Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Vou relatar meu caso: Estava usando meu PC normalmente até que de repente o pc desligou, fui tentar ligar de novo e não ligava, tirei todos os cabos recoloquei e tentei ligar e o resultado foi de que até ligou mas saíram faíscas com cheiro de queimado forte e eu imediatamente desliguei. CONLUSÃO: A minha gpu com certeza queimou pois está com um cheiro de queimado forte e fazendo teste com a placa de video de um amigo o pc ligou normalmente, sendo que sem placa de video ele liga normalmente também embora eu não possa ver vídeo por que não tenho vídeo on board (a gpu tinha 5 anos e tinha problemas na ventoinha e de esquentar muito o que faz sentido ela ter queimado). Porém estou com medo de isso ter danificado outras peças do computador, já fiz um teste com multímetro na fonte nos cabos de energia que vão na placa de vídeo e está tudo correto, porém ainda não fiz o teste no slot pci-e x16 da minha placa-mãe (na verdade nem sei se tem como fazer mas queria ter alguma forma de me certificar que não está com problema).

OBS: Quando eu testei a placa de video do meu amigo no meu computador primeiro eu coloquei no slot pci-e x16 que eu usava minha gpu antiga (sem colocar o cabo de video no monitor só pra ver se liga mesmo), porém quando ligamos eu vi que o cooler da gpu deu um "start" mas logo em seguida parou de girar e eu assustado logo desliguei. Depois fui ver que as gpu novas as vezes demoram pra girar os coolers por que agem conforme a temperatura da placa, pois bem, colocamos de novo no meu computador só que em outro slot (pci-e x4) e vimos que ligou e tudo ocorreu certo, colocamos o cabo também e deu video com tudo funcionando normal.

Placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

Fonte: CX500 corsair

GPU queimada: gtx 970

GPU nova: gtx 1660 super

Perguntas:

1. Ai restou minha dúvida, será possível que meu pci-e x16 tenha queimado/danificado (não tem nada visivelmente danificado)? Pois eu testei a gpu do meu amigo no outro slot (com cabo) pra ver se dá video (embora no slot pci-e x16 que usava tenha dado "start" com a gpu do meu amigo também, eu só não coloquei o cabo de video pra confirmar se aparecia video). Eu ja comprei uma placa de video nova e estou com medo de colocar nesse slot pci-e x16 e estragar ela. Quais recomendações vocês me dariam pra fazer?

2. Caso tenha como fazer o teste com multímetro no slot pci-e x16 (unico que tenho em minha placa-mãe), tenho algumas perguntas principais: Onde devo colocar cada ponta do multimetro? Quantos volts devem aparecer? A placa-mãe precisa estar ligada? Qual escala devo colocar no multímetro?

• 5 meses depois...
  • mês depois...
Postado

@Marcos Marques 70Sem respostas concretas, eu descobri que existe a possibilidade sim de que o PCI-E x16 da placa-mãe pode estragar devido a gpu queimar, embora seja muito raro. Além disso até achei alguns artigos com as voltagens do pci-e x16 placa-mãe, mas com termos estranhos, aparentemente o processo para medir isso não é o mesmo de uma fonte. No fim das contas coloquei a minha gpu nova na placa-mãe e tudo ocorreu bem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...