Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de processador para atualização de pc


garedov

Posts recomendados

Boa noite, preciso que informe seu orçamento. Existem muitas opções no mercado que se encaixam com sua placa de vídeo. Aliás, tua placa de vídeo é muita boa para config atual.

Preciso também que informe qual a fonte que você está utilizando, porque assim talvez seja necessário alterá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, todo vídeo que eu vi dessa combinação o processador levou a placa de vídeo na maioria dos jogos (GTA V e afins) e quando um jogo não roda/não roda bem a culpada normalmente é a GPU, o fato de o processador não estar gargalando ela e mesmo assim não rodar é bem esquisito visto que essa placa ainda é uma dos melhores custo benefício para qualquer jogo em full hd seja ultra ou alto.

Mas uma sugestão que sei que todos vão concordar é o Ryzen 5 3600 juntamente com uma b450 e 2 pentes de memórias com uma boa frequência (3000mhz ou 3200mhz). Estou recomendando amd porque hoje está melhor para multitask, o preço também é menor e a possibilidade de upgrade na mesma plataforma é extensa e você teria que trocar tudo de qualquer forma mesmo se fosse ficar com intel visto que é uma geração antiga. Diga para nós qual o seu orçamento que eu linko algumas possibilidades para combinar com a sua placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou pensando em comprar um Ryzen 5 2600 ou 3600, qual desses teria o melhor custo benefício ?  Meu objetivo é jogar jogos pelos próximos anos no ultra com 60fps em uma resolução de 2560x1080, e não pretendo atualizar o pc até pelo menos uns 6 anos. 

 

Minha config atual: i7 2600, 

 H61M-A/BR

 2x4gb RAM ddr3 

RX 580 8gb

Sentey HBP700-SM  700W 80plus bronze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@garedov Bem, estranho esse cpu gargalhar com essa gpu em warzone e residente evil 3, tudo bem que o cpu já é de idade, mas acho que tem coisa errada ele gargalhar com essa gpu. Possuo o i7 3770k (stock) que é de uma geração acima do i7 2600, porém o desempenho não é muito diferente, pouca coisa, e o i7 3770k leva a rtx 260 super numa boa nesses games, testei o warzone e vai de boa, 100% ultra com rtx ativo, residente evil 3 testei só a demo, mais ok também sem gargalo, acredito que um possível suspeito do gargalo seria os 8gb de ram, visto que em meus testes ambos jogos consomem muita ram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guilherme Sarruge Ferreira disse:

@garedov Bem, estranho esse cpu gargalhar com essa gpu em warzone e residente evil 3, tudo bem que o cpu já é de idade, mas acho que tem coisa errada ele gargalhar com essa gpu. Possuo o i7 3770k (stock) que é de uma geração acima do i7 2600, porém o desempenho não é muito diferente, pouca coisa, e o i7 3770k leva a rtx 260 super numa boa nesses games, testei o warzone e vai de boa, 100% ultra com rtx ativo, residente evil 3 testei só a demo, mais ok também sem gargalo, acredito que um possível suspeito do gargalo seria os 8gb de ram, visto que em meus testes ambos jogos consomem muita ram.

Ele literalmente ignorou meu comentário e é basicamente o que você acabou de dizer, eu só não citei o fator RAM mas ele quer tanto um novo processador que não liga de o dele estar sendo o suficiente para a gpu. Eu não o julgo mas acho estranho gargalar TANTO com essa configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Souza Espindola Concordo, acredito que esteja mais visando upgrade, mais gargalo desse i7 com uma rx 580 acho muito difícil, a rx 580 é bem abaixo de uma gtx 1080/RTX 2060 SUPER, com essas sim, pode ocorrer algum tipo de gargalo em jogos cpu bound, mais fora isso acredito que seja muito improvável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@garedov Primeiramente, o seu "não rodar" quer dizer o que realmente? Quantos FPS? A linha do frametime está instável? Qual as temperaturas? O uso de ram do pc sem os jogos abertos?

Pergunto sobre o uso de ram pois ambos os jogos citados por você consomem quase todos os 8gb de ram de um pc com 8gb disponíveis e no caso do cod quase 14gb de ram de um pc com 16gb instalados. Quando a ram está perto do seu limite ela não consegue mais alocar texturas e acaba causando stutterings fora o frametime que fica totalmente instável cheio de ocilações que você supõe ser o processador. Responda elas antes de decidir algo tão importe já que teria que trocar além do processador, a placa-mãe e memória ram. Mas novamente, se essa for a sua vontade quem sou eu para te julgar, compre o que quiser comprar viu, não se sinta ofendido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@garedov como citando acima pelo @Henrique Souza Espindola, precisa-se analisar primeiro, o que você deseja, se é um upgrade ou investigar a causa para tal gargalo com esse cpu, porém antes de chegar a um concesso concreto em relação a causa do gargalo, precisa analisar fatores descritos acima. Em meus testes mesmo como mencionado acima, o Call of Duty warzone chega perto dos 14gb de consumo, e no caso como possuo 16gb de ram, não tive gargalo. Forneça mais detalhes do que ocorre, como solicitado, e assim poderemos melhor ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Sarruge Ferreira @Henrique Souza Espindola  Fiz um teste no COD warzone, o FPS fica acima de 60 em algumas partes do jogos, porém quando tem efeitos na tela como tiro ou explosões o FPS cai imediatamente para mais ou menos 40, dando meio que uma congelada na tela. A temperatura da CPU tá em torno de 98 graus C e o uso de RAM está bem no limite, chegando em 7900MB ou até mais. 

Edit: Teste feito com todos gráficos no mínimo possível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está tendo problemas de CPU thermal throttling e problemas com a ram, ambos dão quedas bruscas de fps.

 

Pensando pelo lado que teria que investir em uma geração bem antiga colocando mais ram (se livrando dos pentes de 4gb e comprando no mínimo 2x8) e investir em uma forma eficiente de refrigeração do cpu já que ele está esquentando a ponto de reduzir frequência e tensão para esfriar (coisa que pouco ajuda) realmente fica difícil falar para ir fazer isso, mas se quiser é quase certeza de resolver seus problemas.

 

Como já pensa em trocar o kit será mais fácil de convence-lo a isso. O ryzen 5 1600AF hoje é um ótimo custo/benefício sendo praticamente um Ryzen 5 2600 com outro nome já que a litografia dele é diferente do verdadeiro 1600 lançado anteriormente e ele ainda possui um clock maior. A placa-mãe poderia ir de b450 para mais margem para OC e upgrades, como a steel legend da asrock e aorus da gigabyte e se quiser gastar um pouco mais tem a b450 tomahawk da msi. Sobre os módulos de memória eu sinceramente recomendo qualquer um já que pode você mesmo overclockar e fazer o "seu perfil xmp" para ela, mas vá com algum de marca conhecida com uma latência baixa e com um dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso te dar certeza de resolver mas é bem provável viu, pelas condições que você me apresentou e acredito que muitos irão falar o mesmo, se preferir espere opinião de outros aqui, vai brotar e toda ajuda é bem vinda. Pesquisa um pouco sobre thermal throttling na internet e o efeito em jogos! E veja a situação do cod em um pc com uma rx580 e 8gb de ram que é o seu caso, também verá um frametime instável e stutterings. Um bom aircooler já reduz uns 15 a 20° de temp com o cpu em stock! É uma opção bem viável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@garedov Com 2x8gb (16gb) recomendo memórias 1600mhz para uma melhor performance da cpu, no mercado livre você encontra memórias hyper x 1600mhz 8gb por um bom preço, e até na kabum vira e mexe tem boas promoções. Uma refrigeração mais adequada para o cpu é de suma importância, pois como mencionado acima o cpu está sofrendo de thermal throttling, e assim o cpu abaixa as frequências para esfriar e não desligar ou queimar, uma boa pasta térmica (recomendo Rise Silver Frost 5G Cinza) também vai ajudar no contato entre o dissipador e o cpu, verificar se o mesmo não está com acúmulo de sujeira em seu interior, com esses procedimentos é bastante provável que seu problema com travamentos e quedas de fps, estará resolvido. Porém outro fator que me parece estranho é a sua fonte Sentey HBP700-SM  700W 80plus bronze, posso estar enganado sobre a mesma, peço ajuda ao pessoal mais conhecedor sobre a mesma, já que essa fonte, não encontrei muita coisa sobre ela. E assim portanto, não poderei dizer se está seguro com a mesma.

Qual seu orçamento para a compra de um cooler e memórias novas???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se resolver a parte da temperatura, e por ter os 16gb de ram, resolve o seus problema. Se a temperatura continuar tão alta assim, procura ver o que ta acontecendo com esse processador.

adicionado 1 minuto depois

Se resolver tudo isso e continuar com quedas de fps não há muito o que fazer, é aceitar :X Sério, se não tem gargalo dessa cpu com a gpu e os problemas foram solucionados as quedas de fps podem ser "normais" para o jogo em questão diante a essa placa.

 

adicionado 2 minutos depois

Mas de uma coisa eu tenho certeza, 90°C não pode ficar. Não em jogos

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@garedov  Eu acredito que boa parte dos seus problemas com gargalo estará resolvido, os 16gb em dual channel vai dar um gás a mais no cpu, e ele estando frio, vai poder trabalhar com sua potência máxima. Infelizmente com o grande avanço em gráficos nos jogos de hoje em dia, está cada vez mais pesado para ram, teve um tempo que utilizei 1x8gb de ram em meu kit, e sofri bastante com gargalo em jogos que exigem muito, depois que ficou 2x8gb, parece que mudou da água para o vinho aqui.

 

Obs: depois de instalar as peças novas, verifica a temp do cpu em stress, antes de jogar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...