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Bom galera possuo um Samsung AtivBook 6 com Windows 10 instalado e começou com esse problema de trava na tela de login, trava tudo não mexe cursor de mouse, teclado nada. Tentei fazer os mais diversos reparos até pelo prompt (sfc /scannow,chkdsk). Até que então resolvi formatar para sanar o problema de uma vez. Só que mesmo formatando o problema voltou a ocorrer. Logo concluo que seja algum hardware do meu computador. Tem algum diagnóstico padrão/óbvio ou necessita de teste de peças para descobrir qual é?

  • 2 semanas depois...
Postado

Estou rodando uma versão de teste do Ubuntu Linux pelo pendrive e ele consegue ficar ligado mais de 1 dia sem travamento ou congelamento algum, quando instalei o Ubuntu de inicio ele ficava normal logo após, eu atualizar ele apresentava os mesmo congelamentos do Windows, então posso concluir que meu problema é a minha unidade de armazenamento?

Não postei o log com as temperaturas dos componentes porque pelo Windows só rodava em Modo de Segurança e assim fica bloqueado e só medía a temperatuda do SSD.

  • Moderador
Postado

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

 

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

 

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

 

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

 

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado. 

 

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo). 

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

 

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma. 

 

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

 

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada. 

Postado

Olá Caio boa tarde muito obrigado pela atenção. Então possuo um notebook com processador Placa-mãe: NP670z5e Xd1,Intel Core i5 3230M, memória ram 16gb ddr3, ssd 500gb Kingstom, GPU AMd Radeon HD 8850M 2 GB DDR3, SO: Windows 10.

A grande questão é formatei totalmente o computador e instalei novamente o win 10 e o problema persistiu. Então formatei novamente o SSD e instalei o SO Ubuntu para testar e mesmo assim o problema persistiu, mas o detalhe é que com o pendrive bootavel do Ubuntu consigo rodar um versão de teste pelo pendrive e nela o sistema fica estável, inclusive estou a postar no fórum através desta versão e nela o PC pode ficar dias ligado que não apresenta nenhum problema.

OBS. Eu já tinha lido o post fixado nesta seção com o tutorial dos testes a serem realizados para tal disgnóstico e não postei e não consegui postar os teste de temperatura e de erros com os programas,pois, só consigo rodar o Windows estável através do Modo de Segurança e nele não sei porque só media a temperatura do meu SSD, o restante já tentei com mais de 10 programas diferentes e não realiza a medição não sei porque, também quero freezar que pelo modo de segurança meu PC consegue ficar ligado o tempo que for sem apresentar congelamentos ou qualquer outro problema. Só gostaria de uma segunda opinião pois parece que está meio obvio o problema me parece e meu SSD ainda está na garantia, comprei online e antes de enviar a fabricante pelo correio queria confirmar se realmente o problema só pode ser na Unidade de Armazenamento, pois, quando rodo um SO em modos alternativos (versão de teste pendrive bootável e Modo Seguro) o PC não apresenta qualquer problema, eu sei que seria meio vago afirmar sem nenhum dos testes citados acima pelo amigo Caio Augusto que o problema é no SSD,mas se alguém souber alguma maneira de eu conseguir rodar esses programas pelo Modo de Segurança ou outro modo me fale por favor que o farei.

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