Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo pode não dar vídeo por conta da fonte?


zzdan

Posts recomendados

Seguinte, Tenho uma rx 550 4GB que não esta dando vídeo, o meu computador todo liga, até mesmo a placa de vídeo, mas ela se recusa a dar vídeo. 

Minha Config é :

Fonte Genérica de 500w com ''pfc ativo'' ( que uso com a mesma config a 2 meses e nunca deu problema, acredito que só agora )

i3 4170

asus h81m-e

RX 550 4GB Powercolor

Eu fiz todos os testes possíveis com a placa de vídeo, inclusive levei ela pra testar em outro computador e ela deu vídeo sem problemas, já limpei o slot pci e mesmo assim não dá vídeo, e também meu pc tá dando vídeo normalmente sem a placa de vídeo, apenas usando a intel hd graphics.

vocês acham que a fonte pode estar causando este problema? Como é uma placa de vídeo que consome pouco, eu mesmo assim desconfiei por conta da minha fonte ser genérica, comprei uma fonte evga 450BT hoje na kabum porém mesmo assim estou desconfiado de não funcionar, há algum teste ou qualquer outra coisa que eu possa fazer pra solucionar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zzdan Sim, é possível que seja a fonte que não esteja conseguindo suprir a energia solicitada pelo seu setup e se você já testou a placa de vídeo em outro setup sem apresentar problemas, creio que você tomou a atitude correta em substituir a fonte. Em princípio, os indício apontam para a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

@zzdan Sim, é possível que seja a fonte que não esteja conseguindo suprir a energia solicitada pelo seu setup e se você já testou a placa de vídeo em outro setup sem apresentar problemas, creio que você tomou a atitude correta em substituir a fonte. Em princípio, os indício apontam para a fonte.

Muito Obrigado pela resposta ! Fiz a compra hoje da fonte, assim que chegar faço o teste e atualizo aqui.

adicionado 13 minutos depois
16 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

@zzdan Sim, é possível que seja a fonte que não esteja conseguindo suprir a energia solicitada pelo seu setup e se você já testou a placa de vídeo em outro setup sem apresentar problemas, creio que você tomou a atitude correta em substituir a fonte. Em princípio, os indício apontam para a fonte.

Alias, tirando outra dúvida, eu vi que tem alguns casos onde a placa-mãe seta a bios pra dar boot apenas com a placa de video integrada, porém nunca achei essa opção na bios da minha mobo pra tentar mudar pra pci ( asus h81m-e ), acha que poderia ser isso também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/03/2020 às 23:17, Daianne Limeira disse:

@zzdan Sim, é possível que seja a fonte que não esteja conseguindo suprir a energia solicitada pelo seu setup e se você já testou a placa de vídeo em outro setup sem apresentar problemas, creio que você tomou a atitude correta em substituir a fonte. Em princípio, os indício apontam para a fonte.

Então, instalei a fonte e, nada. Agora eu acredito que pode ser o adaptador vga que uso com a placa de vídeo, mas eu tentei usar um adaptador dp novo e n foi então ainda tô com um pé atrás..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/03/2020 às 23:25, zzdan disse:

eu vi que tem alguns casos onde a placa-mãe seta a bios pra dar boot apenas com a placa de video integrada, porém nunca achei essa opção na bios da minha mobo pra tentar mudar pra pci

Normalmente a placa-mãe faz a detecção da placa de vídeo no slot PCI-e automaticamente.
Se souber, faça um clear CMOS e veja se soluciona.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Daianne Limeira disse:

Normalmente a placa-mãe faz a detecção da placa de vídeo no slot PCI-e automaticamente.
Se souber, faça um clear CMOS e veja se soluciona.


 

Vou fazer isso agora, mas até então a placa não deu video mesmo com a nova fonte, estranho é que ela tá ligando normalmente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

@zzdan No BIOS localize:

Graphics Configuration
Primary Display [Auto] mude para [PCIE]

Salve e reinicie.

Fiz isso ontem mas vou fazer novamente, eu acredito que seja o conversor que eu uso, só acho meio estranho é que minha placa de video não da video também com cabo hdmi direto sem nenhum conversor, mesmo com um monitor novo que comprei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zzdan Localize e se certifique em estar realmente DESATIVADO.

EPU Power Saving Mode [Disabled]

adicionado 2 minutos depois

Veja como esta configurado:
 

PCIEX16_1 Link Speed [Auto]

 

adicionado 4 minutos depois

Verifique também o cabo HDMI que você está utilizando, seja com o adaptador/conversor ou não.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

@zzdan Localize e se certifique em estar realmente DESATIVADO.

EPU Power Saving Mode [Disabled]

adicionado 2 minutos depois

Veja como esta configurado:
 

PCIEX16_1 Link Speed [Auto]

 

adicionado 4 minutos depois

Verifique também o cabo HDMI que você está utilizando, seja com o adaptador/conversor ou não.
 

Daiane, fiz tudo isso agora mas mesmo assim continua não dando video, e inclusive pra mim poder acessar a bios eu tenho que tirar a gpu e usar a igpu do processador, não sei se isso influencia em algo já que eu não consigo acessar a bios usando a placa de vídeo, uma coisa que vi é que quando acesso às configurações do pci na bios, aparece algo relacionado a "PCIEx16 not present". Deixei as configuracoes nos conformes como falou. Meu computador liga normalmente, a placa de vídeo também, não sei mais o que pode ser.. OBS : uma coisa que vi também é que toda vez que entro na bios pra mudar algo, essa configuração de primary display adapter sempre volta pro auto mesmo salvando e reiniciando ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

@zzdan A alimentação desta RX550 é apenas pelo slot PCI-e... correto?

Verifique como estão configuradas as opções abaixo:
image.png.2afec20d4fead7ac054e7f47dfcc8f55.png

Os 3 estão no auto, e sim a placa tem alimentação só pelo PCI-e, eu acredito que pode ser o meu conversor ou o slot da placa pci está queimado ou algo do tipo, não sei mais o que fazer..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Daianne Limeira disse:

@zzdan A alimentação desta RX550 é apenas pelo slot PCI-e... correto?

Verifique como estão configuradas as opções abaixo:
image.png.2afec20d4fead7ac054e7f47dfcc8f55.png

Atualizando : Fiz alguns testes com a placa, meu computador liga normalmente e dá video com a gpu conectada e ligada pois a ventoinha tá girando normal também, porém só dá video com o cabo conectado na placa-mãe, ou seja, a placa-mãe não está reconhecendo a placa de vídeo, já entrei no gerenciador de dispositivos e o driver da minha rx 550 não está lá também, só o dá intel hd graphics, é algum problema relacionado a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, zzdan disse:

Fiz alguns testes com a placa, meu computador liga normalmente e dá video com a gpu conectada e ligada pois a ventoinha tá girando normal também, porém só dá video com o cabo conectado na placa-mãe, ou seja, a placa-mãe não está reconhecendo a placa de vídeo,

Agora que você já consegue ligar o PC com a placa conectada, mesmo que usando o vídeo onboard, refaça todos os procedimentos de configuração do BIOS vistos acima. Sempre salvando ao sair.
Ex.: No BIOS localize:

Graphics Configuration
Primary Display [Auto] mude para [PCIE]

Salve e reinicie.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Daianne Limeira disse:

Agora que você já consegue ligar o PC com a placa conectada, mesmo que usando o vídeo onboard, refaça todos os procedimentos de configuração do BIOS vistos acima. Sempre salvando ao sair.
Ex.: No BIOS localize:

Graphics Configuration
Primary Display [Auto] mude para [PCIE]

Salve e reinicie.

Como o cabo está conectado na placa-mãe, na hora de reiniciar posso mudar o cabo e conectar na placa de vídeo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zzdan Com o PC em processo de reinicialização não seria prudente.
Mas este procedimento é apenas para teste, saber como o PC se comporta. Estamos explorando as possibilidades, já que o cabível já foi tentado.

Habilite também, antes de reiniciar:
iGPU Multi-Monitor [Disabled]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Daianne Limeira disse:

@zzdan Com o PC em processo de reinicialização não, jamais.
Mas este procedimento é apenas para teste, saber como o PC se comporta.

Habilite também, antes de reiniciar:
iGPU Multi-Monitor [Disabled]

ok, farei isso agora.

adicionado 7 minutos depois
6 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

@zzdan Com o PC em processo de reinicialização não seria prudente.
Mas este procedimento é apenas para teste, saber como o PC se comporta. Estamos explorando as possibilidades, já que o cabível já foi tentado.

Habilite também, antes de reiniciar:
iGPU Multi-Monitor [Disabled]

Bom, acabei de fazer isso e nenhuma diferença, única coisa que acho estranho é que toda vez que salvo a configuração do primary display adapter pra pci e aperto em save changes and reset, nunca salva realmente, pois sempre quando volto na bios depois de fazer isso, o primary display adapter tá em [auto].

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zzdan
Limpe os contatos a placa de vídeo com uma borracha escolar branca e macia... após isto, evite ficar plugando e desplugando a placa de vídeo ao fazer os testes... no máximo, alterne apenas o cabo HDMI / VGA entre a onboard e a offboard.
 

adicionado 4 minutos depois
12 minutos atrás, zzdan disse:

Bom, acabei de fazer isso e nenhuma diferença,

Consta agora no gerenciador de dispositivos?

adicionado 5 minutos depois
14 minutos atrás, zzdan disse:

toda vez que salvo a configuração do primary display adapter pra pci e aperto em save changes and reset, nunca salva realmente, pois sempre quando volto na bios depois de fazer isso, o primary display adapter tá em [auto].


iGPU Multi-Monitor ... se mantém habilitado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

@zzdan
Limpe os contatos a placa de vídeo com uma borracha escolar branca e macia... após isto, evite ficar plugando e desplugando a placa de vídeo ao fazer os testes... no máximo, alterne apenas o cabo HDMI / VGA entre a onboard e a offboard.
 

adicionado 4 minutos depois

Consta agora no gerenciador de dispositivos?

adicionado 5 minutos depois


iGPU Multi-Monitor ... se mantém habilitado?

Limpei os contatos e nada também, só dá vídeo com o cabo conectado na mobo. iGPU Multi-Monitor se mantém habilitado e a placa de vídeo não consta no gerenciador de dispositivos. Quando abro as configurações do Radeon no meu pc, aparece isso aí :

Capture.png

adicionado 17 minutos depois

@Daianne Limeira Fui agora pouco no gerenciador de dispositivos, fui em Exibir > Mostrar Dispositivos Ocultos, e então, lá estava nos adaptadores de vídeo a RX 550, porém consta como se estivesse desconectada como mostrando no print.

gpu.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...