simular e forçar a dar erro... como eu disse é de !supetao! Sexta por exemplo sai 8 horas da manha para trabalhar e voltei as 6 da tarde... deixei o AIDA rodando o dia inteiro... quando eu voltei meu quarto estava quente (normal) e o computador estava funcionando... não travou e não reiniciou nem nada... estava pleno.... Ai pela noite fui jogar um COD e reiniciou, depois ligou sozinho e travou na tela do Windows ai reiniciei e voltou normal..

tá ***** de saber o que esta acontecendo, e a causa disso, além de que eu não consigo simular o erro.



So resta

Fonte?
placa-mãe?
Processador?
Temperatura



Meu primo me emprestou uma fonte da corsair igual a minha lacrada, mas fiquei com do de abrir ela so pra testar (ele é dono de inf)... sendo que é a mesma potencia a tal... sei que a potencia da de sobra uma 550W.. Essa VS é primeira linha da corsair então seila...

O que sugerem caros?
Comprar uma Corsair CX650?
As pecas são novas, mas pra acionar a garantia e ser negado é grande, pois eles funcionam e somente as vezes que da pau... Não sei mais o que faco... Não sei se é um fator de coisas e tal.
Estava rodando o AIDA agora por 13 minutos e sempre trava quando eu fecho o programa... Acabou de congelar quando fui abrir o monitor para tirar fotos pra você..

Se puderem opinar eu agradeço



Desculpa o texto, mas precisava explicar tudo pra evitar perguntarem

 

IMG-2694.jpg IMG-2736.jpg IMG-2737.jpg IMG-2758.jpg IMG-2762.jpg IMG-2763.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha respondido, mas o CDH comeu tudo que escrevi quando cliquei em enviar.

 

Resumindo:
Temperaturas acima de 70º podem causar thermal throttling, que é a CPU baixando o desempenho subitamente para tentar reduzir a temperatura. Isso ocorre em qualquer CPU, e o limite imposto pelo fabricante é o limite que a CPU suporta alcançar e ainda sobreviver, mas nunca é o limite máximo que ela suporta em operação normal. Considere que o certo é ela rodar abaixo de 70º sempre.

 

Se você tiver instalado mal o cooler, pode ter superaquecimento em consequência. Para solucionar isso você precisa remover o cooler, limpar a pasta térmica com papel absorvente e isopropanol. Para reaplicar a pasta térmica, coloque apenas uma gota diretamente no centro da CPU já instalada no slot, instalando em seguida o cooler centralizado e alinhado sobre ela, pressionando para baixo até espalhar a pasta térmica, aí é só prender no lugar com as aletas de fixação. Nunca remova o cooler depois de encaixá-lo sem aplicar novamente a pasta, pois isso pode causar bolhas que reduzem a eficiência da pasta térmica.

 

Resetar a BIOS é a primeira coisa que você deve fazer sempre que aparecer um erro estranho que não consegue entender a origem.

 

Recomendo que retire suas memórias do dual channel (pode colocar em uma posição diferente da que a fabricante da MB recomenda), pois é comum hoje que algumas placas mãe simplesmente não consigam operar em dual channel. A minha mesmo nem sequer liga se estiver com as memórias em DC, e eu acredito que isso se deve a correções de vulnerabilidades que estão embutidas em novas versões de BIOS.

 

Quando você instala o sistema operacional, precisa necessariamente instalar todos os drivers, e só deve usar drivers baixados diretamente do site da fabricante. Baixar drivers em sites avulsos ou usar os que vieram com a MB não é recomendável. Sempre jogo os CDs que vem com a placa-mãe fora, pois considero todos como obsoletos desde o dia que saíram da fábrica. Baixe, instale, reinicie, instale o próximo, etc. Não instale todos de uma vez nem saia usando sem reiniciar.

 

Por fim, se nada do que eu disse der resultado, recomendo que leve ao laboratório de um técnico de confiança para que ele teste com outras memórias, outra CPU, outra placa-mãe, etc. 

 

Ps.: teste sempre outros periféricos e desconecte tudo que não for extremamente necessário para os testes, pois periféricos em curto podem causar uma infinidade de problemas intermitentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Amanha comprarei um cooler melhor para resfriar a CPU e trocarei a fonte.

 

BIOS ja foi recetada e esta atualizada.

 

mantenho todos informado

Parecem normais sim, tem que ver sob stress. 

 

Preste muita atenção no que falei nessa parte: 
 

Em 14/03/2020 às 21:18, WOZ Dods disse:

Recomendo que retire suas memórias do dual channel (pode colocar em uma posição diferente da que a fabricante da MB recomenda), pois é comum hoje que algumas placas mãe simplesmente não consigam operar em dual channel. A minha mesmo nem sequer liga se estiver com as memórias em DC, e eu acredito que isso se deve a correções de vulnerabilidades que estão embutidas em novas versões de BIOS.

 

Leia com calma, faça as correções.

adicionado 0 minutos depois

A parte sobre drivers tb.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@WOZ Dods

 

beleza doutor, 

 

A questão dos drivers eu sempre baixo a mais atual mesmo, nunca uso os CDs.. até porque nem driver de CD eu tenho.

A temperatura, comprei um coolermaster e está para chegar, assim como uma fonte nova...

 

Vamos ver, restando apenas:

 

Teste de memória que você me passou

placa-mãe

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador

Pessoal,

 

Para dar um feedback quanto ao problema.

 

Chegou o cooler novo e a fonte... o problema parou. Mas nao vou saber ao certo quem era o culpado pois o que me espantou foi que mesmo sob stress o computador nao travava, so quando eu parava que acabava por travar.

 

Pode ser que algum componente da fonte ao abaixar as tensões subitamente entrava em colapso e dava estas travadas. Temperatura eu realmente nao sei pois ele nao travava em stress test. enfim parece estar solucionado o problema.

 

obs. cooler box fazia muito barulho! meu Deus como vendem aquilo? meu quarto esta um silencio agora.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

obs. cooler box fazia muito barulho! meu Deus como vendem aquilo? meu quarto esta um silencio agora.

Nunca recomendo cooler stock para PCs gamer. Sempre faz o PC trabalhar sob stress constante. Quando puder reutilizar sua fonte antiga teremos certeza de quem era o culpado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...