Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

o que acontece se eu trocar o DNS? É seguro?


Posts recomendados

Boa tarde!

 

Estava tentando jogar o novo call of duty e estou com terríveis erros de conexões, o jogo chega nem a abrir. Pesquisando alguma possível ajuda, vi que estavam trocando o "DNS" da Google ou de uma tal de Cloudfare, não faço a mínima ideia do que significa "Trocar o DNS", então tive receio de fazer a troca. Mas o processo é bem simples, coloca alguns números e pronto, ta configurado. Mas isso é realmente seguro? Quais os prós e contras? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, roblox_gamer disse:

Sempre se deve utilizar os DNS fornecidos pela operadora, em último caso se utiliza alternativos como:

. Clouflare

.  Cisco Open DNS

. Giga DNS

.

 

O do Google é seguro 8.8.8.8 e 8.8.4.4 (ipv4) 

 

Dependendo da operada eu fico com pé atras. Já tive problema no passado com DNS de "operadora" que me redirecionava para sites falsos. Sei que foi uma epoca quee estava acontecendo muito disso de invadir roteadores e ou comprometer servidores DNS da operadora, mas eu confio mais no Google que um provedor fundo de quintal.

 

Eu coloco no meu router e também nas máquinas windows (propriedades de conexão) a usarem esse DNS, no celular eu não sei como colocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, roblox_gamer disse:

Sempre se deve utilizar os DNS fornecidos pela operadora, em último caso se utiliza alternativos como:

. Clouflare

.  Cisco Open DNS

. Giga DNS

.

 

 

Entendo. Mas se eu tiver com problemas de conexões em um jogo específico como citei, os outros que estão funcionando normalmente poderão ser afetados se eu trocar o DNS?

adicionado 1 minuto depois
38 minutos atrás, LUSOM disse:

O do Google é seguro 8.8.8.8 e 8.8.4.4 (ipv4) 

 

Dependendo da operada eu fico com pé atras. Já tive problema no passado com DNS de "operadora" que me redirecionava para sites falsos. Sei que foi uma epoca quee estava acontecendo muito disso de invadir roteadores e ou comprometer servidores DNS da operadora, mas eu confio mais no Google que um provedor fundo de quintal.

 

Eu coloco no meu router e também nas máquinas windows (propriedades de conexão) a usarem esse DNS, no celular eu não sei como colocar.

 

No meu caso, a operadora é a GVT (VIVO). E no caso esse é o meu medo, se pode haver invasões se eu fizer a troca, e o que influenciaria no modo que eu me conecto na rede.

adicionado 1 minuto depois
20 minutos atrás, Tio Chang disse:

Que baita mentira, Sempre se deve utilizar o DNS de menor salto no tracert, Custe o que custar.

Agora estou com um pouco mais de dúvidas. O que seria tracert?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo ao autor, nenhum DNS é totalmente seguro, ou seja, nada é 100% seguro

Assim como VPN gratuitas por ae e Anonymous Proxies que têm aos montes

Não são seguros pois a maioria têm backdoors embutidos, assim como malwares e vírus

Leia abaixo do porque de se utilizar primeiramente os DNS fornecidos pelo provedor e somente se tiver problemas com o mesmo optar por alternativos, não sou somente eu quem diz isso, veja abaixo:

 

https://wiki.brasilpeeringforum.org/w/Porque_usar_um_DNS_local_e_algumas_dicas_para_isto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Johnn Rodrigues disse:

 

Entendo. Mas se eu tiver com problemas de conexões em um jogo específico como citei, os outros que estão funcionando normalmente poderão ser afetados se eu trocar o DNS?

adicionado 1 minuto depois

 

No meu caso, a operadora é a GVT (VIVO). E no caso esse é o meu medo, se pode haver invasões se eu fizer a troca, e o que influenciaria no modo que eu me conecto na rede.

adicionado 1 minuto depois

Agora estou com um pouco mais de dúvidas. O que seria tracert?

A internet funciona por saltos, Para tu ir a um site, tu vai fazendo saltos, È o dns que lhe ira mostrar ao seu computador onde esta a pagina que voce quer acessar, para ser mais rápido, Precisamos localizar com menor numeros de saltos possiveis. Como obtemos isso ? Utilizando DNS com menor numero de saltos.

 

Faça o seguinte. Abra o CMD e digite tracert 8.8.8.8 e Guarde os resultados.

Abra outro CMD e digite tracert 1.1.1.1 

 

Agora pegue os dois resultados e compare qual foi o que obteve o menor numeros de saltos possiveis.

 

Isso seria o DNS Ideal.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LUSOM disse:

@Tio Chang  Custe o que custar? Mesmo sendo um DNS malicioso? Eu ACHO que a  prioridade seria um confiável. E dentre os confiáveis escolher  o com menor latência, ou seja, menor ping ou saltos como você disse, não?

Ai seria um novo debate entre ponto de vista, entre rapidez ou confiabilidade.

 

Pelo menos na minha rede a menor rota é a do 1.1.1.1 e 1.0.0.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2020 às 16:16, Tio Chang disse:

A internet funciona por saltos, Para tu ir a um site, tu vai fazendo saltos, È o dns que lhe ira mostrar ao seu computador onde esta a pagina que voce quer acessar, para ser mais rápido, Precisamos localizar com menor numeros de saltos possiveis. Como obtemos isso ? Utilizando DNS com menor numero de saltos.

 

Faça o seguinte. Abra o CMD e digite tracert 8.8.8.8 e Guarde os resultados.

Abra outro CMD e digite tracert 1.1.1.1 

 

Agora pegue os dois resultados e compare qual foi o que obteve o menor numeros de saltos possiveis.

 

Isso seria o DNS Ideal.

 

 

Hm... Entendi a questão dos "saltos", muito bem exemplificado. 

adicionado 1 minuto depois
Em 28/03/2020 às 14:49, roblox_gamer disse:

Respondendo ao autor, nenhum DNS é totalmente seguro, ou seja, nada é 100% seguro

Assim como VPN gratuitas por ae e Anonymous Proxies que têm aos montes

Não são seguros pois a maioria têm backdoors embutidos, assim como malwares e vírus

Leia abaixo do porque de se utilizar primeiramente os DNS fornecidos pelo provedor e somente se tiver problemas com o mesmo optar por alternativos, não sou somente eu quem diz isso, veja abaixo:

 

https://wiki.brasilpeeringforum.org/w/Porque_usar_um_DNS_local_e_algumas_dicas_para_isto

Mas se tratando da Google, o DNS dela na teoria não era pra ser 100% seguro? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Johnn Rodrigues disse:

Hm... Entendi a questão dos "saltos", muito bem exemplificado. 

Ja ouviu a expressão, minha internet agora abre que nem televisão.

 

Quem inventou essa frase quis dizer que ele vai passando as paginas instantaneamente igual ao trocar do canal de tv.

 

No final das contas é o DNS que faz isso.

 

DNS do google ja foi bom, agora nos tracerts a rota ta indo para os estados unidos, ou seja ficou lento.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...