Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Tenho estudado os flip-flops tipo D em circuitos integrados.

Tenho visto alguns projetinhos na net usando o 7474. porém não tenho el em meu estoque, mas percebi que tenho o HEF4013.

Porém como ainda estou estudando (por conta, não faço curso técnico), não entendi muito bem as questões do datasheet.

Me pareceu que os dois são iguais (fora a disposição dos pinos que posso contornar).

Será que existe alguma grande diferença entre os dois ou posso utilizar um em lugar do outro na maioria dos projetos?

Obrigado.

Datasheets:

https://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/17681/PHILIPS/HEF4013.html

https://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/51091/FAIRCHILD/74LS74.html

• Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, Blumer Celta disse:

utilizar um em lugar do outro na maioria dos projetos

Sim pode. Um é ttl 5V apenas e outro é cmos faixa maior... veja d.s. O funcionamento é simples: o dado que estiver em D passa pra saída Q quando dá um pulso de clk

• Obrigado 1
Postado

TTL e CMOS, embora fazem as mesmas funções tem algumas diferenças. 

A primeira obviamente é a posição dos pinos, então não dá pra substituir diretamente. 

Outra coisa é a forma como as entradas trabalham, no TTL elas são derivadas do emissor de um transistor NPN interno. 

Ou seja, se aterrar uma entrada temos zero, se deixar livre temos um. A impedância do sinal também é baixa, o que significa que resistores muito altos ou diodos em série aterrando a entrada não a levam ao zero. 

Na saída do TTL, algumas vezes temos a configuração coletor aberto, isso significa que na saída só se tem o valor zero, quando vai a um a saída fica livre, sem energia. É o mesmo caso dos comparadores de tensão, como por exemplo os LM393 e LM339.

Já no CMOS é diferente, pois as entradas vão direto ao gate de um mosfet. 

Elas tem impedância de entrada altíssimas, tanto para o zero quanto para o um, dessa forma podemos usar baixas correntes que o CI reconhece o sinal. 

Também aceitam aproximadamente 60% do valor de alimentação para o valor um e uma tensão abaixo de 30% para o valor zero. 

Na saída, sempre temos os valores zero ou um, visto que descendem do dreno de dois mosfets, na configuração semelhante a do amplificador classe B. 

Porém se for levar em consideração a frequência de operação, o TTL leva vantagem em vista da linha CMOS comum, principalmente a família TTL LS (a única em produção nos dias de hoje). 

Dada a facilidade de encontrar e preço mais baixo, para os projetos mais caseiros e recomendável usar os CMOS comuns. 

Em outros casos podemos substituir os TTL LS pelos CMOS HC, que possuem a mesma pinagem, por exemplo:

TTL 74LS04 pode ser substituído por um CMOS 74HC04.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...