Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequência suportada pela placa-mãe H110M-CS/BR


Posts recomendados

Olá a todos, nos últimos dias tenho pensado em da um upgrade na memória RAM do meu PC, mas estou com algumas dúvidas.

Possuo um placa-mãe modelo: H110M-CS/BR (LGA1151) da Asus e nas suas especificações relata as seguintes condições:

 

Memória 2 x DIMM, máximo de 32GB, DDR4 2400/2133 MHz Non-ECC, Un-buffered
Arquitetura de memória: Dois canais
Suporta Intel® Extreme Memory Profile (XMP)
* Consulte www.asus.com.br ou o manual do usuário para a lista de vendedores qualificados de memória.
* A frequência de memória máxima suportada varia de acordo com o processador.
* Devido à limitação do chipset Intel®, os módulos de memória DDR4 2133MHz e superior no modo XMP serão executados com a taxa de transferência máxima de DDR4 2133Mhz. 

 

A minha dúvida é que, se eu quiser atingir 32 ou 16 GB de RAM, necessito de memórias com frequências de 2133Mhz e idênticas(mesma marca, mesmo produto) ?

Posso substituir a memória atual por outras memórias ? e se sim, até qual frequência é recomendado ?

 

Obs: a minha memória atual é uma Crucial Ddr4 2133MHz

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AurelioLuiz Olá, boa noite e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Não necessariamente precisam ser módulos iguais, em um mundo perfeito, seria ótimo ter módulos idêntico.

Mas como é bem difícil encontrar um modelo específico você até pode pegar outros modelos. Eu só recomendo que tente ver de timings e latências parecidos e de mesmo clock.

PS: Deixe também o BIOS atualizado pois caso use módulos muito diferentes possa haver alguma incompatibilidade, mas uma atualização de BIOS pode auxiliar com esse possível problema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, AurelioLuiz disse:

A minha dúvida é que, se eu quiser atingir 32 ou 16 GB de RAM, necessito de memórias com frequências de 2133Mhz e idênticas(mesma marca, mesmo produto) ?

 

 

so para ativar o dual channel.. caso nao seja importante, pode ser diferentes

 

9 minutos atrás, AurelioLuiz disse:

Posso substituir a memória atual por outras memórias ? e se sim, até qual frequência é recomendado ?

 

sim, e pelo q mostra a placa-mãe, so vai até 2400

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AurelioLuiz Então, uma memória RAM ao se verificar ela possui várias especificações, como por exemplo a capacidade, que pelo próprio nome já diz, exemplo, 4GB, 8GB, 16GB. Temos a frequência de operação da memória medida em Hz, sendo memórias como 2133MHz, 3000MHz, 3600MHz, temos o padrão que elas utilizam DDR, DDR2, DDR3 e DDR4(mais recente). E temos também as latências e timings que são outras especificações que você encontra, veja como no exemplo a seguir:

 

RAM.png.0c20737ef75ca9aeadd315d398e23079.png

Neste exemplo acima, podemos ver 1 módulo de 8GB DDR4-2666MHz CL16 da Hyper-X. No Caso o módulo possui uma capacidade de 8GB(Gigabytes - 1 Byte = 8 bits) que trabalha em um barramento de 64-bits e tem uma frequência de trabalho de 2666MHz. É importante ressaltar o seguinte, o que é DDR? DDR significa Double Data Rate(modo de transferência dobrada).

No caso essas memórias DDR1, DDR2, DDR3 e DDR4 são de um padrão chamado SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory), isto é, síncronas, o que significa que elas utilizam um sinal de clock para sincronizar suas transferências. E memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock externo.

Por causa disso as memórias são rotuladas com o dobro de sua "real velocidade". No caso memórias DDR4 2666MHz por exemplo trabalham a um clock real de 1.333MHz.

No caso esses "clocks" são mais conhecidos como Clocks efetivos e são medidos em transferências por segundo (T/s), ou seja uma memória de 2.133MHz teria um Clock Efetivo de 2.133MT/s(mega transfers / segundo).

Para entender melhor veja esta imagem:

image.png.e426b14a0a811c2a9fb50e76e8f0a2d2.png

Representa o sinal de dados no padrão DDR.

Mas e os timings e latências, o que são e o que fazem?

Temos que entender que há dezenas de timings em uma memória, porém os mais comuns e mais conhecidos são os 4-5 primeiros, os outros são mais utilizados por entusiastas ou overclockers mais avançados que sabem o que estão fazendo.

Veja neste exemplo:

image.png.4a8d4dccf5e93d54c2ceafb2ad499194.png

Neste exemplo acima temos uma memória DDR4-3000MHz CL15. Estes números são um dos responsáveis por ditar a performance de um módulo de memória.

Embora o clock da memória em si consegue determinar a vazão de dados que é possível transmitir com o CPU através deste cálculo:

834363721_Semttulo.png.a75e2cbe83550bb100be7ed90dfe2816.png

A latência é basicamente o tempo entre as operações de trabalho, como acesso(leitura) ou escrita.

No caso é o tempo informado em quão rápido a memória pode ser acessada antes da transferência de dados. Na maioria dos casos vemos 4 a 5 números. O que são eles?

1º número: CHAMADO DE CAS LATENCY: CAS significa Column Access Strobe. Este é o tempo(em ciclos de clock) em que a memória começa a trabalhar por causa de uma requisição de dados(que ficam armazenados nela). Ou seja quanto menor o CAS Latency melhor, mas memórias de Clocks bem maiores com CAS maiores podem ser melhores que memórias mais lentas com CAS menor.

Para sabermos a latência real medida em nanosegundos devemos utilizar a seguinte equação:

2.png.da27dbef7471885278f4739d0e48c57f.png

Neste exemplo mostrado acima esta memória tem uma latência de 19 nanosegundos.

 

2º número: tRCD(Row address to Column Address Delay) -> Temos que entender que a memória funciona similar a uma grade, como um campo de batalha naval com linha e colunas. Antes da memória acessar a coluna ela tem que saber a linha de onde está a coluna onde o dado está armazenado. Este número é um delay de acesso, tempo que leva para tal dado seja acessado em X linha e Y coluna.

 

3º número: tRP (Row Precharge time): É a latência ou tempo para abertura ou acesso de uma nova linha.

 

4º número: tRAS(Row Active Time): É o tempo mínimo de ciclos de clock de que uma linha deve ficar acessível para garantir que os dados sejam lidos ou escritos de maneira correta. Por isso este é o maior timing

 

 

PS: Ficou meio longo mas espero que tenha ficado claro.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...