Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, sou iniciante em projetos eletrônicos e estou trabalhando em um circuito simples para controlar a carga de um gerador eólico. A proposta do circuito é chavear a tensão de um gerador eólico para uma bateria. O sistema de controle será feito com um microcontrolador STM32f103. Mas me deparei com um dilema em eletrônica básica que estou com dificuldades para compreender. Para fazer o chaveamento pretendo utilizar um Mosfet, a questão é simples, como polarizar a bateria para carrega-lá? Utilizar mosfet de canal N ou Canal P?  

Pensei em utilizar o seguinte circuito, quais as consequências de utilizar a carga no Source do mosfet canal N? A bateria irá fornecer uma tensão para o mosfet, isso poderia danifica-lo? 

esquema.PNG

Postado

É muito mais simples fazer isso com um transistor canal P.

Vai mesmo dar pancada de tensão e corrente na bateria? Antes de pensar no circuito pense na concepção de como irá transferir a energia do gerador para a bateria respeitando as características desses 2 elementos de eletrotécnica. Definido o que fazer é que se parte as alternativas de como fazer

• Curtir 3
Postado

@Sérgio Lembo Obrigado pela ajuda. Estou tentando encontrar a melhor forma de fazer isso. Infelizmente geradores eólicos de pequeno porte entregam uma potencia bastante instável. O projeto tenta se beneficiar da energia "gerada" na maior faixa possível de tempo. O circuito ao todo conta com cargas resistivas com a função de dissipar o excesso de potencia do gerador, a fim de manter a tensão recebida pela bateria em níveis aceitáveis. 

Gostaria de entender qual a maneira certa de fazer essa polarização.

• Membro VIP
Postado

Apesar de ainda não perceber a real função do mc, o amigo tem a opção de usar um simples relé com um controlador de carga 'de verdade' ou apenas este.