Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo queimou


Ir à solução Resolvido por misterjohn,

Posts recomendados

Olá a todos. (Nao sei se esse é o lugar certo mas vou postar aqui esse topico)

 

Basicamente a minha gpu queimou: Eu estava usando normalmente quando de repente o PC desligou, apertei o botão de energia e não deu nem sinal de vida, tirei os cabos coloquei de novo e cliquei novamente no botão de energia, o PC até ligou mas imediatamente vi faíscas saindo de dentro do gabinete e desliguei imediatamente (cheiro de queimado forte). Após isso eu testei a fonte sozinha (com técnica do clips de papel) e aparentemente estava funcionando, depois disso tirei as peças e vi que o cheiro de queimado persistia mais fortemente apenas na gpu, emprestei a gpu do meu amigo e o PC ligou e funcionou normalmente até onde pude ver, testei a minha gpu de novo e a fonte só fazia uns barulhos estranhos e o PC não ligava.

Obs1: sem placa de vídeo o PC liga tambem e todas as luzes acendem.

Obs2:visivelmente a placa-mãe e a fonte ou qualquer outra peça não parece estar queimada (preto oxidado) até onde pude ver.

Obs3: todas as peças do meu computador são praticamente novas, menos a gpu e a fonte que tem a mesma idade. A gpu era uma gtx 970 (5 anos de uso) e a fonte é CX 500 da corsair (não vejo nenhuma diferença aparente no funcionamento da fonte)

 

A minha pergunta é: vale a pena comprar outra gpu apenas? O risco de eu colocar ali e acabar queimando de novo é alto? A fonte fica normal mesmo com a gpu tendo queimando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc Detalhe que o barulho estranho da fonte só acontece quando eu coloco a mina placa de vídeo queimada, e é bem baixo quase imperceptível.  Na placa de vídeo do meu amigo a fonte ficou normal, sem qualquer anomalia aparente. Será que o risco é muito grande em não trocar/conferir a fonte? Imagino que ela nem ligue com a placa de vídeo estragada pra proteger o PC por que a gpu está em curto circuito provavelmente, então seria normal ela fazer isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso que se essa placa de vídeo não tem alimentação direta na fonte, está não pode ser responsabilizada pela queima, quem teria que sofrer a antes, na minha opinião, é a placa-mãe já que ela que entrega a tensão adequada. 

Essa sua "Obs1: sem placa de vídeo o PC liga tambem e todas as luzes acendem." esse liga é só os leds ou dá video por ter on board?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Luis Henrique77 disse:

emprestei a gpu do meu amigo e o PC ligou e funcionou normalmente até onde pude ver

Qual placa de vídeo foi testada no seu setup?

O teste que precisa ser realizado é a sua placa de vídeo em outro setup com uma fonte tão boa quanto a sua, porém comprovadamente funcional ou no seu próprio setup, mas com outra fonte também de qualidade.
Testar a sua fonte em outro setup com consumo equivalente acho arriscado e não prudente até que constate não ser problema dela.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn não processador não tem vídeo onboard, o que liga é as leds da placa-mãe, cooler do processador e os demais coolers assim como a fonte. Com a gpu do meu amigo tudo ligou e funcionou normal como era antes, nada mais parece estar queimado. MAS tem um cabo da fonte que preciso ligar direto na gpu que seria o cabo da energia em si. (Gtx 970)

adicionado 3 minutos depois

@Daianne Limeira a placa do meu amigo é uma gtx 1060, acho que até melhor que a minha que seria uma gtx 970. Mas não coloquei a minha gpu no computador dele com medo de estragar algo (ele também tem uma cx 500 da corsair). Mas acredito que posso concluir que é a gpu o problema visto que funcionou normalmente quando coloquei outra no meu PC, fora o cheiro de queimado que vem apenas da mnha gpu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Henrique77

1 minuto atrás, Luis Henrique77 disse:

@misterjohn não processador não tem vídeo onboard, o que liga é as leds da placa-mãe, cooler do processador e os demais coolers assim como a fonte. Com a gpu do meu amigo tudo ligou e funcionou normal como era antes, nada mais parece estar queimado. MAS tem um cabo da fonte que preciso ligar direto na gpu que seria o cabo da energia em si. (Gtx 970)

Eu não falei isso..o que eu disse é se a sua "placa-mãe" tem vídeo on board, talvez não tenha compreendido, então estou corrigindo, eu compro placa-mãe com vídeo on board mas uso uma placa off, dai a pergunta, e se colocou outra, a placa-mãe está boa...além do mais não tem essa informação sobre seu processador ter vídeo ou não....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Luis Henrique77 disse:

a placa do meu amigo é uma gtx 1060, acho que até melhor que a minha que seria uma gtx 970.

Assim sendo, placas de consumo semelhante, tudo aponta para a queima da sua placa de vídeo realmente... mas também acredito que você deva se precaver em função do motivo pelo qual a placa tenha apresentado problemas. Fazer um check-up e ficar de olho na fonte seria salutar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn sim, realmente não coloquei a informação, o certo é que eu preciso usar uma gpu pra conseguir vídeo no monitor (placa-mãe nao tem video on board) sem ela eu só posso ver as luzes da placa-mãe acessa. Mas nessas circunstâncias você acharia arriscado colocar apenas uma gpu nova então?  Será que não vai queimar de novo? A fonte fica normal mesmo com a gpu queimando (na qual a fonte tem um cabo de energia que liga direto na gpu)?

adicionado 1 minuto depois

@Daianne Limeira você acha arriscado só trocar a gpu nessas circunstâncias?  Será que não vai queimar de novo? A fonte ficar normal será mesmo com a gpu queimando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem chance da parte da fonte que alimenta a GPU estar quebrada e queimar uma GPU nova quando voce exigir mais dela...

 

Eu preferiria testar a fonte ou, se nao puder esperar, comprar uma nova ja que uma cx550 custa uns 350 reais. Um terço do preço de uma placa de video nova...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Luis Henrique77 disse:

você acha arriscado só trocar a gpu nessas circunstâncias?  Será que não vai queimar de novo? A fonte ficar normal será mesmo com a gpu queimando?

Difícil responder. Você tem em mãos uma fonte, segundo você, de 5 anos. Tudo tem um tempo de vida útil reduzido proporcionalmente ao tempo de uso. Mesmo não sendo a fonte a causadora do dano eu acredito que vale uma atenção, sendo ela a provedora de energia ao sistema. Manutenção preventiva é o pulo do gato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 minutos atrás, Luis Henrique77 disse:

@misterjohn sim, realmente não coloquei a informação, o certo é que eu preciso usar uma gpu pra conseguir vídeo no monitor (placa-mãe nao tem video on board) sem ela eu só posso ver as luzes da placa-mãe acessa. Mas nessas circunstâncias você acharia arriscado colocar apenas uma gpu nova então?  Será que não vai queimar de novo? A fonte fica normal mesmo com a gpu queimando (na qual a fonte tem um cabo de energia que liga direto na gpu)?

adicionado 1 minuto depois

@Daianne Limeira você acha arriscado só trocar a gpu nessas circunstâncias?  Será que não vai queimar de novo? A fonte ficar normal será mesmo com a gpu queimando?

Se a placa é alimentada direta pela fonte, use um multímetro e teste a saida desse conector...realmente nessas circunstâncias é duvidoso, isso porque para sair faiscas e cheiro de queimado ouve um envio de um pico de tensão ou um curto que pode até ter sido causado por um inseto ou até por formigas já que elas liberam uma substância ácida que destrói as placas eletrônicas, corroem as trilhas, isolando os componentes um do outro, e provocam um curto-circuito.

Se puder postar imagens em close seria legal para ilustrar melhor seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daianne Limeira @misterjohn @Brc Obrigado pelas dicas, quanto ao motivo de ela ter queimado eu acredito ser por estar velha mesmo, desde alguns anos uma das ventoinhas parou de girar bem ficava meio travada e fazia um barulho quando recém ligada, não mexi na gpu abrindo ela por medo de estragar na época.  Apos eu descobrir que queimou eu abri a gpu e curiosamente não consegui ver nada queimado... apenas um cheiro de queimado forte mesmo, talvez abaixo de algum dissipador que eu não pude remover.

 

Vou fazer o teste do multímetro na fonte,  você tem alguma ideia de quantos volts deve aparecer? No cabo da energia que vai na gpu, são 6-8 pinos se não me engano ne. A fonte precisa estar ligada pra testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...