Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(Guia) Este problema é no jogo ou no meu PC?


Lost Byte

Posts recomendados

Este tópico não tem soluções ou respostas concretas para resolver os problemas. A intenção dele é apenas fornecer dicas e explicar alguns conceitos de como identificar estes problemas e “tentar” ajudar com informações básicas de como proceder.

 

Introdução

Vejo várias pessoas relatando problemas em certos jogos ou situações onde aparentemente não tem nada de errado, sendo que as vezes estão encontrando defeitos onde não tem, afinal pode ser apenas gargalo/limitação e não entendem o motivo.

“Como assim?” Não é de se admirar alguém comprar a melhor placa de vídeo ou processador no mercado e não obter um desempenho fixo e desejado no jogo preferido. A verdade é que nenhuma peça ou PC é 100% a prova de problemas ou oscilações de desempenho, já que há muitos detalhes a serem analisados.

 

I - REQUISITOS:

Basicamente, em todo jogo lançado os desenvolvedores citam componentes que teoricamente funcionam bem e deixam uma jogabilidade aceitável, porém não é bem assim.

Os requerimentos mínimos, apesar de conseguir executar o jogo, não servem como referência para uma jogabilidade boa ou de fato conseguir rodar o jogo do início ao fim (ao menos sem algum problema ou dor de cabeça). Por qual motivo? As indicações são baseadas muitas vezes em situações bem limitadas e numa pesquisa superficial com testes sintéticos. É muito provável que vá conseguir rodar, mas vai haver travamentos irritantes, lentidão e outros.

Requerimentos recomendados apesar do nome, seriam os verdadeiros requerimentos mínimo para uma experiência suave e sem problemas, com a menor possibilidade de erros. Não existe um padrão certo, mas na maioria dos casos seria a meta de 60FPS em resolução FullHD com gráficos em qualidade alta (não ultra).

Para um resultado completamente satisfatório, o ideal seria ter peças um tanto acima das recomendadas para garantir desempenho nos piores cenários do jogo e uma folga nas demais aplicações em segundo plano.

 

Nota sobre API: Ligado mais as placas de vídeo, a API a grosso modo é tipo um renderizador que serve para trabalhar com os motores gráficos dos jogos. Existem várias API, como exemplo DirectX e suas versões, Vulkan e OpenGL. Todas elas trabalham de um modo diferente, podendo beneficiar algumas placas de vídeos e até mesmo gerar um melhor rendimento de desempenho. Nesta questão, é de suma importância que sua placa de vídeo seja compatível com a API necessária do jogo, caso contrário nem irá rodar.

 

Exceção:

Alguns jogos podem exagerar nas recomendações de peças, onde até o mínimo já é o suficiente, mas, mesmo assim, o ideal é se prevenir.

 

II - LANÇAMENTOS, BETAS E JOGOS AAA:

A indústria dos jogos está cada vez mais desleixada, pois abusam da boa fé dos jogadores e liberam títulos incompletos, cheios de erros devido ao prazo de entrega. Existe a “promessa” das desenvolvedoras em corrigir os defeitos com o passar do tempo através de patchs/atualizações, porém a realidade é que elas pouco se importam com isto, e só realmente fazem algo se a situação for muito feia e gerar várias críticas negativas a ponto de fazer ninguém querer comprar.

Jogos em fase beta (teoricamente quase prontos) são um tanto piores, pois acabam usando como desculpa este termo para justificar os vários defeitos que ocorrem e podem demorar para corrigir mesmo após o laçamento oficial, salvo se o jogo em questão for de graça nesta fase.

 

Jogos “indie” (feito por desenvolvedoras independentes ou pouco famosas) tendem a fazer um trabalho mais polido e geralmente se importam mais com o jogador, corrigindo rapidamente os problemas, afinal, os criadores precisam mostrar que apesar das limitações, eles possuem um potencial para futuros títulos.

Jogos AAA (que o uso da sigla se distorceu muito ao conceito original) tendem a serem os maiores geradores de encrenca, já que além da boa fé dos jogadores, se aproveitam do “hype” (alta expectativa). Geralmente são títulos com proposta desafiadora aos padrões atuais, cheio de gráficos bonitos, interações inovadoras e outros, mas isto tem um alto preço na demanda do PC, o deixando muito “pesado” e provavelmente mal otimizado, chegando a ter que esperarmos alguns meses para resolverem alguns problemas críticos.

Existem também os “ports” que são jogos lançados originalmente em consoles de Xbox ou Playstation por exemplo, e que depois passam por algumas modificações para torná-los executáveis em um PC. Alguns se saem bem de início, mas outros são um grande desastre.

 

Exceção:

Existem jogos recém-lançados que conseguem um bom desempenho sem precisar de alterações, por isto nem tudo que foi citado aqui é uma regra a se seguir.

 

III - OTIMIZAÇÃO

A otimização seria o quão o jogo consegue ser rodado utilizando as peças do PC da forma mais inteligente e consumindo a menor quantidade de recursos possíveis. Basicamente, a otimização influencia muito no que se pode dizer um jogo “liso” ou “pesadão”.

Existem diversas maneiras de otimizarem um jogo, sendo um tanto complexo, pois além de considerar o modo que as peças serão utilizadas, precisam tornar compatível com o maior número possível delas.

Um jogo bem otimizado é aquele que consegue extrair o potencial das peças sem sofrer muito e não passa por erros ou travamentos sem sentido; Por outro lado, um jogo mal otimizado é aquele que apresenta travamentos aleatórios, lentidão em cenários considerados leves e similares, mesmo tendo as peças recomendadas.

 

É importante dizer que um jogo bem otimizado não significa um jogo leve, assim como mal otimizado um jogo pesado.

Por exemplo, um jogo de mundo aberto, cheio de NPC, gráficos excelentes e explosões realistas, por mais que seja bem otimizado, provavelmente ainda será necessário peças de alto desempenho, se tornando um jogo relativamente “pesado”.

 

IV - ATUALIZAÇÕES E DRIVERS

Uma boa parte dos jogos, principalmente os multiplayer online, mesmo lançados a vários anos (como CS:GO, League of Legends e PUBG) ainda passam por contantes atualizações e pacotes de correções, que apesar de parecer ser algo benéfico, nem sempre é um resultado positivo.

Dependendo da situação, os desenvolvedores adicionam mais conteúdo ou alteram estruturas dentro do jogo (gráficos, sons, mecânica e entre outros), que podem requerer mais demanda do PC, significando perda de FPS, ou até mesmo, problemas como travamentos se aplicados de forma errada, então é comum que de um dia para o outro (literalmente) o desempenho mude drasticamente.

Outra situação similar é a atualização de driver de vídeo ou do sistema operacional, que influenciam uma boa parte do desempenho. É natural querer sempre deixar o PC o mais atualizado possível em todos os aspectos, porém há a possibilidade de haver erros e acabar mais atrapalhando do que ajudando.

 

V - MEU PC Vs PC DE MEU AMIGO Vs PC DE UM VÍDEO

Seu PC é praticamente igual ou similar a um outro de seu amigo ou de um vídeo que viu por ai e mesmo assim nota uma diferença brusca no desempenho?

Leve em consideração:

  • Se o PC realmente é idêntico em todos os aspectos de hardware. As vezes o simples fato de você ter um pente de RAM rodando em single-channel e os outros com 2 rodando em dual-channel já pode fazer a diferença;
  • Se as configurações de sistema operacional e drivers, assim como as configurações dentro dos jogos são idênticas e possuem as mesmas versões;
  • Se não há nenhum fator externo como problemas na rota da internet, roteador (válido para jogos online) ou rede elétrica não fornecendo energia corretamente;
  • Se o vídeo que assistiu condiz com uma data atual, afinal passando muito tempo muitas coisas podem ter mudado nas atualizações e drivers;
  • Se o vídeo que assistiu é de confiança e não está mostrando valores fora da realidade.

 

VI - AINDA HÁ ESPERANÇA

Apesar de tudo, mesmo que pareça ser um problema diretamente causado dentro do jogo, uma recomendação é procurar se há pessoas passando pelo mesmo sintoma e se ela já deram um jeito de arrumar. Quando se há uma solução, normalmente ela está presente no próprio fórum da plataforma/desenvolvedora (Steam, Origin, Blizzard, Riot) ou então é feita por meio de arquivo/mod de terceiros.

 

QUANDO É PROBLEMA NO HARDWARE E QUANDO É PROBLEMA NO SOFTWARE?

Não existe padrão para saber, mas por exemplo, se o problema acontece apenas em um único jogo, é muito provável que seja questão de software (jogo ou sua atualização, configuração do sistema, driver); se o problema for geral, tanto em qualquer jogo ou situações específicas em vários jogos/programas, tudo indica tratar mais de hardware (alguma peça com defeito ou até mesmo gargalo).

 

Eu particularmente sigo uma lista de eliminação de possibilidades:

  1. Jogo / Configuração e atualização do jogo
  2. Driver de vídeo
  3. Atualização do sistema operacional / Configuração do sistema
  4. Hardware

Poderá acontecer casos de ter um grande azar e ser a mistura de vários problemas, o que é algo a se diagnosticar através de vários testes.

 

RESOLVENDO OS PROBLEMAS

Desde que o problema não for de fato algum gargalo, algumas medidas podem ser tomadas para eliminar os diversos erros e lentidões.

  • Se for problema do jogo:

Testes diversas configurações diferentes dentro das opções do jogo para ver se há alguma opção que faça uma enorme diferença; tente executar o jogo em modo janela ou fullscreen.

Um bom site que consegue resolver os problemas mais comuns nos jogos é o “PCGamingWiki”, o que não custa nada dar uma visita quando estiver encrencado.

Caso o problema iniciou após um patch e mesmo assim nada resolve, não terá muito o que fazer além de esperar uma nova correção.

  • Se for problema no driver de vídeo:

Apesar de cada atualização do driver de vídeo teoricamente resolver problemas, é um tanto normal adicionar outros ou até mesmo causar uma falha. Então se sintomas ruins começarem a aparecer após uma mudança de driver, tente voltar a versão antiga.

Mesmo não mexendo em nada no driver, ele por padrão pode ter configurado alguma opção que cause grande impacto, e como são várias opções, não temos como isolar o problema neste sentido.

  • Se o problema for no sistema operacional:

Não é muito diferente da situação quando o problema está no próprio jogo ou no driver, pois uma opção habilitada ou atualização dele pode estar causando o problema.

Quando não houver muito o que fazer nesta questão, a tentativa final é sempre apelar para uma restauração do sistema ou até mesmo uma instalação limpa dele (popularmente “formatar”)

Complementando, o BIOS da placa-mãe também pode se encaixar neste setor, afinal quando o problema aparece após mudar uma peça como placa de vídeo / memória RAM ou adicionar um SSD por exemplo, o BIOS precisa de alguma leve alteração para se adaptar as mudanças (muitas vezes se resolve apenas configurando o BIOS para os padrões de fábrica).

  • Se o problema for no hardware:

Não tem muito segredo. Apesar de não ser uma tarefa simples, a intenção é ir tentando isolar o problema até achar as peças que de fato estão apresentando falhas ou defeitos.

 

PROGRAMAS EM SEGUNDO PLANO E OVERLAY

Alguns programas abertos ou até mesmo o fato de estarem instalados no PC pode ser motivo para dar conflito e estragar a experiência nos jogos. Não existe uma lista para saber quais são estes programas, afinal existem inúmeras variáveis, pois por exemplo, apesar do programa MSI Afterburner ser uma referência de medir desempenho e monitorar os recursos em jogo, há casos onde ele prejudica algum jogo e acaba acontecendo oscilações de FPS e/ou travamentos.

Aliás, o MSI Afterburner é um programa de overlay, que seria um programa que interage e se sobrepõem no jogo. Outro exemplo é o famoso Shift+Tab da Steam que abre um menu da plataforma.

Desativar o overlay ou desinstalar um programa causando conflito pode ajudar em casos isolados.

 

INTERNET

Jogos online ou aqueles que requerem conexão com internet para funcionarem em alguns modos podem sofrer com as variações causadas pela qualidade da conexão.

Você pode estar rodando o jogo de boa com altas taxas de FPS, mas do nada acontecem várias oscilações sem motivos em cenários que você sabe que não deveria acontecer.

Em jogos online, o ping não é tudo para medir o desempenho da conexão e existe variáveis que vão além de um simples contador de ms.

Como assim? Por mais que você possua uma internet rápida e com ping baixo, outros fatores como a rota que o seu provedor faz até o jogo e perdas de pacotes (falta de estabilidade de envio e recebimento de informações entre seu PC e o servidor do jogo).

Isto não é tudo! Seu roteador/modem também pode estar tendo problemas nas configurações que estão “travando” a experiência do jogo, o que é algo a ser resolvido com seu provedor a princípio.

Nesta questão, quando jogos online ou que usem internet apresentam problemas, o ideal é testar outros jogos em modo offline (ou ao menos puro singleplayer) para ver se repete os sintomas.

 

ARQUIVOS E RECURSOS IMPORTANTES

Quase todo jogo ao ser instalado precisa de uma série de arquivos complementares, podendo ser relacionado ao API usado (DirectX, Vulkan, etc) ou algum plugin (este normalmente é mais comum em mods).

Vários jogos após instalados possuem uma pasta no diretório de instalação contendo certos pacotes para ser usados (versão específica do DirectX ou Microsoft Visual Studio). Geralmente estes pacotes são instalados automaticamente, porém caso receba um aviso ao iniciar um jogo, não é nada mal tentar executar eles por segurança.

Para tirar certas dores de cabeça referente ao DirectX, é recomendado instalar a última versão disponível, que é facilmente encontrada em forma de instalador online.

 

DICAS GERAIS

  • Saiba um pouco de inglês

Parece meio bobo, mas em informática (talvez até mesmo para quase tudo) é importante saber ao menos traduzir inglês nem que porcamente, afinal uma simples instalação de um programa pode vir neste idioma e seu clique no “YES” sem entender o anunciado da perguntar pode adicionar mais coisas do que gostaria (como aquele toolbar indesejado no navegador de internet) ou instalar/alterar várias configurações diferentes do padrão.

Outro detalhe é que muitos jogos não possuem o idioma português, logo várias opções que poderiam ser resolvidas de maneira simples no jogo vão lhe passar despercebidas.

Não é tudo. Em muitos casos você pode se deparar com a solução de um problema em alguma página/fórum mas está em inglês. A não ser que uma alma boa traduza para você, você sofrer um pouco até entender por completo a solução.

  • Conheça suas peças

Conhecer uma peça seria saber qual o potencial dela e como ela trabalha. De nada adianta você ter um processador “X” com N núcleos a 5.0GHz se você não compreende por qual motivo ele apresenta bom desempenho em uma aplicação e péssimo em outras. Saber as limitações e onde está os pontos fracos das peças ajuda e muito a identificar gargalos. Não existe um modo simples de aprender, mas exige um certo interesse em procurar informações e até mesmo aprender na marra com as experiências ruins (este último é meu caso).

 

 

Notas finais:

Todo o texto é baseado nas informações e casos comuns que tenho presenciado junto com um pouco de experiência que tive ao longo do tempo para resolver certos problemas em jogos. É muito provável que em várias situações não se consiga resolver ou identificar de fato o problema depois de todo o texto, afinal ele não engloba todos os mínimos detalhes e nem são regras a se seguir.

 

 

Se o problema for algum gargalo em uma ou mais peças e quer uma ajuda no que focar assim como entender um pouco mais o que se passa, este tópico abaixo pode ser útil:

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...