Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar com multímetro cabos PCI-E da fonte


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Olá,

Recentemente minha gpu queimou (com faíscas e cheiro de queimado). Queria testar as saídas PCI express da fonte para ter certeza que a fonte não foi danificada e posso usar outra gpu com ela, mas não tenho a mínima ideia de como exatamente utilizar o multímetro.

 

Minha fonte é CX 500 da corsair 80 plus bronze; tenho 2 cabos pci-e com 6&8 pinos.

 

As minhas principais dúvidas sao:

1. Quantos volts deve aparecer no multímetro e onde devo colocar cada ponta?

2. A fonte precisa estar ligada para fazer esse cálculo? 

3. Qual "escala" (não sei se o nome é esse, mas me refiro a girar aquele botao no centro) devo colocar no multímetro? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Luis Henrique77 disse:

1. Quantos volts deve aparecer no multímetro e onde devo colocar cada ponta?

12V

 

7 minutos atrás, Luis Henrique77 disse:

2. A fonte precisa estar ligada para fazer esse cálculo? 

Sim

 

7 minutos atrás, Luis Henrique77 disse:

3. Qual "escala" (não sei se o nome é esse, mas me refiro a girar aquele botao no centro) devo colocar no multímetro? 

Escala de corrente continua, vai ter escrito 20V, coloca nele.

 

 

 

Coloque a ponta de prova preta coloca onde é fio preto, a ponta de prova vermelha onde é o fio amarelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Eu testei todas as entradas com a fonte ligada na placa-mãe com memoria e processador. Todas deram 12,30~ volts é normal isso?

Outra coisa, como minha gpu queimou não consigo ligar o pc com ela conectada, mas sem a gpu o pc liga normalmente (a placa-mãe liga a led, a fan do processador gira e o cooler da fonte gira normalmente também), ja testei com outra gpu de um amigo equivalente a minha e ligou e funcionou normal com ela durante alguns minutos.

Você diria que eu posso comprar outra gpu e colocar nesse PC sem medo de queimar algo de novo? visto que queimou a gpu uma vez de sair faiscas e cheiro de queimado só na gpu (mas o motivo é provavelmente por ser velha mesmo, ela ja estava com alguns problemas na ventoinha há alguns anos e esquentava bastante)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Henrique77 12.30V é normal sim.

 

Inclusive podia testar sem ser com o pc todo ligado, só colocando um clips de papel no fio verde da fonte e qualquer preto.

 

E sim, pode comprar outra gpu e colocar que não irá queimar, pois como você mesmo disse sua fonte estragou, mas ela já tinha alguns problemas antes, então ela não queimou por qualquer motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/03/2020 às 18:35, Elder Nauvirth disse:

E sim, pode comprar outra gpu e colocar que não irá queimar, pois como você mesmo disse sua fonte estragou, mas ela já tinha alguns problemas antes, então ela não queimou por qualquer motivo.

No caso ali você quis dizer que a "gpu" estragou certo?

 

@Elder Nauvirth  Aproveitando para uma última dúvida: Pois bem, a minha gpu queimou, e testando a fonte que usava com multímetro ela ficou normal com 12v nos cabos de energia que vão na gpu. Mas me surgiu a dúvida, será que num pico de uso da placa de vídeo esses volts não podem variar (e se a fonte estiver com problema acabe queimando mesmo)? Ou o fato de eu ter visto que essa tensão está normal com o multímetro, testando como fiz, já posso ficar tranquilo mesmo nos pico de uso da fonte para gpu?

 

Obrigado pela atenção!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Luis Henrique77 disse:

No caso ali você quis dizer que a "gpu" estragou certo?

Isso mesmo, desculpa pelo erro de escrita, as vezes acontece, pensei em gpu sim, mas na escrita saiu fonte.

 

Sobre a pergunta:

 

Mesmo que tenha pico de uso, não fará queimar, pois a fonte é boa, se fosse para queimar a fonte iria junto.

 

A tensão 12.30V está certo, a tolerância é de +-5% segundo o multímetro, então não precisa se preocupar.

 

Pode colocar outra gpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...