Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Spy em comunicação serial


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

 

Estou necessitando clonar os dados de uma porta serial entre a comunicação de dois dispositivos, para  isto estou utilizando um arduino, onde este através de um "split" em cada Rx e Tx reproduz o mesmo sinal lido na serial nativa (envia para o PC). Porém acredito que o sinal da comunicação entre os dois dispositivos vai ficar muito atenuado em decorrência da corrente drenada pela "ponte".

 

Pensei em utilizar um optoacoplador com um divisor de tensão na entrada ou mesmo um amplificador operacional não inversor, desta maneira não haverá muito consumo de corrente.

 

Gostaria de sugestões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Eder Neumann disse:

image.png.dbd8728b07ee6d248d3571d3ff72ea1d.png

 

Não mencionei antes... Mas a comunicação é USB.

 

Interessante este diagrama...

adicionado 4 minutos depois
6 minutos atrás, Eder Neumann disse:

image.png.dbd8728b07ee6d248d3571d3ff72ea1d.png

Na realidade seria justamente esta minha dúvida, pois seria exatamente esta ligação a qual temo que não dará um bom resultado. Irei testar mesmo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for nível ttl você pode até ligar em paralelo. Coloque um R duns 33...100R pra evitar eventuais colisões - que nem vai dar afinal você vai ligar a saída com a entrada e vice versa.
Se for nível rs232 +12 -12 o buraco é + em baixo.
A ideia da isolação é boa... mas o opto não gosta muito de coisa rápida hein...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se for nível ttl você pode até ligar em paralelo. Coloque um R duns 33...100R pra evitar eventuais colisões - que nem vai dar afinal você vai ligar a saída com a entrada e vice versa.
Se for nível rs232 +12 -12 o buraco é + em baixo.
A ideia da isolação é boa... mas o opto não gosta muito de coisa rápida hein...

Então, já vi em alguns projetos de comunicação por portas ópticas que era utilizado optos mais rápidos como o 6N137A.

E se eu utilizar um ampop não inversor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Renato.88 disse:

4050 ou o TTL 7407

Também vale. o 07 é open colector .. pullup nele

74hc14, 74c14, 74hc04, cd4069 e muitos outros são inversores que são um pouco mais 'divulgados', ... hoje cedo tinha um cd40106 dentro do meu copo de café ... portanto provável de achar em alguma sucatinha.

  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Também vale. o 07 é open colector .. pullup nele

74hc14, 74c14, 74hc04, cd4069 e muitos outros são inversores que são um pouco mais 'divulgados', ... hoje cedo tinha um cd40106 dentro do meu copo de café ... portanto provável de achar em alguma sucatinha.

 

19 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Também vale. o 07 é open colector .. pullup nele

74hc14, 74c14, 74hc04, cd4069 e muitos outros são inversores que são um pouco mais 'divulgados', ... hoje cedo tinha um cd40106 dentro do meu copo de café ... portanto provável de achar em alguma sucatinha.

Obrigado pelas dicas, na sequencia irei testar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Também vale. o 07 é open colector .. pullup nele

74hc14, 74c14, 74hc04, cd4069 e muitos outros são inversores que são um pouco mais 'divulgados', ... hoje cedo tinha um cd40106 dentro do meu copo de café ... portanto provável de achar em alguma sucatinha.

Indo por esse lado qualquer porta lógica é válida, como por exemplo a AND do 4081 ou a OR do do 4071 serve. Só unir as duas entradas em um só. 

Aterrando um dos pinos da entrada também se pode utilizar a XOR do 4070.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aí sim hein... mas esta conclusão eu queria que partisse do autor do tópico. Ele pode ter várias na gaveta.

Mas eu (eu) continuo preferindo as cmos e que têm entrada smitch trigger.

De fato nem porta lógica é necessária. 2 desses em série tem tudo pra dar certo...

Inversor-PNP.png&key=8b67cfa34f8cce0cc33

com R's 10X maiores...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...