Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600x vs Ryzen 7 3700x


Posts recomendados

Boa noite, estou montando um PC Gamer e estou com uma dúvida sobre qual processador comprar.

 

Como podem ver pelo título, estou entre o Ryzen 5 3600x e o Ryzen 7 3700x. Levando em conta que o foco maior do PC será para jogos e que de vez em quando irei fazer algumas streams, qual desses 2 vocês em recomendam pensando no custo/benefício, tanto agora, quanto a médio/longo prazo?

 

Na Pichau, a diferença de preço entre os dois fica em R$ 600,00. Então, queria saber se o ganho de desempenho do 3700x para o 3600x compensa esses R$ 600,00. Segue o link dos processadores na Pichau.

 

Ryzen 5 3600x - R$ 1.299,97

Ryzen 7 3700x - R$ 1.899,96

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ryzen 7 3700X vai te favorecer mais nas streams, e nos games creio que também seja mais proveitoso do que o Ryzen 5 3600X, mas a margem nos games em geral pode não ser tãaaaaao grande assim, vai variar de game para game.

 

Porém a longo prazo, o Ryzen 7 3700X é um investimento muito mais proveitoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Victor Portugal disse:

Asus Prime B450M GamingBR

 

Eu não recomendo comprar essa placa-mãe. Até aguenta o processador, mas ter dissipador de calor nas fases do VRM é importante pra manter a placa fria. Dá uma olhada na Gigabyte B450 Aorus M, ASRock B450 Steel Legend ou Gigabyte B450 Gaming (essa só tem dois slots pra RAM).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel_Caldeira é, já me falaram isso também, até recomendaram a MSI B450 Gaming Plus. Vou dar uma olhada nessas que você falou, mas por enquanto tô com essa porque é o que deu para pegar com a grana, talvez eu espere um pouco mais para comprar o PC. De qualquer forma, valeu pela dica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tem essa, que é a minha, sempre esteve bem fria até jogando games pesados como GTA V e Assassin's Creed. Ela estava fora de estoque e voltou agora. Recomendo que aproveite porque acaba o estoque bem rápido, é uma excelente placa pelo preço.

 

Opa, vi agora que o que eu linkei é a com chipset da Intel, perdão. A de chipset AM4 também tem no site, mas só pra montagem. Enfim, fica esperto nela, vai que aparece pra comprar avulsa (só a Terabyte vende placas da Biostar hoje em dia).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Victor Portugal disse:

@Gabriel_Caldeira Show, vou ficar de olha. Obrigado pela dica.

 

Assim, você acha que pode ter algum problema rápido caso eu pega a B450M da Asus? Mesmo com uma quantidade boa de ventoinhas?

 

Não sei exatamente, cara. O TDP do R7 3700X não é alto (65 W), mas é um processador octa-core, em momentos de estresse pode exigir muito energia e esquentar sua placa, aí tu corre o risco de perder desempenho porque o fornecimento de energia vai cair drasticamente pra não danificar a placa ou, no pior dos cenários, a placa vai queimar (isso acontece quando a placa é bem mal projetada, com componentes baratos e sem mecanismos de proteção contra essas situações).

Aqui um teste dessa placa com o R7 2700X, que apesar de ter um TDP maior, é também um CPU octa-core de alto desempenho.
Spoiler:

Spoiler

em estresse chegou a 123°C na região dos VRMs e o PC desligou.

 

Por fim, eu não vejo porque gastar uns R$ 500 pra comprar uma placa porcaria e depois ter que gastar ainda mais pra comprar uma decente. Acho mais interessante juntar mais uma grana e pegar uma boa logo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel_Caldeira entendi. É que ela vai vir no combo, caso eu compre o PC agora, não vou pegar peça por peça, vou pegar ele já montado, por isso teria que ser essa placa por agora, mas vou dar uma pensada aqui e ver o que eu faço. De qualquer forma, obrigado pela atenção e pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...