Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro 43: reparo de placa de vídeo no forno


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Galera, vim aqui compartilhar a minha experiência com vocês.
Eu tenho uma GTX 670 Twin Frozr e ela estava apresentando um erro 43 no gerenciador de dispositivos. Eu pesquisei bastante sobre e vi que podia ser um problema na solda, eu não queria levar a um técnico pois li que poderia sair caro para fazer um reballing. Então decidi leva-la ao forno na esperança de sair algo de lá.
Vale ressaltar que esse experimento é para apenas uma última opção, quando já não tiver mais o que fazer.
Lembrando que para esse experimento, você vai precisar de papel alumínio.
1 Passo - Eu desparafusei ela completamente, retirando todas as partes de plástico possíveis.
2 Passo - Retirei a pasta térmica dela completamente.

3 Passo - Coloquei papel alumínio em todos os capacitores e partes de plástico que não dava para ser retiradas.

Depois de cobrir todas as partes citadas acima, eu deixei o forno pré-aquecendo por 15 minutos a 180 graus.
Logo após, eu peguei uma espécie de um prato grande de vidro, cobri com papel alumínio também e em cima coloquei a placa de vídeo, a deixei por 15 minutos dentro do forno.
15 minutos passados, desliguei o forno e retirei a placa de vídeo e a deixei esfriar por mais ou menos 1 hora.
Depois retirei todas as partes de papel alumínio, recoloquei a pasta térmica dela e coloquei novamente todas as partes de plástico que eu havia retirado.
Conectei tudo e fui testar em meu computador e pronto, funcionou.

Li também que esse método funciona quando a placa de vídeo apresentar artefatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Coordenador
  • Solução

É importante alertar sobre o grande risco ao realizar o procedimento em questão. O erro 43 geralmente é provocado por falha na solda BGA ou por defeito na GPU. No caso de falha na solda, o procedimento de reparo é chamado de reballing e consiste na reconstrução das pequenas esferas que fazem o contato entre o chip (GPU) e a PCB da placa de vídeo. Esse procedimento depende de equipamentos muito específicos (e caros) e só pode ser realizado por profissionais qualificados.

 

O processo de aquecer a GPU é conhecido como reflow. Esse processo é utilizado principalmente como método de diagnóstico, e não como reparo. Ao aquecer a solda, eventuais falhas no contato podem ser preenchidas pelo derretimento do metal, fazendo a placa funcionar. Contudo, a solda fica com diversos pontos de fragilidade e é esperado que a placa deixe de funcionar em pouco tempo. Além disso, importante ressaltar que mesmo o processo de reflow exige equipamentos e conhecimentos específicos para ser realizado. Geralmente é utilizado um soprador de ar quente de alta potência, direcionado a pontos bem específicos.

 

O processo de colocar a placa no forno é contraindicado e, apesar de fazer a placa funcionar temporariamente na minoria dos casos, tende a danificá-la de forma permanente e irreversível, impedindo o reparo por reballing. Mesmo que os plásticos sejam retirados, diversos componentes da placa não foram projetados para suportar a temperatura dentro de um forno. Ou seja, esse procedimento, embora possa resultar em uma sobrevida curta da placa de vídeo, tende a ser uma sentença de morte para a mesma. Quem quiser realizar o procedimento deve estar ciente disso. Mais informações no seguinte vídeo:

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...