Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 demora para inicializar instalação dos programas.


Posts recomendados

Migrei para o Windows 10 e estou com o seguinte problema: ao tentar instalar algum programa ele demora alguns segundos para abrir o instalador, quanto maior o instalador mais ele demora: por exemplo num patch de 10GB do PES2020 ele demora uns 30 segundos para inicializar o instalador, o OFFICE 2016 demora uns 20 segundos, etc....depois que abre o instalador ele instala na velocidade normal...para cópias e transferências as velocidades estão normais também....tanto do HD pro SSD, HD Ext pro SSD, SSD pro HD, etc...já troquei o cabo SATA, porta SATA, até coloquei o SDD de outro computador....está em AHCI na BIOS e já instalei tanto em LEGACY como em UEFI para testar...além do que esse problema se estende também ao HD externo USB 3.0....o problema é que o instalador deveria abrir instantaneamente e esse delay irrita demais pois era pra ser um sistema bem mais responsivo...já tentei instalar a versão 1709-1903-1909-1507 do Win10, instalei algumas versões Lite para testar, instalei e atualizei drivers do chipset pelo DVD da mobo, baixei os drivers do chipset do site da Gigabyte, depois baixei direto do site da AMD...e continua esse mesmo problema.

Já coloquei o instalador no SSD, HD e HD externo USB 3.0 e novamente demora para abrir o instalador....

O engraçado é que instalei o Windows 7 nele e depois de instalar os drivers do chipset a abertura do instalador é instantâneo...independente do tamanho, seja de 10 MB ou 10GB...ou seja, é algum problema do Windows 10 mesmo...E num outro PC que tenho aqui(i5 3570, GA-B75M, DDR3 2x4GB 1333 MHz, RX470) ocorre o mesmo problema...o qual é resolvido instalando o driver do chipset pro Windows 10 da mobo.


Acredito que tenha a ver com algum driver que não é instalado ao se instalar o chipset...já instalei umas 3 versões de drivers do chipset: normal e como administrador e não adianta....no gerenciador de dispositivos está tudo ok...a única coisa que poderia ser é que no socket AM4 para Windows 10 a AMD não dispomobiliza o drivers SATA e usa o AHCI SATA padrão da Microsoft...mas fui pesquisar e consta no próprio site da AMD para usar o drivers padrão mesmo.
 

https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/pa-250


Recommendations
Desktop systems based on AMD 6-Series, 7-Series, 8-Series, 9-Series, Socket AM4, and Socket TR4 chipsets running Windows® 10 should use the Microsoft provided Standard SATA AHCI Controller driver that comes installed with Windows® by default.

Inclusive ainda peguei o driver SATA do Windows 7 e forcei a instalação para testar...Fiquei ontem o dia inteiro quebrando a cabeça e já tentei até desativar algumas opções da BIOS e coloquei inclusive tudo em stock.

 

Já desativei Windows update, telemetria, defender, search, etc e nada resolve.

Isso é porque odeio o Windows 10 e só migrei porque praticamente somos obrigados a isso.

Alguém tem alguma ideia do que pode estar causando isso?

Minha configuração:

1600 AF
Gigabyte B450M Gaming
2x8 GB 3000MHZ Ballistix
SSD 120GB A400
HD 2TB Seagate
RX 580
CX 550W

De resto as pontuações nos benchs(AIDA, CPU-Z, 3DMark, Cristal Disk Mark, etc) estão normais, jogos rodando muito bem, boot rápido ...tudo OK...só esse lance mesmo de demorar para abrir o instalador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou enviando um vídeo do problema:

 

Abertura do executável no Windows 10:
 

https://www.youtube.com/watch?v=0DBZuYSA8Ds

Abertura do executável no Windows 7(Esse fiz no meu Xeon e5450 soquete 775 mas no Ryzen abre instantâneamente)

https://www.youtube.com/watch?v=eHIu806XJL8

Quando está carregando o .exe igual no vídeo do Windows 10 a utilização do disco está 100% olhando no gerenciador de tarefas...depois que abre normaliza.

Pelo visto vou ter de usar Dual Boot aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando aqui para dizer que errei em uma informação que tinha postado: disse que o problema foi corrigido num outro PC meu aqui(i5 3570, GA-B75M, DDR3 2x4GB 1333 MHz, RX470) ) instalando os drivers do chipset da B75M no Windows 10...na verdade eu me confundi....ele estava com Windows 7....instalei o Windows 10 nele, depois os drivers do chipset B75M e ocorre exatamente o mesmo problema desse delay para abrir o instalador(só que demora quase o dobro do tempo do Ryzen kkk)...o causador disso tudo só pode ser o maravilhoso Windows 10 mesmo....e olha que instalei as versões 1507-1709-1803-1903-1909-LTSB-LTSC, em GPT, MBR, com WD, sem WD, Lite e não Lite, em outro SSD, computador e o problema parece ser do Windows mesmo.

Talvez o Windows 10 faça algum tipo de verificação no instalador antes de abrir por isso a demora...sei lá o que pode ser...eu que não vou esquentar com isso já que em performance em games, boot time e em benchmarks(Crystal Disk MArk, Time Spy, Fire Strike, Cinebench, CPU-Z, etc) ele consegue desempenho adequado de acordo com reviews e testes de outros usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...