Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador trava com diversos jogos


Posts recomendados

Olá, boa tarde!

 

Meu PC vem apresentando problemas de "congelamento" da tela na maioria dos meus jogos (exemplos: Shadow of the Tomb Raider, COD WW2, World War Z, Resident Evil 2). Às vezes é logo no início do jogo, às vezes já tem algum tempo que estou jogando e o jogo trava, do nada. A tela do jogo congela e eu não consigo sair para o Windows com a tecla do Windows nem com ctrl + atl + del. Trava tudo. A solução é desligar o PC no botão do gabinete mesmo e ligá-lo novamente. Ressalto que os jogos mencionados são originais.

 

Algumas vezes aparecia uma mensagem de erro, como as que envio em anexo, mas o que tem ocorrido mais atualmente é o congelamento total do PC.

 

Uma alternativa que às vezes funciona em alguns jogos é habilitar o modo de depuração da NVIDIA, mas não tem resolvido muita coisa... Shadow of the Tomb Raider e World War Z travam mesmo com esse modo habilitado, por exemplo. Na tentativa de resolver o problema, pedi a um técnico que formatasse meu computador recentemente, mas não adiantou, continuou apresentando travamento após a formatação.

 

As configurações do PC estão listadas abaixo, mas envio em anexo o dxdiag mais recente que fiz, para mais informações, caso necessário.

 

Sistema: Windows 10 Pro 64-bit (10.0, Build 18363) (18362.19h1_release.190318-1202)

Processador: Intel(R) Core(TM) i7-6700K CPU @ 4.00GHz (8 CPUs), ~4.0GHz

Memória RAM: 32 GB

Versão do DirectX: DirectX 12

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1070

placa-mãe: Asus H170M PLUS BR DDR4 chipset Intel H170, LGA 

Fonte: Corsair CX750 750W, Certificado 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Water Cooler Corsair Hydro H55 120mm 

SSD Corsair Force LE 240GB

HD Seagate 1TB

 

Espero que possam me ajudar, estou realmente muito chateada com isso, devido as boas configurações do meu PC.

 

Desde já, agradeço a atenção!

WhatsApp Image 2020-03-29 at 14.09.55 (3).jpeg

WhatsApp Image 2020-03-29 at 14.09.55 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-03-29 at 14.09.55 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-03-29 at 14.09.55.jpeg

DxDiag.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses erros geralmente acontecem por falta de driver, ou danificação na placa de vídeo, ou falta de dll

adicionado 0 minutos depois
agora, RuanDiulld100 disse:

Esses erros geralmente acontecem por falta de driver, ou danificação na placa de vídeo, ou falta de dll

Recomendo que vá em gerenciador de dispositivos e tire print para nós

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianazancaneli Olá Mariana, boa tarde e seja bem vinda ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Cara colega, recomendo que baixe o Display Driver Uninstaller, entre em modo de segurança, remova o driver da Nvidia, e depois o reinstale. 

E após isto rode um Check Disk e Scannow now para verificar possíveis problemas nos arquivos do windows.

  1. Digite cmd no menu iniciar e execute como administrador;
  2. Clique em sim para permitir executar como administrador;
  3. Digite chkdsk C: /f /r

Onde está C : no comando acima, substitua pela sua letra de unidade (o padrão é C:).

 

A explicação é esta: o /f serve para corrigir erros. O /r serve para encontrar setores com problemas e recuperar informações.

 

Este é um procedimento que pode levar HORAS, e é crucial que o sistema não seja desligado, portanto tenha paciência.

Depois que acabar faça um scan pelo CMD(admin) usando o comando " sfc /scannow"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianazancaneli Boa tarde Mariana, bem a primeira coisa que aconselho é nunca pedir para algum técnico formatar a máquina e sim para resolver o problema, assim você vai ter um posicionamento de um profissional da área.

Como o Ruan aconselhou tira uma print do gerenciador de dispositivos e poste aqui para vermos os drivers, também está instalado corretamente o programa Geforce Experience ? Ah máquina está atualizada ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RuanDiulld100 @Gustavo L1m4 Primeiramente, obrigada pelas respostas! De qual parte exatamente do gerenciador de dispositivos eu devo tirar o print? Atualizei o driver da placa de vídeo hoje pelo GeForce Experience e também fiz todos os updates pendentes do Windows... Testei com o World War Z após isso e travou novamente...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, marianazancaneli disse:

@RuanDiulld100 @Gustavo L1m4 Primeiramente, obrigada pelas respostas! De qual parte exatamente do gerenciador de dispositivos eu devo tirar o print? Atualizei o driver da placa de vídeo hoje pelo GeForce Experience e também fiz todos os updates pendentes do Windows... Testei com o World War Z após isso e travou novamente...

tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Gustavo L1m4 disse:

@marianazancaneli Boa tarde Mariana, bem a primeira coisa que aconselho é nunca pedir para algum técnico formatar a máquina e sim para resolver o problema, assim você vai ter um posicionamento de um profissional da área.

Como o Ruan aconselhou tira uma print do gerenciador de dispositivos e poste aqui para vermos os drivers, também está instalado corretamente o programa Geforce Experience ? Ah máquina está atualizada ?

Primeiramente que não deve ser necessário formatar, e em segundo há outros procedimentos que possam solucionar o problema em que ela mesmo pode fazer sem a necessidade de pagar alguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@marianazancaneli Olá Mariana, boa tarde e seja bem vinda ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Cara colega, recomendo que baixe o Display Driver Uninstaller, entre em modo de segurança, remova o driver da Nvidia, e depois o reinstale. 

E após isto rode um Check Disk e Scannow now para verificar possíveis problemas nos arquivos do windows.

  1. Digite cmd no menu iniciar e execute como administrador;
  2. Clique em sim para permitir executar como administrador;
  3. Digite chkdsk C: /f /r

Onde está C : no comando acima, substitua pela sua letra de unidade (o padrão é C:).

 

A explicação é esta: o /f serve para corrigir erros. O /r serve para encontrar setores com problemas e recuperar informações.

 

Este é um procedimento que pode levar HORAS, e é crucial que o sistema não seja desligado, portanto tenha paciência.

Depois que acabar faça um scan pelo CMD(admin) usando o comando " sfc /scannow"

Obrigada pelas recomendações! Esse procedimento com o DDU eu já havia feito em algum momento, não lembro se foi o técnico ou se fiz por conta própria... De qualquer forma, vou tentar novamente, seguindo as demais recomendações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@marianazancaneli Caso não dê certo nos dê um feedback que possamos tentar outro procedimento.

 

Não funcionou, continua travando da mesma forma. Realizei todos os procedimentos recomendados. Nenhum erro foi detectado durante a verificação. 😭

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@marianazancaneli Certo, bom dia.

Já verificou a integridade dos games? Ou tentou reinstalá-los?

Já havia verificado a integridade dos jogos da Steam e jogos como World War Z e Watch Dogs foram instalados nesse fim de semana... Todos os jogos foram reinstalados recentemente, devido à formatação que fiz na máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@marianazancaneli E mesmo fazendo uma formatação o error persiste?

 

A mensagem de erro que eu anexei no post não tem aparecido mais, após a formatação. Agora somente o congelamento da tela mesmo... Trava tudo, não consigo sair do jogo para a tela do Windows. Permanece apenas o som. A única saída é resetar pelo gabinete... Habilitando o modo de depuração da NVIDIA eu consegui jogar algumas vezes, mas agora nem isso tá dando conta. Trava mesmo com ele habilitado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Está usando algum programa pirata? BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comprar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, mick 07 disse:

Está usando algum programa pirata? BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comprar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

Olá! Primeiramente, obrigada pelas sugestões! Quanto às perguntas iniciais... Jogos e Windows originais. BIOS foi atualizada pelo técnico em janeiro. Temperaturas normais (segue uma foto do monitoramento de quando o jogo travou hoje de manhã, enquanto eu testava). Não uso estabilizador nem no-break. Nunca fiz overclock nem undervolt. Já usava as memórias separadas; testei trocar os slots, bem como limpar os contatos com borracha. Nunca mexi com essa questão de dual channel, então está da forma como a Pichau me enviou o PC. Minha placa-mãe suporta 64gb de RAM.

 

Quanto aos procedimentos, realizei testes exaustivos ontem... O dia inteiro quase. Procurei fazer tudo o que recomendou e nenhum dos testes acusou nenhum tipo de erro... Seguem alguns prints que tirei dos testes (não todos, para não ficar muito extenso).

 

Tentei jogar apenas com um dos pentes de RAM e o tempo sem congelar foi maior, mas acabou congelando algum tempo depois.

WhatsApp Image 2020-03-31 at 11.55.15.jpeg

Captura de Tela (48).png

Captura de Tela (49).png

Captura de Tela (50).png

Captura de Tela (51).png

Captura de Tela (52).png

Captura de Tela (53).png

Captura de Tela (54).png

Captura de Tela (55).png

Captura de Tela (56).png

Captura de Tela (57).png

Captura de Tela (58).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os jogos estão instalados onde, HD ou SSD?

 

9 minutos atrás, marianazancaneli disse:

 

Captura de Tela (53).png

 

 

 

 

 

 

Esse HD aparentemente vem apresentando alguns problemas. Fez todos os testes nele?

adicionado 0 minutos depois

Com relação ao CoD, ele está bugado e diversos jogadores estão reclamando de instabilidades. Só aqui no Fórum existem vários tópicos semelhantes: https://www.clubedohardware.com.br/search/?q=cod warzone&type=forums_topic&updated_after=any&sortby=newest&search_in=titles

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse da imagem é o HD, onde estão os jogos. O windows está instalado no SSD. Vou me certificar de fazer todos os testes nos dois, para tirar a dúvida. Quanto ao CoD, consegui zerar, apesar de ter passado uns apertos com os travamentos em algumas partes e as mensagens.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 Galera, seguinte... Fiz os seguintes testes das imagens abaixo, com o HD e o SSD... Não acusou nada. Só faltou fazer o teste com o SeaTools Bootable, porque não entendi muito bem como fazer os testes com um USB bootável. Fiz ainda o seguinte: instalei o Watch Dogs no meu HD externo, para ver se executaria normal, identificando assim, o problema com o HD. Travou da mesma forma... Creio que o problema não seja com o HD nem SSD, afinal, o congelamento da tela só ocorre durante os jogos. Um detalhe: jogo muito The Sims 4, com vários mods, e ele nunca apresentou problemas com o modo de depuração ativado.

Captura de Tela (53).png

Captura de Tela (62).png

Captura de Tela (50).png

Captura de Tela (52).png

Captura de Tela (54).png

Captura de Tela (51).png

Captura de Tela (63).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...