Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Estou fazendo um projeto que envolve um ESP32, em que o código foi feito utilizando o ambiente Arduino IDE.

Gostaria de saber quais licenças tenho que correr atrás para comercializar meu produto final.

Obrigado!

Postado

@guibb se não me engano o Arduíno em si é livre, em teoria não precisa de licença.  Salvo alguma biblioteca específica que você use, caso tenha comprado...

Se usar comunicação por Wifi, precisará homologação da Anatel. 

Afora a parte de registro do produto/marca e também patente.

• Curtir 1
Postado

Ate onde sei o produto comercializado não pode conter o arduino em sí que é produto pra prototipagem, mas você pode utilizar do processador (iomega se não me engano) dele e demais componentes mandando fabricar uma placa pra esse fim, quanto a software maioria são livres mesmo...

• Curtir 1
Postado

comercializar legalmente não... porque você não consegue registro no inpi ou seja seu invento poderá ser copiado livremente e você não poderá requerer direitos... mas na pratica o pessoal inclui a copia exata da placa de arduino no projeto  e consegue

• Membro VIP
Postado

. de vista...

A princípio você nem deve - nem precisa - usar a placa arduína com o esp32 devido ao custo. Se você criar outra placa só com o esp32 e algum periférico dedicados ao projeto, ninguém vai saber como você criou o sw e hw pra ela e nem mesmo se usou arduino ou não. Por isso você nem precisa se preocupar com direitos autorais arduinos pois a lei de proteção do patrimônio intelectual deve te proteger.

@T1000_2015 também já vi

4 minutos atrás, Sonemus disse:

inclui a copia exata da placa de arduino no projeto

Isso pode ganhar um pouco de tempo mas não parece ser muito inteligente. E pra quem tem alguma noção, ao ver o produto por dentro vai achar com cara de amadorismo.

Postado

Não vejo problema algum.

1 - Os direitos do Arduino sobre o módulo são da fabricação do módulo + software do bootloader. Não há  restrição de aplicações comerciais.

2 - Quanto ao uso da IDE  é do tipo FREE, na licença de uso que acompanha a IDE a Arduíno nada exige e nem restringe o uso.

3 - Quanto ao uso das bibliotecas nos cabeçalhos destas há a menção de uso FREE.

Basta criar o produto e cair na luta para vender.

Boa sorte.

• Curtir 2
Postado

@Sérgio Lembo Realmente não existe restrição em fazer e vender, mas ele não consegue registrar isso... (burocracia do Brasil) se ele não quiser proteger o produto por patente é só ir pro abraço...

Postado

Li em algum lugar aqui no forum (acho que foi de uma pergunta minha) que disseram que se usar o bootloader original do arduino, terá que liberar o código fonte... por isso convêm usar outro bootloader.

• 4 anos depois...
Postado

Eu uso uma cópia chinesa do Arduino Nano 3.0 em alguns produtos, mas não uso nada do software dele. Como a cópia chinesa usa um circuito diferente, e o software que eu coloco dentro é de outro compilador ( Bascom ) , comercializo sem nenhum problema.

Quanto a patentear ..... sinceramente, conseguir uma patente que proteja o seu produto envolvendo software é a coisa mais difícil do mundo, a menos que você tenha encontrado alguma maneira original de se fazer alguma coisa ( diferente dos métodos existentes no mundo kkkk ) , para mim é gastar dinheiro bom em besteira.

Use um Arduino Nano com o Atmega328Pb, que tem numero único no hardware, proteja o melhor possível seu software, só para dificultar, porque não importa o que você faça em um micro controlador, na China eles abrem o seu software. Tudo depende de quanto o copiador está disposto a gastar .....

Eu criei algumas rotinas meio engenhosas em Assembly para verificar o serial e sinalizar ao programa principal, então não basta apenas abrir o meu microcontrolador e copiar, alguém vai ter de disassemblar e seguir o programa para localizar os pontos de teste e eliminar tudo espalhado ao longo de 32K, o meu produto vai funcionar algum tempo mesmo sabendo que é uma cópia não autorizada, e vai fazer várias coisas erradas depois de um certo tempo, mas sempre aparentando funcionar kkkkk isso dificulta muito alguém eliminar todas as proteções, e  pagar para alguém fazer isso mesmo na China ainda custa mais que US$ 10.000,00 , o que me dá uma certa tranquilidade quanto a copiarem meus produtos. 

Já sobre o ESP32 não tenho informações sobre numero único no hardware. Se você utilizar a IDE do Arduino nele, não vai adiantar muito não porque na China eles abrem o micro controlador e conseguem refazer o fonte, claro que tem o custo disso,

• Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, aphawk disse:

rotinas meio engenhosas em Assembly para verificar o serial

Permite-me burlar conceitualmente esta sua proteção? Claro depois de burlar a original e disassemblar..

49 minutos atrás, aphawk disse:

localizar os pontos de teste e eliminar tudo espalhado ao longo de 32K,

Localizar: teorizo que o serial number único é localizado numa posição específica e única da flash. No asm, qualquer leitura desta posição é um indício de onde deve-se mexer. Mas sim, sabemos que a ideia não é blindar tudo insaívelmente num buraco negro e sim dificultar a vida do pirata... o que agora ajudei a facilitar 😁. Mas sim também tive esta intuição do serial number há muito tempo atrás. Depois me dei conta que ia levar tempo e recursos preciosos e deixei pra trás, o produto não valia tanto e o principal: não ia ganhar nada com isso 🤪.

O que me fez lembrar.. era uma vez um circuito alimentado por bateria que era protegido por algo como um sensor de luz: bastava abrir a caixa e apagava tudo.

Postado
1 hora atrás, .if disse:

O que me fez lembrar.. era uma vez um circuito alimentado por bateria que era protegido por algo como um sensor de luz: bastava abrir a caixa e apagava tudo.

Essa eu adorei kkkkkkkkkkk não tinha pensado nisso !

1 hora atrás, .if disse:

Permite-me burlar conceitualmente esta sua proteção? Claro depois de burlar a original e disassemblar..

Sim, permito !

A Microchip informa a sequencia de leitura do numero serial no datasheet. Mas é uma apresentação prática, e dá para fazer a mesma coisa por uma sequencia indireta de instruções não tão ... diretas ! E ví em um Fórum uma outra sequência que também permite obter os números da mesma região, entre eles os números de série também. 

Em um lugar eu testo de uma maneira, em outro lugar testo de outra, e finalmente em um terceiro lugar testo de outra também. E vou adicionando esses testes positivos em uma variável na pilha do stack pointer, e caso o resultado seja diferente do esperado, faco uma sequencia de escritas diferentes em outro local, onde só deveria ter números pares, caso apareça um impar, a partir desse momento em diante começo um contador pseudo aleatório, que permite ainda tudo funcionar direito pelo menos durante algumas inicializações do hardware, e começar depois a fazer algumas falhas na operação, o que vai irritar bastante o usuário e assim complicar a vida do pirata.

Claro que não existe um método absoluto, mas fazer umas instruções com resultados indiretos e manipular o stack pointer vai deixar o coitado que disassemblar isso bem chateado para entender.... eu ando usando uma técnica de chamar sub-rotinas e desvio de local baseadas em manipulação do stack pointer kkkkk, até o fonte fica complicado de entender se eu não colocar um monte de comentários...

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

permite ainda tudo funcionar direito pelo menos durante algumas inicializações do hardware,

Certa feita participei de uma 'conversa' do gênero. A ideia era que o sistema funcionasse por algum tempo e depois parasse de funcionar  e aparecesse a mensagem no display 'chame um técnico' ou similar. A ideia era vender para cliente sabidamente com alto risco de dar calote. Uma sequencia de teclas personalizada pra ele informada por telefone (numa época sem www), faria o sistema funcionar por mais um tempo ou pra sempre - caso ele estivesse em dia ou após o acerto de contas. Claro, bem ilegal, quase antiética, etc, mas era informação altamente sigilosa, somente pra alta diretoria, com quase zero risco de alguém saber... puts... agora você sabe! 😁

Mas fica aí a dica pra quem faz programinha tipo demo pra arduinos ou similar da vida. Mas é muito importante você avisar seu cliente - geralmente sem noção - tipo o seguinte: "ó.. esta daí é uma versão demo gratuita do programa. Só vai funcionar por 3 ligadas ou por 3 dias, ok?.. você aceita?"

Em tempo... o ultra super poderoso e hiper mega barato rasberry pi não tem opção de proteger pois ele não tem memória flash. Ele usa memória serial externa que qualquer um pode ler. .. menos um analfabeto 🤪

Raspberry-Pi-Pico-Schematic-Diagram-scal

https://diyprojectslab.com/getting-started-raspberry-pi-pico/

Daí pra projeto/produto de alto valor agregado, valem suas dicas de proteção adaptadas à realidade dele

Postado

@Blumer Celta ,

Pela licença que você é obrigado a concordar quando baixa a IDE do Arduino,  se usar o código da IDE você é obrigado a liberar o fonte do seu programa junto com o hardware... isso não depende do Bootloader...

9 minutos atrás, .if disse:

Mas fica aí a dica pra quem faz programinha tipo demo pra arduinos ou similar da vida. Mas é muito importante você avisar seu cliente - geralmente sem noção - tipo o seguinte: "ó.. esta daí é uma versão demo gratuita do programa. Só vai funcionar por 3 ligadas ou por 3 dias, ok?.. você aceita?"

Hoje em dia tem de tomar muito cuidado mesmo. Se você desenvolve a pedido do cliente, tem de colocar no contrato uma cláusula prevendo uma possível sacanagem do cliente, mas sem ser leonina. E se você já sabe que o cliente vai comercializar, tem de colocar também uma isentando você programador do funcionamento errado do produto em caso de alguma alteração do código fonte original ou quebra de contrato com o seu cliente, é a famosa proteção contra terceiros kkkkkk !

Postado
6 horas atrás, aphawk disse:

tudo funcionar direito pelo menos durante algumas inicializações do hardware, e começar depois a fazer algumas falhas na operação

Isso não seria um tiro no pé?

penso assim o cara pirateia teu produto, no início funciona bem e depois para, ele não vai saber que as falhas são intencionais e vai achar que o produto é ruim

Se pelo menos houvesse uma informação que o produto é pirata quem sabe ele não procuraria um original 

• Membro VIP
Postado

De fato... Algo como aconteceu comigo 'agora há pouco' ... Permita-me um desabafo semi off topic...

Comprei da china alguns sd's e pendrives 'originais' HP de, pasme, 2TB por, pasme de novo, menos de U$4,00... Comprei mais pra me irritar mesmo e adivinha, me irritei além da conta!.  Os sd's tinham 8GB e o pendrive p q p 3.5GB. E claro, informam pro sistema que tem 2TB mesmo. Mas o que mais me irritou foi um SSD SanDisk 'original' de 1TB por ~U$20,00 que comprei no pacote. Este tinha um pouco de esperança e me era bem necessário. Começou a funcionar e deu erro a ponto de não mais ser reconhecido pelo windows. Pelo linux reconhece mas não monta.

12 horas atrás, caolne disse:

Se pelo menos houvesse uma informação que o produto é pirata

Tinha mas era mensagem subliminar... estava no preço kk

• Amei 1
  • Haha 2
  • Membro VIP
Postado

Diante das dificuldades de se fazer registro, algumas pessoas pregam assinar digitalmente fontes e documentação, com referência de tempo (carimbo de tempo) e em formato de arquivamento para longa duração. Na ocasião de uma querela judicial você terá prova de autoria anterior.

• Curtir 1
Postado
Em 12/06/2024 às 19:27, caolne disse:

Isso não seria um tiro no pé?

penso assim o cara pirateia teu produto, no início funciona bem e depois para, ele não vai saber que as falhas são intencionais e vai achar que o produto é ruim

Se pelo menos houvesse uma informação que o produto é pirata quem sabe ele não procuraria um original 

A ideia é que assim que eu souber que copiaram meu produto eu divulgo no site que fizeram uma falsificação do meu produto original que apresenta vários problemas, apresento os problemas que essa cópia pirata apresenta, e como copiaram e usaram o mesmo microcontrolador que eu usei (senão teriam de gerar um novo código fonte que vai custar muito mais caro) eu posso corrigir para o proprietário não perder toda a compra, por cerca de 40% do valor do meu produto, afinal é só uma troca de microcontrolador.....

O cliente final vai cair matando em cima de quem falsificou e vendeu o produto. Se o cara resolver sumir, ainda assim eu posso resolver para o cliente final não tomar todo o prejuízo.

Em 13/06/2024 às 07:53, .if disse:

Tinha mas era mensagem subliminar... estava no preço kk

KKKKKKKKKK pois é, eu também comprei no ano passado um super pendrive SSD de 1 Tb por uma ninharia, e quando chegou a primeira coisa que fiz foi gravar uns 800 Gb nele.

E não é que o safado gravou sem problema nenhum, claro que demorou muito mais que um SSD, mas não deu nenhum erro !

Mas quando fui ler o que gravei ..... kkkkkkkkk não veio nada , ele simplesmente ficava realocando a FAT para não dar erro durante a cópia.....

Ai formatei, e copiei 10 arquivos pequenos, e consegui ler de volta. Fui aumentando até dar pau na leitura dos arquivos, e descobri que tinha quase 56 Gb nele ... pesquisei e vi que era uma falsificação usando um cartão SD de 64Gb .... lento demais !

Ainda bem que o Aliexpress devolveu o dinheiro !

O preço é o maior indicativo do milagre.

Este ano mesmo eu comprei 20 peças do Atmega328P da família ATMEGA48/88/168/328P , perguntei antes, o vendedor confirmou, e quando chegou era o Atmega328 da família antiga, se não me engano ATMEGA328 U na marcação, que não servia para o meu projeto por causa do alto consumo em modo sleep.

Discuti 4 dias com o vendedor, disse que não ia trocar porque era o mesmo produto, e ainda disse que eu estava agindo de má fé para me beneficiar !

Peguei os datasheets, marquei como eram os possíveis códigos estampados nas duas famílias, fotografei todos os 20 CIs, e o Aliexpress simplesmente fêz a devolução do dinheiro, o vendedor nem quis que mandasse as 20 peças de volta para ele!

E realmente o que me influenciou na compra foi o preço, era cerca de 70% do de outros vendedores.... quack quack quack .....

• Membro VIP
Postado

21 horas atrás, aphawk disse:

Ainda bem que o Aliexpress devolveu o dinheiro !

Minha burrice extrema aliada a amnésia de muitas juventudes acumuladas: esqueci as peças e testei meses depois que já tinha passado o prazo..prejú ... 💸   i-hôn.. i-hôn... i-hôn 😁. Portanto a dica pro jovem comprador da china : teste assim que chegar e o principal: não envelheça 😁

• Obrigado 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Resumo de dois (entre outros) aprendizados com o tópico:

1) Lembrar que sua compra pode ter um vício, por azar seu ou por má fé do vendedor. Solução: testar no recebimento.

2) Considerar a seriedade do marketplace. Mesmo o "longínquo" Aliexpress foi capaz de ressarcir um usuário lesado. Você (consumidor) não precisa arcar com todo azar que lhe ocorrer. Custo: você precisa provar que foi lesado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...