Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, alguém aqui saberia fazer um aparelho ultrassônico 12v pra espantar cachorro, pra ficar ligado direto.

Tem uns no mercadolivre mas acho um absurdo, todos acima de R$ 100.

Alguém tem uma ideia boa ae? Até uns 50 eu pago!

Postado

@L.Azevedo Sensor PIR + um clock com 555?

Se não quiser ativar você mesmo o clock, da pra usar esse sensorzinho.

O clock é só um 555 no modo astável, e o sensor PIR seria para ativá-lo. Daria também para colocar um delay off (com 555 também). Essa é minha ideia.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O pulo do gato, no caso, do cachorro, é o transdutor que deve responder a ultrasom. Pode testar o oscilador do amigo @Lucca Rodrigues com tweeter piezoeletrico comum ou algo como

LDG38-Ultrasonic-transducer-piezoelectri

que se propõe responder a 25Khz mas pode aplicar mais. Um amplificador push pull com transistores cai bem...

Dica: com 2 osciladores um modulando o outro digamos de 22 a 50Khz... uma ou mais frequencia nesta faixa deve incomodar os animais. Atenção que criança de 0 a poucos anos também podem se incomodar...

Eu ainda preferiria usar um microcontrolador barato qualquer. Mais simples, mais versátil, mais fácil de montar. Que sua inquietação te motive a entrar neste mundo...

• Obrigado 1
Postado

Há muitos cachorros incomodando.

Muita gente deixa de comprar por causa do preço.

Creio que pra vcs da área não deva ser difícil de fazer.

Para o meu uso seria ficar ligado direto no 12v apontando pra calçada. (como se fosse uma câmera)

Se alguem topasse fazer um protótipo e vender no Mercado Livre a um preço mais acessível venderia muuuito!

Alguém quer fazer um para mim, por favor? Pago R$ 50,00. A fonte 12v já tenho.

Na net deve ter muito material sobre como fazer:

https://www.google.com/search?q=diy+dog+repeller&também=isch&source=univ&hl=en&sa=X

https://www.electroschematics.com/run-dog-angry-dog-chaser/

• Curtir 2
Postado

@L.Azevedo Não seriam nem 10 reais pra fazer. Com esses 50, você poderia comprar os componentes e um ferro de solda. Dessa forma, além de você aprender a soldar, seria algo que você mesmo confeccionou! É por isso que esses projetinhos são interessantes.

Aqui está um 555 astável já com o amplificador push-pull que a @Isadora Ferraz mencionou, este te dá de uns 40 a 50 KHz:

image.png.96a4eec727ff9798d3efea0f2a2a84f2.png

• Curtir 2
Postado

@Lucca Rodrigues eu sei que é barato fazer mas não tenho o conhecimento pra isso.

Mesmo sendo um projeto simples, para quem não é da área parece um bicho de 7 cabeças.

Nem sei qual falante seria apropriado, quantos ohms.

No desenho diz 9v, preciso de um alcance/potência maior (12v). Esses de 9v são fraquinhos, desenhados para aqueles aparelhos de mão com um interruptor.

Esse seria pra ficar ligado direto no 12v.

Acho um absurdo no mercado livre estarem vendendo por mais de 100,00.

Tenho uma caixa hermética pronta para colocar ele dentro. Faz um para mim por favor?

Postado

@L.Azevedo 12v não seriam problema, pode usar até 12.

Esses de 100 reais não tem nada de especial, realmente alguns são um absurdo.

Alguns até usam transmissor de módulo ultrassom, o que também poderia ser usado no esquema que te mandei.

Não é nenhum bixo de 7 cabeças, se precisar de ajuda pra interpretar algum componente, pode me mandar uma mensagem privada que eu te dou um help.

Não sei se alguém nesse fórum estará disponível pra fazer esse esquema e te vender. Aqui nós apenas compartilhamos conhecimento.

• Curtir 1
Postado

O problema é saber se funciona (mesmo a versao comercial)... vi uns videos no passado que os cachorros pareciam estar se incomodando com outra coisa e nao com o aparelho...

outros cachorros nem se incomodavam... (so se fossem surdos)

• Curtir 1
Postado

@Blumer Celta

sim, existem casos e casos. Depende do cão, tal frequência não o afeta.

Depende também do posicionamento e da intesidade dos falantes.

Não existe 1 frequência que espanta tudo, não tem isso.

para muitas pessoas acaba nao funcionando  pois nao sabem posicionar os falantes e/ou o aparaelho não está emitindo a frequencia correta.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Talvez lhe valha a pena comprar bem barato no aliexpress. Corre o risco de 50% de não chegar e de ser taxado mas foque nos outros 50. Eu já comprei várias coisas e uma (01) teve taxa e uma (01) de R$4,00 não chegou. Na média tive lucro.

12 horas atrás, L.Azevedo disse:

é barato fazer mas não tenho o conhecimento pra isso.

Mesmo sendo um projeto simples, para quem não é da área parece um bicho de 7 cabeças.

...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...