Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ALNB

PC dando tela azul após instalar SSD Samsung

Posts recomendados

Olá a todos, gostaria de uma luz de alguém.

Ocorre que comprei um SSD NVMe m2 Samsung de 256gb, instalei na placa Asus Prime B450M-Gaming/BR com Ryzen 5 2400G, instalei o Windows 10 Pro 1903, mas de repente, a cada 1 ou 2h aparece a tela azul bem rápido e reinicia a máquina. Já desinstalei o software da placa radeon integrada no processador, desinstalei o chrome, atualizei o Windows, baixei os drivers atualizados na Asus e até agora não consegui descobrir o problema, sendo que esta mesma configuração está instalada em um hd de 500gb e está funcionando perfeitamente. Será que alguém poderia me dar uma ajuda. Obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
30 minutos atrás, ALNB disse:

sendo que esta mesma configuração está instalada em um hd de 500gb e está funcionando perfeitamente.

 

isso aqui ficou meio complicado de entender.. o que está instalado nesse hd?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Rodrigo, o que quis dizer é que com o M2 está dando esse problema, porém quando retiro ele da máquina e instalo um HD Sata normal com o mesmo windows 10, configurações de hardware e programas, ou seja, tudo que tem instalado no M2 tenho instalado no HD e neste sim a máquina tá funcionando perfeitamente. Obrigado amigo.

 

AMD RYZEN 5 2400G 3.6GHZ - ASUS PRIME B450M-GAMING/BR - 8GB DDR4 MULTILASER

HD SAMSUNG 320GB - SSD NVME SAMSUNG 256GB - FONTE CX 430 CORSAIR - WINDOWS 10 PRO 1903 64 - SAMSUNG T27C310 27" - VIVO 25MB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@mick 07 Obrigado amigo, e onde coloco essas informações de configuração de máquina?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basta postar aqui no tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, mick 07 disse:

Basta postar aqui no tópico.

Feito, obrigado amigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comprar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Mick, obrigado pelas sugestões, 70% delas já havia feito, agora vou seguir as outras orientações e ver o resultado e trago um retorno em breve. Muito obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@mick 07 Olá, boa noite!

Não teve jeito de eu encontrar uma solução pro meu problema, segui todas as orientações, mas sem sucesso, só me vem uma coisa na cabeça, NVMe Samsung P981 não é compatível com minha placa-mãe Asus Prime B450M-Gaming/BR, infelizmente não tenho como testar em outra máquina no momento e enquanto isso estou usando um HD Sata neste momento sem problema algum. Agradeço a todos pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só complementado a informação acima, ontem dia 29/03/2020 resolvi uma última tentativa, reinstalei o Windows 10 64 formatando o NVMe e não instalei o driver da Radeon Vega 11 que vem no Ryzen 5 2400G, estou usando o driver básico do windows e até o momento deste post o computador está funcionando sem problema algum desde ontem ligado, ou seja, já havia percebido que quando o próprio windows terminava a instalação, o mesmo atualizava automaticamente o driver do vídeo, agora tenho certeza que é incompatibilidade, não faço a mínima ideia porque, entre o driver da radeon e o meu NVMe m2 Samsung. Agora como vou resolver isso não sei, comprar uma placa de vídeo off não tenho como agora, trocar o SSD também não tenho como. Fico sem saber o que fazer, se alguém tiver uma ideia pra me passar, agradeço. Lembrando que já atualizei a BIOS da placa-mãe pra última versão, voltei pra uma versão mais antiga, atualizei totalmente o windows, mas nada adiantou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!