Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de um cooler simples mas silencioso


Posts recomendados

@T1000_2015 Isso eu sei de tudo isso, mas eles tem o mesmo tamanho inclusive o que tem a vazão menor tem mais rpm;

 

O de vazão menor: São dois cooler de 120x120x25 e 800 ~ 2.000 rpm com 45,9 CFM já o de vazão maior tem um cooler com 120x120x25 e 700 ~ 1.800 rpm com 74,5 CFM

 

Para mim alguma coisa está errada, não sou projetista mas mesmo tamanho, rpm menor e mais de 60 % de poder de refrigeração...tudo isso por conta de algumas pás a mais?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn O lance do fluxo e rotação dos fans é que não há nenhum tipo de padronização pras medidas. Então você pode mais ou menos desconsiderar, especialmente quando a informação não é de grandes fabricantes. Nesse caso, comparar os modelos entre si (do mesmo fabricante) pode ser elucidativo. Já pequenos fabricantes ou comparações entre diferentes fabricantes é isso aí mesmo que você observou, muita incoerência.

Pra escolher um cooler pra CPU, acho interessante se ater a essa lista, que os classifica em 9 níveis de hierarquia. Coolers do mesmo nível são comparáveis entre si, com performance semelhante. Obviamente não vai ter todos, mas se tem estrutura e design parecidos, o desempenho deve ser próximo. No caso desses da Pichau, ambos devem ser parecidos com um Gammax 400 (tier 6).

https://linustechtips.com/main/topic/891730-cpu-cooler-performance-tier-list/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Realmente deve ser erro do site da pichau... acho que erraram o RPM, do com mais CFM, pois não bate com o ruído... O ruído do que tem menos RPM era para ser menor e o com maior ruído sempre tem mais CFM, pois o próprio vento gera barulho e turbulência.

 

Na dúvida só comparar com o meu https://www.pichau.com.br/water-cooler-cooler-master-seidon-120v-rl-s12v-24pk-r1-box?gclid=EAIaIQobChMIn72v8YWy6AIVi4iRCh3f_woIEAAYAiAAEgIutPD_BwE

informações comparadas com o site da cooler master na época e estão corretas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Shaman93 disse:

@misterjohn O lance do fluxo e rotação dos fans é que não há nenhum tipo de padronização pras medidas. Então você pode mais ou menos desconsiderar, especialmente quando a informação não é de grandes fabricantes. Nesse caso, comparar os modelos entre si (do mesmo fabricante) pode ser elucidativo. Já pequenos fabricantes ou comparações entre diferentes fabricantes é isso aí mesmo que você observou, muita incoerência.

Pra escolher um cooler pra CPU, acho interessante se ater a essa lista, que os classifica em 9 níveis de hierarquia. Coolers do mesmo nível são comparáveis entre si, com performance semelhante. Obviamente não vai ter todos, mas se tem estrutura e design parecidos, o desempenho deve ser próximo. No caso desses da Pichau, ambos devem ser parecidos com um Gammax 400 (tier 6).

https://linustechtips.com/main/topic/891730-cpu-cooler-performance-tier-list/

O problema é que esses comparativos envolvem cooler que nem tem por aqui, o ideal seria um com os disponíveis no mercado..a maioria das marcas ai nunca ouvi falar.

A p***** é que o que funciona bem para um o outro diz que não deu certo.

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Henrique PP disse:

@misterjohn Realmente deve ser erro do site da pichau... acho que erraram o RPM, do com mais CFM, pois não bate com o ruído... O ruído do que tem menos RPM era para ser menor e o com maior ruído sempre tem mais CFM, pois o próprio vento gera barulho e turbulência.

 

Na dúvida só comparar com o meu https://www.pichau.com.br/water-cooler-cooler-master-seidon-120v-rl-s12v-24pk-r1-box?gclid=EAIaIQobChMIn72v8YWy6AIVi4iRCh3f_woIEAAYAiAAEgIutPD_BwE

informações comparadas com o site da cooler master na época e estão corretas.

 

Já ouvi boas referências desse cooler ai mas tem aquela galera que diz que wc dura pouco, pode vazar, a bomba trava...o ser humano é um eterno insatisfeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Fazendo a prova real usando o Ruído, chego a conclusão que os RPMs do que tem mais CFM está errado, impossível ter um CFM tão alto e um rpm baixo com ruído algo não combina pela prova real acho mais fácil ser 1 erro ao invés de 2 (erro no RPM) ou (2 erros 1 no Ruído e 1 no CFM).

 

 

adicionado 3 minutos depois

Quanto a WC cooler master, ainda acho ser o melhor, mas se vaza..., se não mexer muito como eu não mexi muito no meu nem troque o liquido logo nunca vazou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Henrique PP disse:

@misterjohn Fazendo a prova real usando o Ruído, chego a conclusão que os RPMs do que tem mais CFM está errado, impossível ter um CFM tão alto e um rpm baixo com ruído algo não combina pela prova real acho mais fácil ser 1 erro ao invés de 2 (erro no RPM) ou (2 erros 1 no Ruído e 1 no CFM).

 

 

adicionado 3 minutos depois

Quanto a WC cooler master, ainda acho ser o melhor, mas se vaza..., se não mexer muito como eu não mexi muito no meu nem troque o liquido logo nunca vazou.

Concordo contigo, usei o h115i desde 2016 até o final de 2019 nunca vazou, é aquela história "quem conta um conto aumenta um ponto" ou seja o cara le que houve um vazamento porque o usuário tentou trocar o fluido e alguém já espalha dizendo que o cooler não presta porque vazou do nada.......

adicionado 1 minuto depois
10 horas atrás, Henrique PP disse:

@misterjohn Fazendo a prova real usando o Ruído, chego a conclusão que os RPMs do que tem mais CFM está errado, impossível ter um CFM tão alto e um rpm baixo com ruído algo não combina pela prova real acho mais fácil ser 1 erro ao invés de 2 (erro no RPM) ou (2 erros 1 no Ruído e 1 no CFM).

 

 

adicionado 3 minutos depois

Quanto a WC cooler master, ainda acho ser o melhor, mas se vaza..., se não mexer muito como eu não mexi muito no meu nem troque o liquido logo nunca vazou.

 

Pois é, recentemente criei um tópico sobre esse tema, erro, falta de informações ou indevidas de produtos nos sites, pontos de venda, etc, não fui bem compreendido, mas isso acontece e muito, então não pode ser desprezado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este cooler tem locais que só mencionam 1155 re 1156 no próprio site na aba "Features" aparece isso mas na aba "Specification" em Socket type consta 115X...então devo considerar que serve no 1151? Pela lógica, se consta os 3 primeiros números da referência do soquete Intel e o final um X, isso subentende-se que de 0 a 9 no lugar do X, supondo que existisse todos os números, iria servir...do contrário não tem lógica.

 

Obs: A propósito, é uma boa opção? Ele já existe há muito tempo, se fosse ruim já tinha desaparecido.

 

http://www.akasa.com.tw/search.php?seed=AK-CC4008HP01

 

Esse teste foi feito aqui em 2011 talvez seja por isso, atualizaram o produto e passaram a fornecer adaptador para todos, seria isso?

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/refrigeração/teste-do-cooler-akasa-venom-voodoo-r35744/?nbcpage=4

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue as dimensões do gabinete CM-690 III da ColerMaster para mostrar que não estou "com onda" ou deparo em limitação com wc ou possíveis incompatibilidade com ai cooler, não adianta por um de 50 mangos e ficar fazendo barulho como esse, tão pouco a utilização justifica algo de ponta.

 

Estou querendo acabar com isso e comprar o Lúcifer V2, creio que a altura é compatível:

 

http://www.gamerstorm.com/product/CPUAIRCOOLER/2016-03/1287_4929.shtml

 

7f92654ff46940e58ce5783e4b66f831.jpg

 

Dimensões do gabinete

 

- do topo até a placa-mãe:

esAaxXC.jpg

 

e8uJXUN.jpg

 

- distancia da placa-mãe ate a tampa lateral:

NzVBU5L.jpg

 

452Othg.jpg

 

- distância da fan de gabinete traseira:

 

d8lnTBP.jpg

 

- dimensão da tampa superior que possui um espaço e é toda "furadinha", devido a construção interna, que a torna menor do que externamente, não cabe nem a ventoinha ( 25 mm ) e nem o radiador ( 30 mm ) :

B8VuyGM.jpg

 

3OX24iX.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Com esse espaçamento dentro do gabinete dá pra colocar o que você quiser (ou quase)

 

Sempre valorizei o espaço acima da placa para colocar um water cooler. No seu gabinete parece que da, isso claro se a informações de dimensões do produto também não contiverem erro, kkkk.

 

O problema é o famoso copiar e colar, se faz isso com informação errada sejam só reprodução de erro, vejo muito isso no mercado livre, mas na pichau foi primeira vez.

 

Geralmente é assim, WC é 2,5cm da ventoinha + a bomba que varia de 2cm a 2,5cm, sedo o total 5cm. se faltar espaço para um WC é só comprar uma ventoinha slim. tipo essa que eu já usei uma parecida porque faltava 1cm no meu caso.

https://pt.aliexpress.com/item/32856778576.html?spm=a2g0o.detail.1000013.1.45bc4de47Xymuh&gps-id=pcDetailBottomMoreThisSeller&scm=1007.13339.90158.0&scm_id=1007.13339.90158.0&scm-url=1007.13339.90158.0&pvid=cce5b701-9e0a-433e-974d-5227642ac2c3

conseguir CFM alto em ventoinha slim se mostra uma dificuldade, mas essa acima é uma das melhores que achei, ao invés de 2,5cm essa tem 1,5cm, 1cm de folga o que ajuda muito a caber em gabinete pequenos, mas haverá perda de fluxo de ar, pois foi o que eu observei no meu WC trocando a ventoinha padrão por essa slim

https://www.pichau.com.br/ventoinha-cooler-master-xtraflo-120-slim-r4-xfxs-16pk-r1-box

sim comprei essa ai e não durou nada (durou quase 2 anos no meu Seidon 120v, enquanto que a ventoinha de 2,5cm está nele até hoje funcionado), então também fica a dica ventoinha slim evite se puder, pois mesmo tendo um CFM já mais baixo pela experiência que tive acredito que as mesmas não durem muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rickrj Eu não preciso de um super cooler, a questão é que tem muitos modelos, a gente acaba ficando na dúvida,  principalmente quando acha grandes coolers com preços que compensam comprar mesmo que esteja digamos superdimensionado.

Mas a pior parte são as especificações técnicas,  a gente encontra um com um CFM de 50 com uma ventoinha de 120 e o usuário diz que a temperatura do seu processador não passa de  65ºC e um outro com CFM de 80 e uma ventoinha de 140 (exemplos) e o usuário reclamando que o seu processador vai a 85ºC...tenho noção de que outras variáveis como tamanho do gabinete, ventilação interna, arrumação dos cabos, pasta nova e boa, influem nessa equação, mas será que posso esquecer opinião, reviews, comparativos e me pautar apenas pela especificação técnica?

E testes e comparação então? Você encontra resultados melhores para especificação inferior do que para superior muitas vezes, inclusives divergindo um do outro?

Esse é o nosso problema, a qual eu me incluo, querer se espelhar na opinião dos outros para achar que fez a melhor compra possível, mas o certo mesmo é adquirir pela especificação, essa tem que prevalecer.

Obs: Para comprar baseado em testes, teria que trazer para minha casa, meia dúzia de modelos e testar um por um, ai sim, teria o mais adequado, agora ficar pesquisando acaba confundindo mais do que ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

Com relação às ventoinhas, existem 3 tipos segundo a Cooler Master:

 

1567929630_ventoinhas1.png.f599879525a7f3608f7b418aa6dd8ce6.png

 

ventoinhas.thumb.png.2dd078cd62f6a1c139c3bf868203d202.png

 

Pressão - menor fluxo de ar, maior pressão estática. Indicado para gabinetes (onde há alta resistência do ar como na admissão).

https://www.coolermaster.com/catalog/coolers/case-fan/masterfan-pro-120-ap/#Specifications

 

Fluxo - maior fluxo de ar, menor pressão estática. Indicado para gabinetes (baixa resistência do ar como na exaustão).

https://www.coolermaster.com/catalog/coolers/case-fan/masterfan-pro-120-af/#Specifications

 

Balanceado - meio termo entre fluxo de ar e pressão estática. Indicado para o cooler da CPU.

https://www.coolermaster.com/catalog/coolers/case-fan/masterfan-pro-120-ab/#Specifications

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa materia, bem esclarecedora no que diz respeito as ventoinhas, isso porque a maioria a qual eu me incluo, desconhece esses aspectos sobre ventoinhas, é o que eu sempre falo: "especificação" esse é o segredo e de certo modo projeto, veja também que a empresa que fabrica, portanto detém conhecimento profundo, demonstra aquilo que venho falando sobre a quantidade de fans instaladas, ou seja tem que ter o mesmo número para expirar e para aspirar, mas confesso que apesar de saber que a dificuldade de aspirar e expirar são diferentes devido a forma construtiva do gabinete, isto é, os obstáculos que existem como no frontal principalmente. Mesmo sabendo dessas diferenças, eu nunca pensei em utilizar ventoinhas diferentes, sabia que existiam, mas não tinha noção exata da função de cada uma. Por isso que a Coolermaster recomenda a instalação de cooler "Air Balance Hybrid Design" e "Air Pressure Heli-inspired" para aspirar, devido a forma construtiva do frontal do gabinete com obstáculos, e para expirar os "Air Flow Jet-inspired" já que praticamente não existem obstáculos.

Obs: Porque não fabricam uma ventoinha a estilo turbina de avião, essa ai faria uma ventania danada no gabinete, perigoso é instalar um monte como muitos fazem e o gabinete levantar voo....😂

 

ge90paris_free_big.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shredder AMI Meu problema não é coil wine (é assim que se escreve?), não é um som como esse do vídeo que se assemlha a um radio am modulando, vinha mesmo da ventoinha, acho que sei distinguir ruidos e localizar a origem...agora essa ventoinha ai que o cara ligou só se for para pcs que são usados como servidores e ficam bem longe de todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, GabrielLP14 disse:

Coilwhine com a galax eles aceitam RMA correto?

Eles trocavam, não sei como fazem hoje.

Tive esse problema com uma R9 Nano, deixei a GPU em estresse por algumas horas e resolveu o problema. No meu caso deu certo, nem sempre isso funciona.

 

@misterjohn Isso, mostrei esse vídeo apenas para mostrar aquela "turbina". Caso esteja interessado em ventoinhas de altíssimo fluxo de ar e pressão estática, tem esses modelos da linha Industrial PPC da Noctua. Tem até IP67 em algumas ventoinhas.

https://noctua.at/en/products/fan

 

https://www.waz.com.br/ventoinha-cooler-12cm-noctua-industrial-nf-f12-industrialppc-3000-pwm-html/p

109CFM 10,52mm H2O @ 3.000rpm 43,5dBA.

 

https://www.waz.com.br/ventoinha-cooler-14cm-noctua-industrial-nf-a14-industrialppc-3000-pwm-html/p

158CFM 7,63mm H2O @ 3.000rpm 41,3dBA.

 

A propósito, o air cooler que eu queria comprar era o Noctua NH-D15, descartei pois não caberia no meu gabinete. Na época estava 429 reais (abril de 2009) quando o dólar era menos de 4 reais... Hoje está 710 reais... Preço absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shredder AMI Sobre o vídeo, não foi uma crítica, apenas um comentário, para mim foi bom, não conhecia ventoinhas que fizesse tanto barulho, evidente que nenhum de nos irá usar em um gabinete que estará ao nosso lado.

Eu comprei um NH-D15 recentemente porque era meu objeto de consumo, queria comprar em 2016 mas como estava sem saldo e só vendia na Waz, acabei comprando um WC H115i porque era outro produto que também queria ter e experimentar.

Muitos falam que o Noctua entorta placas, mas isso não procede, primeiro porque o soquete fica fixado em 4 pontos na placa-mãe, com back plate, além disso acima dessa fixação tem mais 4 parafusos bem próximos para fixação da placa-mãe no gabinete, que inviabiliza qualquer empenamento, além disso tem mais dois parafusos, no total 6 e ainda para garantir o produto, nem sabia que já existia em 2009 pode até ter sido lançado antes disso, mas se não prestasse, se estragasse placas, não estaria no mercado no mínimo há 11 anos, isso considerando essa data de 2009, tentei achar a data de fundação da empresa mas não achei, porém tem um dado interessante, a origem do nome:

 

O que significa o Noctua?

A pequena coruja, Athene noctua, é o símbolo da deusa grega Athene, que representa sabedoria, ciência e estratégia. Ela tem uma preferência marcante pelos mais inteligentes entre os heróis gregos, como Odisseu, que aguenta suas aventuras pelo uso de consideração mais experiente em vez de mera força. A coruja sempre simbolizou inteligência e prudência e, com seu rosto masculino, é o emblema da atenção e da comunicação. Nós da Noctua imitamos seus atributos de observação calma e precisa no escuro, seu vôo silencioso, bem como o uso econômico e eficaz de seus poderes e ataques precisos.

 

Quanto ao preço, de 2009 para cá até que não aumentou muito, você disse que custava R$ 429,00 em abril de 2009 e eu adquiri em janeiro de 2020 por R$ 632,52 ou quase 50 % de aumento em 11 anos não é muito, também acabei comprando o kit de montagem para AM4 para poder instalar no Ryzen, apesar de ser nas americanas, mas foi no market place da Waz, estranhamente só ela que vende esse produto, poderia até colocar os preços nas nuvens mais ainda se quisesse.

 

xsUmbXP.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Desculpa se deu essa impressão, não foi isso que quis 😞. Passei aquele vídeo e aqueles links das ventoinhas da Noctua porque é algo bem raro de encontrar à venda para nós, consumidores mainstream. Algo com tanto fluxo de ar, com tanta pressão estática e com tanto barulho 🙉. 98,6dBA aquelas 2 ventoinhas do vídeo do TecLab, algo ensurdecedor.

 

11 horas atrás, Shredder AMI disse:

A propósito, o air cooler que eu queria comprar era o Noctua NH-D15, descartei pois não caberia no meu gabinete. Na época estava 429 reais (abril de 2009) quando o dólar era menos de 4 reais... Hoje está 710 reais... Preço absurdo.

Quanto à data eu errei, é 2019, ano passado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Shredder AMI disse:

@misterjohn Desculpa se deu essa impressão, não foi isso que quis 😞. Passei aquele vídeo e aqueles links das ventoinhas da Noctua porque é algo bem raro de encontrar à venda para nós, consumidores mainstream. Algo com tanto fluxo de ar, com tanta pressão estática e com tanto barulho 🙉. 98,6dBA aquelas 2 ventoinhas do vídeo do TecLab, algo ensurdecedor.

 

Quanto à data eu errei, é 2019, ano passado.

Eu acho que você se equivocou, eu acompanhei o preço dele até surgir essa oferta da Waz no market place das americanas, mas por esse valor R$ 429,00 nunca vi parecido.

adicionado 8 minutos depois

@GabrielLP14 Indique um programa e uma forma de testar que eu faço, agora cansei de ver reviews antes de comprar, em um falam uma coisa em outro outra, mas sobre o Noctua é praticamente  um consenso sobre ele, eu li em um site gringo, que esse o fabricante do assassin fajutou um teste sobre ele, pode não ser verdade, infelizmente não salvei o link, também tem um interessante, o Akasa Venom Medusa e Akasa Venom Vodoo, mas se procurar também vai achar quem não ache tão bom, se for por opinião você não comprará nada...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ambiente em que está o pc é um cubículo (quarto de empregada) de 6 m² com porta e vitro na mesma parede e o ar não circula  por isso, tem ar condicionado mas no momento está ligado o ventilador de teto (o corona virus gosta de ar frio, estou com receio de ligar o ar..sério) e no momento desses testes a temperatura está em 28.3ºC

 

ZfbrSl0.jpg

 

 

7G77i7Y.jpg

 

yFqbnB8.jpg

 

XBxJ5bU.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, misterjohn disse:

Eu acho que você se equivocou, eu acompanhei o preço dele até surgir essa oferta da Waz no market place das americanas, mas por esse valor R$ 429,00 nunca vi parecido.

 Foi uma promoção relâmpago, quase boletei, mas meu gabinete tem espaço de 155mm para CPU Cooler. O Noctua NH-D15 tem 165mm de altura.

 

desktop1.thumb.png.7cf22c741cae001aa269a5077116adc8.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...