Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acender led com temperatura


GustavoH93

Posts recomendados

Boa noite pessoal, estou pedindo ajuda para desenvolver um circuito simples para acender led de acordo com a temperatura.

 

Meu carro tem ponteiro de temperatura e led indicador de superaquecimento, o ponteiro funciona muito bem mas o led não, tem hora que ele pisca do nada com a temperatura normal levei no eletricista automotivo e ele me falou que é a plaquinha eletrônica do painel que está com problema, ela é uma membrana flexível então deve estar com mal contato, o problema é que por ela ser muito frágil não quero nem tocar nela ( ela tem quase 30 anos kkkkk)

 

Então pensei o seguinte: o led e o ponteiro são ligados no mesmo sensor fiz o teste e se eu aterrar o fio que chega ao sensor o ponteiro marca a temperatura máxima, então usando um diodo zener quando a resistencia do sensor diminuir quase fechando curto com o terra do carro é possível fazer nesse momento o led acender?

 

Ou o zener não funciona pra esse tipo de coisa?

Eu montei um VU de led a muito tempo e quando a tensão da saida do amplificador ultrapassava a do zener o led acendia então pensei em usar o mesmo principio aqui...

Tenho conhecimento básico em eletrônica, quem puder me ajudar ficarei muito grato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

o led e o ponteiro são ligados no mesmo sensor fiz o teste e se eu aterrar o fio que chega ao sensor o ponteiro marca a temperatura máxima

E o led, acende também?

Não sei de que carro se trata, mas o Led nem sempre vai no mesmo sensor. A não se que no painel se tenha o mesmo comparador de tensão que você disse.

 

O zener na polaridade correta em série com um Led e um Resistor funciona sim, desde que o sensor faça leitura por tensão.

Se for leitura por corrente não vai dar certo, aí  precisa de algo mais complexo.

 

Acabei me lembrando de uma solução que meu pai costumava fazer nos carros antigos que ele tinha: consistia de adaptar no painel um Led que ficava ligado a ventoinha do radiador, dessa forma ficava fácil monitorar o aquecimento do motor.

Nos carros mais velhos funcionava a partir de um sensor mecânico que ficava preso no radiador.

Nos mais novos o sensor (as vezes fica no bloco do motor) é eletrônico e parte o sinal para um módulo que aciona um relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você tiver acesso ao sinal de temperatura, é relativamente simples fazer com comparador. Até mesmo com transistores...

Autobaseando naquele post, você pode usar um cd40106 ou do gênero. Resistores bem altos na sua entrada pra ajuste de V do ponto de transição,você consegue comparadores múltiplos....  bem versátil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um gol quadrado, creio que use o mesmo motor ( AP 1.6 gasolina) e chicote parecido ou igual também...

 

O acionamento do ponteiro de temperatura  é feito por um sensor ( cebolinha ), que realmente fica no bloco do motor.

Ele tem apenas um fio ligado a ele, o outro contato é o próprio corpo aterrado no motor. 

E funciona da seguinte maneira: de acordo com que a temperatura do motor aumenta, a resistência do sensor vai diminuindo até dar continuidade e ficar negativo...

 

O sensor (cebolinha) que aciona o ventilador do radiador é outro e fica no próprio radiador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl exato o meu é AP 1.8 álcool, o sensor de temperatura do ponteiro fica no cavalete de água que fica no cabeçote do motor, e vai apenas um fio nele mesmo, o que liga a ventoinha fica no radiador mesmo.

 

Nesse caso usando o sensor de temperatura do motor quando a resistência dele vai diminuindo o ponteiro vai subindo e quando dá continuidade o ponteiro chega no topo da escala.

 

Nesse caso temos como fazer algum circuito para acender o LED quando o sensor estiver com a resistência bem baixa quase dando continuidade?

 

@Renato.88 muito interessante a ideia do seu pai estava pensando e vou fazer isso também estou mexendo no motor para ganhar uns cavalos a mais e isso vai fazer o motor aquecer mais então preciso ficar bem de olho na temperatura, nesse caso aí é só colocar um fio conectado ao positivo do motor da ventoinha, trazer esse fio até o painel e colocar um led com resistor para 12v assim toda vez que a ventoinha ligar o led vai acontecer junto indicando que ela está funcionando, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Renato.88 disse:

dessa forma ficava fácil monitorar o aquecimento do motor.

A ideia de colocar um led no motor da ventoinha é muito boa, e mais importante que monitorar a temperatura do motor ( já que o ponteiro faz está função), é que com isto, você consegue perceber caso a cebolinha ou o próprio ventilador não estejam funcionando, ou ainda, que não esteja chegando a tensão positiva no motor, por falha no relé por exemplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Airtonarl disse:

A ideia de colocar um led no motor da ventoinha é muito boa, e mais importante que monitorar a temperatura do motor ( já que o ponteiro faz está função), é que com isto, você consegue perceber caso a cebolinha ou o próprio ventilador não estejam funcionando, ou ainda, que não esteja chegando a tensão positiva no motor, por falha no relé por exemplo...

Sim a ideia é boa, vou fazer isso sim, mas supondo que o motor da ventoinha queime por engano ou as escovas dele gastem, 12v vão chegar nele normalmente e o led vai acender, mas o motor de fato não vai girar né? Tem como fazer algum esqueminha para o led acender apenas se o motor girar?

 

E a ideia de fazer o led da temperatura acender quando o sensor estiver com a resistencia bem baixa eu também queria fazer, mas não sei como, tem alguma ideia pessoal? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Sim a ideia é boa, vou fazer isso sim, mas supondo que o motor da ventoinha queime por engano ou as escovas dele gastem, 12v vão chegar nele normalmente e o led vai acender, mas o motor de fato não vai girar né? Tem como fazer algum esqueminha para o led acender apenas se o motor girar?

Poise... Mas no caso do motor queimar por algum curto, provavelmente o fusível irá abrir e cortar os 12v... 

Quanto as "escovas", isso faz parte da manutenção preventiva, o ideal é que você, sempre que possível, verifique a situação delas.

 

Não sei se quando as "escovas" acabam, a corrente aumenta causando a queima do fusivel.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Nesse caso usando o sensor de temperatura do motor quando a resistência dele vai diminuindo o ponteiro vai subindo e quando dá continuidade o ponteiro chega no topo da escala.

Como estamos falando de resistência, o que varia aí é a corrente. 

Consequentemente varia a tensão, pois está em série com o ponteiro e forma um divisor se relacionar o fio do sensor com o terra. 

Para fazer funcionar o comparador deve colocar um multímetro e ir anotando os valores de tensão correspondentes a temperatura que é segura ao funcionamento do carro. 

 

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

@Renato.88 muito interessante a ideia do seu pai estava pensando e vou fazer isso também estou mexendo no motor para ganhar uns cavalos a mais e isso vai fazer o motor aquecer mais então preciso ficar bem de olho na temperatura, nesse caso aí é só colocar um fio conectado ao positivo do motor da ventoinha, trazer esse fio até o painel e colocar um led com resistor para 12v assim toda vez que a ventoinha ligar o led vai acontecer junto indicando que ela está funcionando, correto?

Foi exatamente isso que ele fez, e por incrível que pareça, o carro dele também era um gol quadrado. 

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Sim a ideia é boa, vou fazer isso sim, mas supondo que o motor da ventoinha queime por engano ou as escovas dele gastem, 12v vão chegar nele normalmente e o led vai acender, mas o motor de fato não vai girar né? Tem como fazer algum esqueminha para o led acender apenas se o motor girar?

Ter como fazer isso, até tem. 

Mas não é muito fácil de fazer. 

Teria que medir a corrente no fio do cebolao que vai para o motor. 

 

Porém se o motor não girar, o ponteiro vai subir e o led vai acender. 

 

Sobre o led original, penso que seria mais fácil dar uma olhada na membrana e verificar qual é o mal contato. 

Esses painéis não são tão sensíveis a ponto de mexer e quebrar alguma coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Airtonarl disse:

Poise... Mas no caso do motor queimar por algum curto, provavelmente o fusível irá abrir e cortar os 12v... 

Quanto as "escovas", isso faz parte da manutenção preventiva, o ideal é que você, sempre que possível, verifique a situação delas.

 

Não sei se quando as "escovas" acabam, a corrente aumenta causando a queima do fusivel.

@Airtonarl  Pensando por esse angulo faz sentido, se o motor fechar curto, alguma coisa travar a hélice ou algum dos rolamentos travarem a corrente sobe o fusivel queima a lampada do led não acende e o ponteiro de temperatura vai subir, então o led com o resistor para 12v já vai indicar o funcionamento do sistema que alimenta o motor, se o motor não girar e o led acender quer dizer que algo está errado com o motor e não com o sistema elétrico, vou fazer isso mesmo o led com resistor 12v, no caso para um LED verde 5mm comum o resistor ideal é 490 ohm correto?

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Como estamos falando de resistência, o que varia aí é a corrente. 

Consequentemente varia a tensão, pois está em série com o ponteiro e forma um divisor se relacionar o fio do sensor com o terra. 

Para fazer funcionar o comparador deve colocar um multímetro e ir anotando os valores de tensão correspondentes a temperatura que é segura ao funcionamento do carro.  

 @Renato.88 no caso pra não ficar o tempo todo medindo com multímetro supondo que eu faça a medição com o motor frio quando acabo de ligar ele, vai dar por exemplo 12v, quando o ponteiro estiver na metade que é a temperatura ideal vai dar 5v, ai se eu quero que o led acenda quando o ponteiro estiver quase no máximo, por regra de 3 conseguimos saber que o ponteiro vai estar quase no fim da escala quando estiver com 10v, e a partir dai calculamos o circuito para acender o led é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

no caso para um LED verde 5mm comum o resistor ideal é 490 ohm correto?

Usa 1k.

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

ai se eu quero que o led acenda quando o ponteiro estiver quase no máximo, por regra de 3 conseguimos saber que o ponteiro vai estar quase no fim da escala quando estiver com 10v, e a partir dai calculamos o circuito para acender o led é isso?

Não acredito que dê certo com regra de 3, visto que não é um sistema linear. 

 

Mas pode fazer um sistema pra saber quanto é, pode pegar alguns valores de resistores e ver qual deles leva o ponteiro ao lugar perigoso. 

Aí é só medir a tensão no resistor e calcular o circuito do comparador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Renato.88 disse:

Usa 1k.

 

Não acredito que dê certo com regra de 3, visto que não é um sistema linear. 

 

Mas pode fazer um sistema pra saber quanto é, pode pegar alguns valores de resistores e ver qual deles leva o ponteiro ao lugar perigoso. 

Aí é só medir a tensão no resistor e calcular o circuito do comparador. 

@Renato.88 certo, nesse caso vou usar um potenciômetro de 10k e ir girando ele pra quando der a resistência que eu quero que a lâmpada acenda eu anoto o valor da resistência e calculamos o circuito comparador.

 

Por falar nisso como é esse comparador? Usa zenner ou é mais complexo que isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

certo, nesse caso vou usar um potenciômetro de 10k e ir girando ele pra quando der a resistência que eu quero que a lâmpada acenda eu anoto o valor da resistência e calculamos o circuito comparador

10k é muito. 

E lâmpada? Quando ela acender vai queimar o potenciômetro! 

 

36 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Por falar nisso como é esse comparador? Usa zenner ou é mais complexo que isso?

Sim, dá pra fazer com zener também. 

Além de transistor e resistor. 

 

Mas eu preferia algo com amplificador operacional, fica mais preciso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Renato.88 disse:

10k é muito. 

E lâmpada? Quando ela acender vai queimar o potenciômetro! 

Vou ver se acho aqui um menor que 10k

A ideia é ligar o potenciômetro em série com o fio do ponteiro de temperatura pra ajustar o potenciômetro e ver qual vai ser a resistência que vai fazer o ponteiro chegar quase até o topo da escala, aí eu tiro o potenciômetro e coloco o resistor no lugar junto com o circuito para acender o LED

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Vou ver se acho aqui um menor que 10k

A ideia é ligar o potenciômetro em série com o fio do ponteiro de temperatura pra ajustar o potenciômetro e ver qual vai ser a resistência que vai fazer o ponteiro chegar quase até o topo da escala, aí eu tiro o potenciômetro e coloco o resistor no lugar junto com o circuito para acender o LED

Sim, se for só o ponteiro não tem problema em medir com o potenciômetro. 

 

No lugar vai colocar o sensor, o circuito com o led é a parte do projeto original. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Sim, se for só o ponteiro não tem problema em medir com o potenciômetro. 

 

No lugar vai colocar o sensor, o circuito com o led é a parte do projeto original. 

@Renato.88 Certo amanhã farei isso, medi hoje a resistência do sensor com o ponteiro no meio da escala justamente a hora que a ventoinha liga, estava com 6,4V e 68ohm, então um potenciômetro teria que ser de uns 100ohm eu acho para poder funcionar, então acho que vai ser com resistores mesmo, vai ser complicado porque não tenho muitos aqui, mas vou ver se retiro mais de sucata aqui, estou achando que para o ponteiro chegar perto do fim da escala deve ser um resistor de uns 10ohm...

 

Então vou fazer o teste amanhã, mas circuito com amplificador operacional é bem mais complexo? se for muito grande vai ser complicado eu conseguir fazer kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Então vou fazer o teste amanhã, mas circuito com amplificador operacional é bem mais complexo? se for muito grande vai ser complicado eu conseguir fazer kkkkkk

É mais ou menos assim:

images?q=tbn:ANd9GcSbmWc4XnlbrrduIe59g44

Desconsidere o potenciômetro R2, pois ali é o lugar do sensor. 

O zener deve ter a tensão que você quer que o led acenda. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Renato.88 disse:

É mais ou menos assim:

images?q=tbn:ANd9GcSbmWc4XnlbrrduIe59g44

Desconsidere o potenciômetro R2, pois ali é o lugar do sensor. 

O zener deve ter a tensão que você quer que o led acenda. 

Então parece ser simples! que boa noticia rsrs

 

@Renato.88 Hoje me lembrei que eu tenho um potenciômetro deslizante antigo de ventilador e pensei em usar ele pra fazer o teste do ponteiro, e deu certo! (ainda bem porque facilitou bem o trabalho e achei até milagre ter funcionado, porque o potenciômetro deve ter uns 30 anos kkkkk)

 

Quando dei meia chave no carro com o potenciômetro no zero o ponteiro subiu até o topo da escala, a luz começou a piscar feito louca, mas ela sempre pisca quando ligo o carro, ai depois que o ponteiro chegou no final da escala alguns segundos depois ela parou de piscar isso mostra que não está funcionando nada bem...

 

Ai fui no potenciômetro e fui aumentando ele pro ponteiro ir diminuindo, e voilà cheguei no ponto onde eu queria, ele não fica baixo demais pro led acender toda hora que o motor esquentar e fica próximo a temperatura de trabalho limite do motor que é onde eu queria, para o led acender naquela hora e eu ficar de olho...

 

Anotei os valores aqui, só a resistência medi com o potenciômetro fora do carro, o restante medi com tudo conectado.

 

4,7 volts

92,8mA

51,3 Ohms

 

Com essas informações dá pra calcular o circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Então parece ser simples! que boa noticia rsrs

 

@Renato.88 Hoje me lembrei que eu tenho um potenciômetro deslizante antigo de ventilador e pensei em usar ele pra fazer o teste do ponteiro, e deu certo! (ainda bem porque facilitou bem o trabalho e achei até milagre ter funcionado, porque o potenciômetro deve ter uns 30 anos kkkkk)

 

Quando dei meia chave no carro com o potenciômetro no zero o ponteiro subiu até o topo da escala, a luz começou a piscar feito louca, mas ela sempre pisca quando ligo o carro, ai depois que o ponteiro chegou no final da escala alguns segundos depois ela parou de piscar isso mostra que não está funcionando nada bem...

 

Ai fui no potenciômetro e fui aumentando ele pro ponteiro ir diminuindo, e voilà cheguei no ponto onde eu queria, ele não fica baixo demais pro led acender toda hora que o motor esquentar e fica próximo a temperatura de trabalho limite do motor que é onde eu queria, para o led acender naquela hora e eu ficar de olho...

 

Anotei os valores aqui, só a resistência medi com o potenciômetro fora do carro, o restante medi com tudo conectado.

 

4,7 volts

92,8mA

51,3 Ohms

 

Com essas informações dá pra calcular o circuito?

Sim. 

Você vai precisar de um zener de 4,7V pra colocar no circuito. 

No pino 3 do 741 não vai aquele potenciômetro, vai um resistor de 10k ligado ao seu sensor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Renato.88 disse:

Sim. 

Você vai precisar de um zener de 4,7V pra colocar no circuito. 

No pino 3 do 741 não vai aquele potenciômetro, vai um resistor de 10k ligado ao seu sensor. 

@Renato.88 Certo fiz a lista de componentes, vou ter que comprar pela internet porque aqui as lojas de eletronica pararam então pra não pedir errado fiz essa lista:

 

1 CI 741
1 LED Vermelho alto brilho
1 resistor 1k
1 resistor 27k
1 zenner  4,7v
1 resistor 10k
 

Está correto? Para led de alto brilho usa o mesmo resistor de 1K?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Pode ser, queimar não vai. Mas dependendo do led fica muito forte. 

Por falar em chamar a atenção, me lembrei que meu pai usava um LED-pisca, nem sei se ainda existe! :lol:

@Renato.88 a ideia é ficar mais forte pra chamar a atenção mesmo, tipo ei olha aqui o motor vai pro beleléu não tá vendo? kkkkkk

 

Tem led pisca sim!!! Eu as vezes compro uns pra usar aqui no trabalho, tem led alto brilho, led pisca e led pisca RGB ele muda de cor sozinho e por fora é idêntico ao led auto brilho comum, ai quando ligado ele vai mudando de cor sozinho kkkk

 

Bom vou fazer o pedido dos componentes, e vou comprar zener de 4,7v, 3,9v e 5,1v pra ter como trocar se por acaso eu ver que com 4,7v pode não ficar legal, os componentes podem ser tudo de 1/4W né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Tem led pisca sim!!! Eu as vezes compro uns pra usar aqui no trabalho, tem led alto brilho, led pisca e led pisca RGB ele muda de cor sozinho e por fora é idêntico ao led auto brilho comum, ai quando ligado ele vai mudando de cor sozinho kkkk

 

O que muda de cor eu tenho um, veio por engano no meio de uns comuns que eu comprei. 

Tenho um verde daquele normal fosco também. 

4 horas atrás, ComandateGustavo disse:

os componentes podem ser tudo de 1/4W né?

Até 1/8 serve. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Renato.88 disse:

O que muda de cor eu tenho um, veio por engano no meio de uns comuns que eu comprei. 

Tenho um verde daquele normal fosco também. 

Até 1/8 serve. 

led fosco? nunca tinha visto kkkkk, fiz o pedido agora é esperar chegar, estou comprando pra outros circuitos também, deu um pouco de trabalho porque tem várias coisas que estão em falta no site, principalmente resistores, ai tive que comprar mais resistores pra ficar em serie ou paralelo...

 

Vamos aguardar chegar e ai eu montarei tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...