Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa de vídeo comprar


Posts recomendados

Então, eu tenho um Pentium Gold G5400 e uma GTX 1050 2gb (tenho 8gb RAM e a primeira coisa que vou fazer é colocar mais 8gb), eu estou querendo fazer uma melhora, depois de pesquisar um pouco eu vi que é melhor eu melhorar minha placa de vídeo primeiro, e queria saber qual seria uma boa placa para eu trocar, e se puderem me falar um bom processador para eu trocar futuramente, agradeceria. Meu orçamento é de R$1000,00 (para os dois)

Gostaria de rodar jogos como COD Warzone em full hd, pelo menos no Médio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Biel2410 aconselho comprar uma RX 570 ou uma RX 580, e esqueça o processador por enquanto, porque recomendo trocar placa-mãe também, e vai sair mais do que seu orçamento pode pagar. Se quiser ter bom desempenho tem que ir para os AMD Ryzen, os modelos que não sejam APU. Qual o modelo da sua fonte de alimentação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Biel2410 caso sua placa-mãe suporte processadores Intel 9ª geração, um Core i5 9400F seria uma boa alternativa para não gastar tanto, ele custa menos de R$900. Mas as plataformas Intel morrem rápido, no próximo upgrade não vai compensar comprar mais nenhum processador compatível com esse soquete, pois enfiam a faca nos Core i7, ainda mais usados. Estou preso há alguns anos num i5 3470 que não tem opções viáveis de upgrade, teria que trocar quase o PC inteiro pra fazer algo que vale a pena. Só continuo com essa configuração antiga porque não tenho mais tanto tempo para jogar como tinha antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Minha placa só aguenta até a 7ª geração,  sendo assim eu teria que pegar outra de qualquer jeito, pensei na  b365m gaming, o que você acha? Queria gastar o mínimo possível na placa-mãe pois, diante do que você falou, se eu for fazer outro upgrade lá na frente, provavelmente eu teria que comprar novamente uma placa-mãe.
   E sobre o processador eu gostei dessa opção, e ele seria uma boa combinação com o RX 580? E na parte da AMD eu vi o ryzen 7 2700x, ultrapassa um pouco os 1.000 reais, então não seria minha primeira opção, porém, se ele valer bem mais a pena que o i5 9400F, daria essa preferência, sabe me dizer se a diferença é grande?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Biel2410 @Biel2410 já que precisa investir em outra placa-mãe seria melhor ir de AMD logo. Dê uma olhada em alguns modelos do chipset B450, infelizmente ando meio por fora, e com a alta do dólar, não estou sabendo qual a melhor escolha custo benefício. O 2700X é um bom processador, mas ele é uma melhor escolha pra quem precisa mexer com multitarefas (tem 8 núcleos e 16 threads), fica abaixo dos Ryzen 5 da linha 3000 (3500/3600) em jogos, já que a linha 3000 teve melhoria no IPC (mais desempenho com o mesmo clock em relação a geração anterior), e também os jogos não conseguem tirar vantagem de tantos núcleos do processador até agora, futuramente a história pode mudar. Por ele ser uma promessa de despreocupação no futuro, pode compensar investir se você achar o preço interessante em relação aos AMD mais recentes.

 

Os modelos Ryzen 5 3500/3500X costumam ser os mais em conta (na faixa de preço do 9400F ou um pouco mais) por ter 6 núcleos mas não ter a tecnologia que dobra o número de threads como nos modelos 3600/3600X. O desempenho do R5 3500 é similar ao i5 9400F (que também só tem 6 núcleos e 6 threads) em jogos. Tem o modelo mais antigo, o 2600 que (se encontrar) geralmente ta na faixa de preço do 3500, mas tem aquela tecnologia que eu falei, ele trabalha com 12 threads, que pode ajudar nos jogos futuros otimizados pra essa tecnologia. O desempenho dele em jogos atualmente é inferior ao 3500 e 9400F (mesmo tendo mais threads que os dois). O R5 1600 AF é uma versão especial do R5 1600, e quem tiver a sorte de comprar um, adquire um R5 2600 por preço de R5 1600, que é na faixa de R$600, sendo o melhor custo x benefício.

 

Lembrando que com uma placa-mãe decente e uma boa refrigeração você consegue fazer overclock em qualquer Ryzen, pois todos os modelos são desbloqueados. Isso pode ajudar a dar um fôlego a mais ao processador caso não o troque daqui uns anos, só que para "overclockar" um Ryzen 7, a placa-mãe precisa ser escolhida com mais cuidado do que para um Ryzen 5, justamente por ter mais núcleos e exigir um controle e distribuição de energia mais preciso por parte da placa-mãe.

 

Um detalhe importante pra você saber também é que os processadores AMD suportam frequências de memória RAM muito maiores do que os Intel. Se você tem um Pentium, provavelmente vai ter uma memória 2133MHz. Os novos processadores da linha 3000 trabalha com memórias de até 3200MHz (se a placa-mãe suportar), e a velocidade da memória influencia no desempenho do processador em jogos, tanto em FPS máximo quanto em estabilidade, então é mais uma coisa aí pra ajudar. Veja as comparações no YT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Gostei do AMD b450-gaming, junto ao R5 1600 e o RX 580 com 16gb RAM, vi uns testes no youtube, e parece rodar de tudo, e com o preço do desse processador, a placa-mãe encaixaria no orçamento.
   Em relação ao overclock, eu compraria mais 8gb ram com 3200mhz, e futuramente outro pente desse para substituir meu atual, ou isso não é necessário? Dá pra fazer com 2400Mhz? Não entendo muito sobre isso, teria que estudar mais um pouco sobre.
   E você acha que uma fonte de 400w suportaria essa configuração? Sobre a refrigeração, creio que as ventoinhas que tenho(5) dariam conta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Biel2410 qual é o modelo da sua fonte? Independente da configuração, a fonte precisa ser de qualidade para ter longevidade na vida útil dos componentes do PC. A maioria das placas-mãe chipset B450 vão trabalhar nativamente com 2667MHz em Ryzen da segunda geração, alguns modelos vão suportar até 2933MHz. Você consegue clocks maiores usando XMP, se sua memória for nativamente de frequências maiores, ou fazendo overclock na memória pela bios.

 

Overclock na memória e no processador são coisas diferentes, o overclock que eu falei primeiro foi do processador, que precisa de uma placa-mãe decente, e não dependa da velocidade da memória. E a refrigeração que me refiro não é a do gabinete, ela pode influenciar sim na temperatura geral do PC, mas o mais importante é a refrigeração da processador, que para mexer com overclock é preferencial ter um bom cooler no processador (não precisa ser water cooler).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Minha fonte é da AeroCool.

 Então eu não preciso comprar uma memória ram de 3200MHz? Eu consigo um bom resultado com o overclock com 2400MHz?


 Qual overclock dá mais desempenho, da ram ou do processador? Eu uso o cooler q vem junto com o processador, então visando o overclock do processador eu teria que comprar um cooler melhor né? Mas acho que não vou dar urgência para isso, pois tenho um certo medo sobre o overclock, já que não conheço muito bem sobre isso e pode acabar dando ruim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Biel2410 não precisa se preocupar com overclock agora, eu disse que isso poderia ajudar futuramente, até lá você pode ir estudando como funciona. Não tem problema usar sua memória de 2400MHz, mas se um dia for fazer a troca pode procurar por frequências mais altas, a diferença seria mais significativa se suas memórias fossem 2133MHz, mas também varia de jogo pra jogo. Tanto a diferença resultando de overclock no processador quanto com memórias mais rápidas só seriam notadas em um caso de gargalo do processador, ou seja, daqui alguns anos, ou caso você você tenha um setup com alvo para jogar a 100+ FPS (com monitores 120Hz ou 144Hz), que é onde a coisa começa a complicar pro lado do processador.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB  Entendo, a diferença de MHz é bem relativa de jogo pra jogo, então vou continuar com os 2400MHz.

 

 Eu não sei da onde que eu tirei que minha placa-mãe é uma b250m, eu fui olhar agora dentro do computador e eu tenho uma b360m gaming 3, ela suporta processadores da 9ª e 8ª geração, logo, eu iria para o i5 9400f. Sabe me dizer se a placa de vídeo precisa ter compatibilidade com a placa-mãe?

 Em relação a fonte, a AMD recomenda uma fonte de 500W para a RX 580 8gb, e eu com uma de 400W, seria muito arriscado eu usar ela? Seria melhor eu comprar a fonte antes da placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Biel2410 disse:

Sabe me dizer se a placa de vídeo precisa ter compatibilidade com a placa-mãe?

Não existe incompatibilidade entre placa-mãe e placa de vídeo. Desde que a placa-mãe tenha PCI-Express, ela é tecnicamente compatível com qualquer VGA do mercado.

 

34 minutos atrás, Biel2410 disse:

 Em relação a fonte, a AMD recomenda uma fonte de 500W para a RX 580 8gb, e eu com uma de 400W, seria muito arriscado eu usar ela? Seria melhor eu comprar a fonte antes da placa de vídeo?

Os fabricantes sempre recomendam valores de fontes com uma margem bem acima do necessário por garantia, ouvi dizer que seu modelo da fonte é até bom, então não vejo motivos pra troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...