Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tipos de potência: RMS, W, VA


Posts recomendados

@lutiano.rs

 

Tem uma diferença básica entre essas fórmulas que conhece e o resto: elas são pra corrente contínua.. Todos os outros conceitos são usados em corrente alternada, onde a tensão varia no tempo, entra o conceito de defasagem de tensão e corrente e por aí vai.. É um assunto mais complexo.. Pra resumir..

 

Potência Ativa ou Real é aquela que realmente resulta em trabalho, seja em movimentar um motor ou fazer uma lampada funcionar.. Dado em Watts..

 

Potência Reativa (não mencionou, mas faz parte do pacote) é a parte criada por indutores e capacitores, que fazem parte de um equipamento ou instalação.. É inerente do modo como esses componentes funcionam.. Dado em Volt-Ampere Reativo ou VAR..

 

Fator de potência é uma relação entre a potência ativa e reativa de um circuito.. Indica o quanto da energia que recebe da concessionária, está sendo realmente usado pra algo útil..

 

Potência Aparente seria a capacidade total de uma instalação ou fonte de alimentação, como um transformador, por exemplo.. É uma "soma" das potências ativa e reativa..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lutiano.rs

 

Potência Reativa é a parte da energia que é retida por capacitores e indutores, pra manter seus campos elétrico e magnético, respectivamente.. Não realizam trabalho útil, mas são essenciais pro funcionamento desses componentes.. Vou deixar esse link AQUI, com uma explicação mais detalhada..

 

Do resto, sim e não.. A fórmula é semelhantes, mas em CA, você deve levar em conta o fator de potência do circuito, pro cálculo correto, afinal, nem toda carga é puramente resistiva.. Entram conceitos de ângulo de defasagem da onda de corrente, triângulo de potências e por aí vai..

 

Fator_de_Potencia_final-1.jpg

 

Tem uma explicação melhor AQUI..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...