Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Engasgadas jogando Dead By Daylight, o que pode ser?


Posts recomendados

Bom, primeiramente eu não sou bom com tecnologia, sei apenas o básico, então me perdoem qualquer besteira que eu diga.

 

Eu comprei meu PC em 2014-2015 e o técnico que o montou pra mim, me disse que o meu PC era bom pra jogos (pelo menos na época) porém seria bom trocar o cooler para um mais forte. Eu ignorei por que não achei necessário naquele tempo. Porém agora em 2020 meu PC está engasgando em muitos jogos e acredito que o problema seja o cooler.

Detalhes: Meu pc roda esses jogos acima de 60 FPS em qualidades maiores da que engasga. Por exemplo: Jogo the Dead By Daylight na qualidade ''alta'' com 80+ FPS, porém se coloco até mesmo na qualidade ''baixa'' o jogo engasga. Isso acontece depois de uns 5 minutos rodando o jogo.

Fiz testes e rodando jogos que engasgam (não são todos) a temperatura do PC fica em torno de 60-70C e no dia a dia 35-45.

 

Minhas duvidas são:

 

1 - O problema é com a refrigeração certo?

2 - Eu não entendo nada de coolers, o que é mais recomendável? Comprar um cooler com socket AM3+ (o que minha placa-mãe suporta) e por na placa-mãe junto com o que já tenho, ou trocar pelo cooler que vem com o processador?

3 - Se o certo for trocar o cooler do processador como sei quais são compátiveis com meu processador? Na placa-mãe diz que o socket é AM3+ porém no processador não diz nada sobre quais coolers são compátiveis.

4 - Qual o melhor Air Cooler pra se comprar? Meu budget é até 30 euros (moro na Europa)

5 - Eu pesquisei um pouco sobre o assunto e fiquei sabendo do ''TDP'', meu processador esquenta até 95W, então eu devo comprar um cooler acima de 95 TDP? Ou eu entendi errado isso?

 

Especificações:

 

Placa de video: AMD Radeon R7 360 2GB DDR5 2048 MB

Processador: AMD FX6300 6cores 3.5 GHZ

8GB RAM DDR3

Fonte: 550W (não me recordo o resto)

placa-mãe: ATX 970A-DS3P

1TB HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para alguém te indicar um cooler são necessários tres itens:

- O soquete do seu processador;

- Qual é o seu processador;

- E o modelo do seu gabinete;

O soquete é para estipular um cooler compatível, o modelo do processador é devido a capacidade do cooler em resfriar, e o modelo ou tamanho do seu gabinete é para saber se os cooler gigantes cabem nele;

Obs: Se o pc é de 2014 talvez precise trocar é tudo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel Akira disse:

a temperatura do PC fica em torno de 60-70C e no dia a dia 35-45.

 

1 hora atrás, Gabriel Akira disse:

O problema é com a refrigeração certo?

Boa tarde.
Se a temperatura do processador atinge 70 graus C em intenso processamento e esta medição estiver correta... aparentemente você não possui problemas com temperaturas, não no processador e ao ponto de precisar trocar o cooler do mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que vocês já me explicaram que o problema não é com o cooler, saberiam me dizer qual o problema então? Já notei fazendo testes que quando eu ligo o jogo, a GPU fica tendo picos de 0-10 pra 90-100, indo e voltando, não sei se isso é normal. 

 

Print do gráfico do uso da GPU quando estou jogando:

 

image.thumb.png.b751884d238412ce82364ddb5430ef77.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente, eu não entendo muito de tecnologia então me perdoem qualquer coisa.

 

Bom, meu PC está engasgando em alguns jogos (até então só ocorreu com Dead By Daylight, porém eu não jogo muitos jogos pesados), e eu não consigo entender o que está causando isso, pois o jogo roda até mesmo na qualidade alta acima dos 60 FPS (fica em torno de 80). Porém mesmo eu colocando na qualidade baixa, meu PC começa após uns 5 minutos de jogo a engasgar e dar umas travadas por alguns segundos.

 

Gostaria que me explicassem o motivo que está causando essas engasgadas e como posso resolver...

 

Observações: A temperatura da GPU fica em 60-70 enquanto estou jogando, jogo com apenas o jogo aberto e nada mais. 

Na foto um gráfico do uso da minha GPU que fica oscilando entre 0-100 várias vezes durante o game (não sei se isso é algo ruim mas me incomoda)

 

Especificações:

 

Placa de video: AMD Radeon R7 360 2GB DDR5 2048 MB

Processador: AMD FX6300 6cores 3.5 GHZ

8GB RAM DDR3

Fonte: 550W (não me recordo o resto)

Placa-mãe: ATX 970A-DS3P

1TB HD

 

 

image.thumb.png.76a0dd457a0b8403cc3a3c57f2d7afec.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Akira

https://www.amd.com/pt/products/cpu/fx-6300

Segundo a fabricante a temperatura máxima é de 70,5°C.

Chegar na temperatura máxima ocorre thermal throttling, o clock do processador despenca para controlar o aquecimento. Você instalou algum programa de monitoramento como o HWMonitor ou HWInfo para acompanhar a frequência e a temperatura da CPU?

Desde que você comprou o computador, efetuou a troca da pasta térmica e limpeza do cooler/ventoinha? Caso não tenha feito, essa pode ser a causa.

Pasta térmica resseca e perde suas propriedades com o tempo. A sujeira no dissipador (parte metálica) cria uma barreira na troca de calor com o ar. O resultado é o aumento da temperatura e perda de eficiência do cooler.

Verificou se o cooler está bem encaixado? Um mal encaixe/aperto pode ser o problema.

 

Sobre a GPU, em qual resolução você joga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no fórum já vi diversos relatos de aquecimento em jogos usando o cooler box.
Ele tem desempenho limitado e dependendo do caso seria melhor trocá-lo por outro melhor.

 

O limite de temperatura do FX-6300 é 70C.

 

O AMD Overdrive já foi descontinuado e não é mais disponibilizado pela AMD, mas pode ser baixado aqui.
Esse utilitário mostra a margem térmica que são os graus faltantes para atingir a temperature limite.

A soma da margem térmica e a temperatura do processador (core ou package) resulta nesse limite de 70C.


qpvvg97533my.png


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...