Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, boa tarde.

Hoje finalmente consegui trocar minha plaquinha wireless do notebook (Asus K555LB com W10 64), pois a original vivia perdendo o sinal e não era compatível com 5G (e não tinha bluetooth pra completar).

Bom, a questão é que a nova é dual band, e pra encaixar na placa-mãe, precisei conectar "de cabeça pra baixo". Minhas dúvidas então:

1. liguei no main - faz diferença ligar nele ou no alternate, sendo que o note só tem uma antena mesmo?
  2. ao ligar no main, sobrou um pouco de fio, pois na antiga era do outro lado, e ficou mais perto do cooler - tem problema, pode ser que pegue na ventoinha e dê alguma desgraça maior (do tipo queimar placa-mãe, cooler, etc.)?
  3. a placa não teve problema nenhum ao ser reconhecida (pegou o driver original de 2015), testei, e tava rolando de boas. Atualizei pra um driver de abril de 2019, e a minha rede antiga (2.4GHz) primeiro não apareceu, depois não conectou - acabei revertendo o driver e agora parece tudo ok. Preciso que ache (e conecte) redes mais antigas, pois levo o note a trabalho e preciso que ache todo tipo de rede. Em time que tá ganhando não se mexe e deixo o driver antigo mesmo?

A placa nova é uma Intel 7260 (juro que li nela, apesar de ter comprado no ML uma 3160) e a antiga era uma Qualcomm Atheros 9285 (apesar de dizer AR5B125...eu não entendo mais nada...eheheehe) .

Desde já, obrigado pela ajuda.

[na foto a conexão original dela, agora foi "pra cima"

Screenshot_7.jpg

• 2 meses depois...
Postado

Estou na mesma situação, mas cheguei a algumas conclusões que de acordo com as suas dúvidas são:

1. Faz diferença sim. Aqui com uma 8821ae, pelo que pude constatar, a conexão de antena "main" serve muito bem para o wifi, porém, a força de recepção da banda ac não fica tão boa e o bluetooth fica com alcance limitadíssimo. Quando a uso a conexão "aux", o wifi ac fica melhor porém com recepção muito fraca. Ainda no aux, o bluetooth funciona insanamente bem., pelo que vejo, quando temos um mix de funções quando a placa suporta bandas de frequencias distintas, então, diferente das placas que são apenas N e suportam duas antenas, onde a segunda antena é facultativa, no nosso caso as duas antenas são complementares. A solução que encontrei (não instalei ainda) foi que comprei uma outra antena e vou instalar. De certa forma é bem fácil pois você passa ela pelo mesmo lugar que o cabo da já instalada, mas prende ela em outro ponto da traseira entre a tela e a tampa.

2. Aqui também tive esse detalhe do cabo, porém o meu já tinha o conector pra dentro. desde que não tinha uma dobra muito "radical" e que ele esteja corretamente fixado nas saliências do percurso que ele tem na carcaça não há o que temer, pois o fan do note tem boa proteção.

3. Com relação ao driver não posso afirmar empiricamente por ser um controlador diferente, mas imagino que o ideal seria o driver mais recente com as duas antenas. Se está funcionando o driver mais antigo com uma antena só, deixa pra atualizar se for colocar a segunda antena.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...