Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
GuitarHome2009

Adicionar mais 2 fans como exaustor na parte superior do meu gabinete.

Posts recomendados

Olá galera, tudo bem?

Tenho o PC da assinatura e meu gabinete é um Gamemax h605-ta (https://gamemax-br.com/produto/h605ta). Ele já vem com dois fans frontais puxando o ar pra dentro e um fan traseiro expulsando o ar quente. Entrei em contato com a Gamemax por e-mail e eles me informaram que meu gabinete ainda tem espaço para 2 fans na parte superior (onde tem o filtro de poeira) de 120mm cada. Meu gabinete tem esquentado um pouco mais do que o normal quando deixo o vidro temperado frontal (onde vão os 2 fans frontais) fechado, quando deixo aberto ele fica muito mais fresco, porém é bizarro a quantidade de poeira que tem entrado em tão pouco tempo. Hoje desmontei meu cooler e minha placa de video pra dar uma geral na poeira, e fiquei com dó de deixar o vidro frontal aberto novamente, pois logo vai infestar de poeira lá dentro de novo. Então pensei na possibilidade de instalar 2 fans de 120mm cada um na parte superior do gabinete e tenho algumas dúvidas:

1-) A instalação é fácil? Minha placa-mãe tem conexão para eu adicionar mais 2 fans contando os 3 que já tem (totalizando em 5 fans para o airflow do gabinete)? Caso não tenha, existe alguma saída para isso?

2-) Eu sou leigo, mas consigo me virar. Onde devo conectar os fans adicionais que irei comprar? Pelo que percebi, os cabos dos fans que já possuo no gabinete estão indo para parte de cable management do gabinete. A conexão dos fãs ficam lá? Eu preciso apenas aparafusar os fans na parte superior do gabinete e passar o cabo para parte que fica cable management e conectar em algum conector por lá?

3-) Eu gostaria de encontrar os mesmos fans que já vieram no meu gabinete, para deixar tudo combinando. Mas caso não encontre, existe algum kit ou algum modelo especifico que funcione melhor como exaustor? Poderiam me indicar algum modelo com bom custo x benefício? Para fazer um fan funcionar como exaustor e não ventilador eu apenas coloco ele "de ponta cabeça"?

4-) Ultima pergunta que foge um pouco do assunto. Hoje pela primeira vez na vida, desconectei minha placa de video, meu cpu cooler e memórias para limpar, sofri um pouco para instalar novamente depois, mas pelo que percebi está tudo funcionando perfeitamente. Liguei o GPU-Z reconheceu a placa normalmente (fiquei com medo de algum dos cabos não terem encaixado corretamente, são 3 cabos que conectam na minha placa, se não me engano dois de 4 pinos e um de 2 pinos. Caso algum não tivesse conectado corretamente, ela nem daria video, certo? Verifiquei também no CPU-Z e reconheceu certinho os dois pentes de memória, dual channel e a frequência correta das memórias (3000mhz com XMP ativado na BIOS). Devo me preocupar ou está tudo certo? Até joguei um pouco e nada de anormal, aparentemente.

Desde já peço desculpa pelas perguntas "meio bobas", mas que sou um pouco leigo no assunto, porém gosto de me aventurar e aprender eu mesmo a fazer o básico do meu setup, sempre tomando o maior cuidado possível.

Obrigado!!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que seu gabinete tenha o mesmo problema deste:

Como pode ver, esta ventoinhas da frente tem um efeito mais estético do que o de propriamente refrigerar, por causa do vidro.

Eu recomento colocar sim colocar dois fans na parte superior.

Quem define a direção do fluxo de ar é você na hora de instalar (geralmente tem uma seta indicando a direção no lado do ventilador).

Para instalar, basta parafusar na direção correta e plugar o fan direto na fonte de alimentação, no conector molex.

P.S.

Sou leigo no assunto, mas acho que para equilibrar melhor o fluxo de ar,  eu instalaria as novas fans como ventilador (soprando ar para dentro),. Além disso, qual o sentido de ter um filtro de ar no topo se você está expulsando o ar ao invés de puxar?

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Flávio Pedroza disse:

Acredito que seu gabinete tenha o mesmo problema deste:

Como pode ver, esta ventoinhas da frente tem um efeito mais estético do que o de propriamente refrigerar, por causa do vidro.

Eu recomento colocar sim colocar dois fans na parte superior.

Quem define a direção do fluxo de ar é você na hora de instalar (geralmente tem uma seta indicando a direção no lado do ventilador).

Para instalar, basta parafusar na direção correta e plugar o fan direto na fonte de alimentação, no conector molex.

P.S.

Sou leigo no assunto, mas acho que para equilibrar melhor o fluxo de ar,  eu instalaria as novas fans como ventilador (soprando ar para dentro),. Além disso, qual o sentido de ter um filtro de ar no topo se você está expulsando o ar ao invés de puxar?

Opa obrigado pelas dicas meu amigo! Quanto aos fans, em todos os lugares que eu vejo, dizem que é melhor colocar os fans como exaustor para expulsar o ar quente la de dentro, mas vou pesquisar mais sobre isso!

Obrigado amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa tudo bem? O cooler exaustor é o mais importante. Pois o ar consegue entrar sem força no gabinete. Mais não consegue sair. Então compre maia uma fan. Retire a da frente e coloque as duas em cima (Como exaustor) se não teu PC acaba virando uma estufa... Procure fans com um CFM alto e baixa rotação. Assim você terá um ótimo fluxo de ar sem ruídos. Qualquer dúvida só perguntar. Ok?

Compartilhar este post

Link para o post

adicionado 0 minutos depois
Em 17/03/2020 às 07:15, Pedro Alssufe disse:

Opa tudo bem? O cooler exaustor é o mais importante. Pois o ar consegue entrar sem força no gabinete. Mais não consegue sair. Então compre maia uma fan. Retire a da frente e coloque as duas em cima (Como exaustor) se não teu PC acaba virando uma estufa... Procure fans com um CFM alto e baixa rotação. Assim você terá um ótimo fluxo de ar sem ruídos. Qualquer dúvida só perguntar. Ok?

@Pedro Alssufe

Opa amigo, muito obrigado pela dica!!!

O que vou fazer é, manter os fans assim e instalar mais dois na parte superior do meu gabinete como exaustor. Mas tenho algumas dúvidas bem de leigo, mas que tirando aqui com vocês sei que terei capacidade de fazer a instalação sozinho.

Quero comprar mais 2 fans pro meu gabinete, para colocar na parte superior, expulsando o ar quente de dentro. Meu gabinete já possui 3 fans, dois frontais e um traseiro. Caso eu compre mais 2 fans, precisarei de um splitter necessariamente ou o splitter só serve para ligar os leds do fans? Vi no manual da minha placa (a da assinatura) que ela possui dois conectores sys_fan, seriam esses os conectores? Esses conectores servem para alimentar os leds?

Caso eu queria comprar fan, eu só preciso ligar eles na fonte para funcionar e nada mais? E caso eu queira ligar os leds eu preciso conectar na placa-mãe?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!