Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acender led com temperatura


GustavoH93

Posts recomendados

6 horas atrás, ComandateGustavo disse:

led fosco? nunca tinha visto

Estes foscos são os leds difusos...

São os que apresentam as cores mesmo apagados... Diferente dos de alto brilho, que apagados são todos da mesma cor.

adicionado 0 minutos depois
6 horas atrás, ComandateGustavo disse:

led fosco? nunca tinha visto

Estes foscos são os leds difusos...

São os que apresentam as cores mesmo apagados... Diferente dos de alto brilho, que apagados são todos da mesma cor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2020 às 09:35, ComandateGustavo disse:

ai tive que comprar mais resistores pra ficar em serie ou paralelo...

O circuito não é crítico, na prática funciona com qualquer valor. 

Diga os valores que conseguiu comprar, e vamos organizar de maneira a não ficar um monte de associação série paralelo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Renato.88 disse:

O circuito não é crítico, na prática funciona com qualquer valor. 

Diga os valores que conseguiu comprar, e vamos organizar de maneira a não ficar um monte de associação série paralelo. 

@Renato.88  o Resistor de 27k eles tinham, mas o resistor de 1K não tinham ai comprei dois de 2K para deixar em paralelo... Ou pode deixar um resistor de 2K mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

@Renato.88  o Resistor de 27k eles tinham, mas o resistor de 1K não tinham ai comprei dois de 2K para deixar em paralelo... Ou pode deixar um resistor de 2K mesmo?

Você disse que o led é de alto brilho, esses até com 10k em série funciona. 

Pode deixar o de 2k mesmo, fica até melhor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Renato.88 disse:

Você disse que o led é de alto brilho, esses até com 10k em série funciona. 

Pode deixar o de 2k mesmo, fica até melhor. 

@Renato.88 beleza, por curiosidade até quantos leds posso ligar no pino 6? Led alto brilho estava em falta vai ter que ser o comum mesmo... Mas notei que o painel tem dois led para temperatura, e os dois não funcionam kkkkkk

 

Pelo que pesquisei nesse painel vinha o relógio analógico, ai o antigo dono tirou o relógio analógico e colocou o digital, e no lugar do relógio analógico ele colocou o conta giros que tem o ponteiro de temperatura, só não sei o que ele fez com o restante porque as lampadas não funcionam só o ponteiro... Ai pensei em ligar os dois Led, já que vão ser os difusos comuns pelo menos vai ter dois...

 

Por falar nisso, essas luzes do painel são leds mesmo ou são algum tipo de lampada incandescente com capinha? Até hoje não descobri isso...

painel.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ComandateGustavo disse:

beleza, por curiosidade até quantos leds posso ligar no pino 6?

Depende do tipo de Led. 

Mas 2 eu sei que funciona de boa, pode ligar cada um com um dos resistores de 2k que você comprou. 

 

4 horas atrás, ComandateGustavo disse:

só não sei o que ele fez com o restante porque as lampadas não funcionam só o ponteiro.

Provavelmente o soquete não dava muito certo e o eletricista que fez a instalação não quis adaptar. 

 

4 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Por falar nisso, essas luzes do painel são leds mesmo ou são algum tipo de lampada incandescente com capinha? Até hoje não descobri isso...

Faz muitos anos que não vejo um carro desses, mas na minha vaga memória vejo o led verde da seta piscando no gol do meu tio. A tonalidade é de um LED mesmo, se fosse lâmpada o verde seria meio amarelado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2020 às 16:19, Renato.88 disse:

Provavelmente o soquete não dava muito certo e o eletricista que fez a instalação não quis adaptar. 

é provável, o relógio digital ficou sem o acabamento externo, vou tentar pintar de preto pra disfarçar...

 

Em 04/04/2020 às 16:19, Renato.88 disse:

Faz muitos anos que não vejo um carro desses, mas na minha vaga memória vejo o led verde da seta piscando no gol do meu tio. A tonalidade é de um LED mesmo, se fosse lâmpada o verde seria meio amarelado. 

Entendi, no caso seria então desmontar aquela parte e substituir o led apenas isso certo?

 

Estou aguardando chegar os componentes, devem estar aqui na quarta feira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Entendi, no caso seria então desmontar aquela parte e substituir o led apenas isso certo?

 

Provavelmente, tem que ter alguma placa pra soldar os leds. 

Visto que como é 12V cada um deles deve ter os respectivos resistores em série. 

Aliás, o anúncio abaixo tira a sua dúvida:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1078748040-led-vermelho-painel-instrumentos-santana-gol-quadrado-unitar-_JM?matt_tool=82322591&matt_word=&gclid=CjwKCAjwg6b0BRBMEiwANd1_SNZPQFdSH7uQi-EZzm-TEh8Ic3Bw93XWtd2uOdlGMptxIA_T5shPohoCQvwQAvD_BwE

(tem louco pra tudo, quem em sã consciência vai pagar quase 20 reais num led?) 

E também meu pai trabalhou no depósito da VW nos anos 80, agora já sei de onde que veio os leds com essa mesma perninha torta que tinha aqui em casa quando eu era criança! :lol:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/04/2020 às 01:45, Renato.88 disse:

Provavelmente, tem que ter alguma placa pra soldar os leds. 

Visto que como é 12V cada um deles deve ter os respectivos resistores em série. 

Aliás, o anúncio abaixo tira a sua dúvida:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1078748040-led-vermelho-painel-instrumentos-santana-gol-quadrado-unitar-_JM?matt_tool=82322591&matt_word=&gclid=CjwKCAjwg6b0BRBMEiwANd1_SNZPQFdSH7uQi-EZzm-TEh8Ic3Bw93XWtd2uOdlGMptxIA_T5shPohoCQvwQAvD_BwE

(tem louco pra tudo, quem em sã consciência vai pagar quase 20 reais num led?) 

E também meu pai trabalhou no depósito da VW nos anos 80, agora já sei de onde que veio os leds com essa mesma perninha torta que tinha aqui em casa quando eu era criança! :lol:

 

 

@Renato.88 20 reais em um led? credoooo

 

Mas agora isso matou a charada é led mesmo, esse lance da perninha ai acho que dá pra usar o led comum é só entortar ela né?

 

Obs: Tudo relacionado a esses carros está subindo pra ter ideia cada moldura central com esses led está 100 reais cada e o relógio que vem nela ainda está quebrado! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1446680362-lote-de-molduras-leds-gol-quadrado-com-relogio-no-estado-_JM#position=3&type=item&tracking_id=ada3a2a5-48b9-4fa7-8684-5cbe11811ece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

20 reais em um led? credoooo

 

Aqui no centro da minha cidade vendem a 20 centavos kkkk. Mas é porque tem gente que não sabe, aí os caras aproveitem e passam a perna mesmo. 

 

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Mas agora isso matou a charada é led mesmo, esse lance da perninha ai acho que dá pra usar o led comum é só entortar ela né?

Sim, os leds são tudo a mesma coisa. 

Provavelmente tem algum soquete dentro do painel onde a gente coloca as perninhas dos leds pra dar contato. 

 

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Obs: Tudo relacionado a esses carros está subindo pra ter ideia cada moldura central com esses led está 100 reais cada e o relógio que vem nela ainda está

Tá virando relíquia, ainda mais que tem muita gente fanática por esses modelos de carro. Além de serem clássicos, se atende as necessidades de hoje. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Aqui no centro da minha cidade vendem a 20 centavos kkkk. Mas é porque tem gente que não sabe, aí os caras aproveitem e passam a perna mesmo. 

Ai tá mais barato aqui na eletronica led comum é 50 centavos, alto brilho é 1 real pra cima...

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Sim, os leds são tudo a mesma coisa. 

Provavelmente tem algum soquete dentro do painel onde a gente coloca as perninhas dos leds pra dar contato. 

beleza deve ser trabalhoso mas não tão difícil, melhor do que comprar tudo por 100 reais só por causa de um led queimado...

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Tá virando relíquia, ainda mais que tem muita gente fanática por esses modelos de carro. Além de serem clássicos, se atende as necessidades de hoje. 

Tem fanáticos mesmo, estou com a parati 1992 a menos de um ano e já me perguntaram várias vezes se quero vender kkkkk e atende bem a necessidade mesmo to bem satisfeito com ela...

 

Pra ter ideia como tá caro olha quanto custa as grades de ar que vão na cabine, aquelas pra colocar o vento vindo para o motorista ou o passageiro:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782516390-jogo-difusor-ar-completo-gol-parati-saveiro-voyage-quadrado-_JM#position=11&type=item&tracking_id=fb91a207-b626-4480-b8fa-216efcf42738

 

Complicado isso e são peças novas são fabricadas ainda mas o preço é muito alto...

 

Bom ainda estou no aguardo das peças chegarem, vou montar um circuito limitador de RPM, dois circuitos para checar o ponto de ignição (um só daria certo mas vou fazer dois diferentes pra ter mais garantia que funcione) mais um circuito hallmeter e esse esquema para acender o led com a temperatura, estou ansioso pra chegar, mas torcendo pra eu não fazer nada errado e queimar tudo kkkkkk pedi os componentes com sobra pra caso queimar um ter outro pra fazer, mas mesmo assim não quero que nada queime não kkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Na hora de montar fiquei na duvida, o circuito vai ficar como eu marquei em vermelho?

Sim, mas coloque um resistor ali em série (pode ser qualquer um acima de 1k) não ligue a perna do 741 diretamente ao circuito do carro.

4 horas atrás, ComandateGustavo disse:

E os leds auto brilho acabaram então terei que usar dois leds vermelhos comuns, o resistor para eles é o mesmo?

O resistor serve pra controlar o brilho, só não coloque resistor menor d que 330R.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Renato.88 disse:

O resistor serve pra controlar o brilho, só não coloque resistor menor d que 330R.

beleza!

 

18 horas atrás, Renato.88 disse:

Sim, mas coloque um resistor ali em série (pode ser qualquer um acima de 1k) não ligue a perna do 741 diretamente ao circuito do carro.

Na hora de montar fiquei em duvida de como vai ficar essa parte, seria assim como nessa imagem agora?

 

imageproxy.php.jpeg

adicionado 1 minuto depois

Aproveitando, como comprei componentes para montar vários circuitos um deles usa o NE555, acontece que estava em falta, mas eu lembrei que tenho dois CI NE5532, sabe se eles são equivalentes pra usar no mesmo circuito? o circuito em questão é esse aqui:

sparkcut (1).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

vai ficar essa parte, seria assim como nessa imagem agora?

 

imageproxy.php.jpeg

Tá errado, não sei como explicar de forma simples, depois eu desenho. 

 

18 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Aproveitando, como comprei componentes para montar vários circuitos um deles usa o NE555, acontece que estava em falta, mas eu lembrei que tenho dois CI NE5532, sabe se eles são equivalentes pra usar no mesmo circuito? o circuito em questão é esse aqui:

Não são equivalentes. 

NE555 é o temporizador, esse que aparece no seu esquema. 

 

NE5532 é um tipo de amplificador operacional, digamos mais sofisticado. Ele é usado em circuito mais sensíveis e precisos, como por exemplo equipamentos de medição. 

 

Voltando ao circuito do temporizador, não entendi pra que usar um MOSFET daquele tipo pra fazer acionamento de um simples relé. 

Dependendo da carga pode se usar somente o mosfet ou se o relé for mesmo necessário pode-se usar qualquer transistor comum do tipo npn. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Tá errado, não sei como explicar de forma simples, depois eu desenho. 

beleza vou aguardar então, enquanto isso vou montando os outros circuitos...

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Não são equivalentes. 

NE555 é o temporizador, esse que aparece no seu esquema. 

NE5532 é um tipo de amplificador operacional, digamos mais sofisticado. Ele é usado em circuito mais sensíveis e precisos, como por exemplo equipamentos de medição. 

entendi, é realmente uma pena, o 555 ainda não sei onde vou achar, talvez só depois do corona, mas vou montar o circuito e deixar ele pronto com o soquete 8 pinos no lugar, ai depois quando conseguir eu espeto o CI lá...

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Voltando ao circuito do temporizador, não entendi pra que usar um MOSFET daquele tipo pra fazer acionamento de um simples relé. 

Dependendo da carga pode se usar somente o mosfet ou se o relé for mesmo necessário pode-se usar qualquer transistor comum do tipo npn. 

 

o relé que vai ser ligado ao MOSFET é um relé auxiliar de partida 12v, por ele ser robusto acho que a bobina dele consome mais então creio que o cara projetou o circuito com esse MOSFET  pra ficar trabalhando com folga...

é parecido com esse modelo de relé:

hqdefault.jpg

 

esse circuito é o circuito limitador de giro do motor, quando chegar em uma determinada RPM ajustada pelo potenciômetro de 10k o transistor vai alimentar o relé auxiliar, e o rele vai passar de NF para NO e momentaneamente vai cortar a energia da bobina de ignição, o 555 vai ficar ligando e desligando a bobina para o motor não passar da RPM estabelecida e não deixar a RPM cair... Pelo menos essa é a ideia kkkkkkkk O carro é carburador então não tem nenhum limitador de RPM e eu fui pesquisar os limitadores de giro a venda são muito caros, 200 reais pra cima, esse circuito ficou muuuuuito mais barato que isso.

 

A ideia e o circuito peguei desse gringo aqui se quiser dar uma olhada:

 

Se der certo (como eu espero) ai dá até pra fazer um tópico fixo com esse circuito pro pessoal que quiser fazer, tem muita gente que pode se interessar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ComandateGustavo disse:

esse circuito é o circuito limitador de giro do motor, quando chegar em uma determinada RPM ajustada pelo potenciômetro de 10k o transistor vai alimentar o relé auxiliar, e o rele vai passar de NF para NO e momentaneamente vai cortar a energia da bobina de ignição, o 555 vai ficar ligando e desligando a bobina para o motor não passar da RPM estabelecida e não deixar a RPM cair... Pelo menos essa é a ideia kkkkkkkk O carro é carburador então não tem nenhum limitador de RPM e eu fui pesquisar os limitadores de giro a venda são muito caros, 200 reais pra cima, esse circuito ficou muuuuuito mais barato que isso

A ideia é até interessante, mas não parece ser muito funcional. 

Desligar a bobina fora de sincronia com o distribuidor vai fazer o motor falhar. 

Imagina o carro fazendo força numa subida e esse relé desligando a bobina no momento exato das faíscas na vela! 

Pra ideia dar certo, precisa fazer o 555 ser disparado lá pelo sensor hall ou pelo platinado e não por conta própria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Renato.88 disse:

A ideia é até interessante, mas não parece ser muito funcional. 

Desligar a bobina fora de sincronia com o distribuidor vai fazer o motor falhar. 

Imagina o carro fazendo força numa subida e esse relé desligando a bobina no momento exato das faíscas na vela! 

Pra ideia dar certo, precisa fazer o 555 ser disparado lá pelo sensor hall ou pelo platinado e não por conta própria. 

Sim, mas se olhar o vídeo o cara nao usa o tempo todo, e a minha ideia é limitar o RPM no máximo ideal do motor, por exemplo no meu contagiros a faixa vermelha começa em 6000 RPM e vai até 7000, só que eu nunca sequer cheguei em 5500 RPM, então o ideal seria limitar o giro aí em 5500 que sei que não vou chegar nessa rotação, mesmo que o motor falhe não vai ser problema porque nessa rotação eu não costumo chegar.

 

Isso é meio como prevenção pra futuramente com upgrades não tenha risco de passar do giro estabelecido.

 

E no caso de falha do circuito ele vai deixar o relé sempre desligado na posição NF então não tem risco de ficar com o carro parado na estrada.

 

Já que tô com tudo aqui menos o 555 creio que é bom terminar e se não ficar bom não usarei ele...

 

E quando puder passa o desenho lá do amplificador operacional por favor... Mas sem pressa ok?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 beleza valeu pelo desenho já montei o circuito mas antes de testar fiquei na dúvida, o fio com resistor que vai ali no pino 2 eu conecto ele direto ao sensor ou ligo em série com o ponteiro?

 

Pra testar o circuito é só fazer a mesma coisa que antes coloco o resistor do ventilador e vou mexendo nele até o ponteiro subir e aí vejo se quando o ponteiro estiver quase no topo o led acende é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

o fio com resistor que vai ali no pino 2 eu conecto ele direto ao sensor ou ligo em série com o ponteiro?

Suponho que o fio do sensor é o mesmo que está no ponteiro. Já que o led vai ficar dentro do carro, pode aproveitar o fio lá no painel. Não desmanche a instalação original do carro, apenas descasque o fio e faça a emenda nele.

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Pra testar o circuito é só fazer a mesma coisa que antes coloco o resistor do ventilador e vou mexendo nele até o ponteiro subir e aí vejo se quando o ponteiro estiver quase no topo o led acende é isso?

Você já fez o teste antes, sabe que a tensão ideal é proxima de 4,7V. (a regulagem é o diodo zener).

Pra saber se funciona tem que esquentar o sensor até a temperatura que seja equivalente a essa tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

Suponho que o fio do sensor é o mesmo que está no ponteiro. Já que o led vai ficar dentro do carro, pode aproveitar o fio lá no painel. Não desmanche a instalação original do carro, apenas descasque o fio e faça a emenda nele.

Você já fez o teste antes, sabe que a tensão ideal é proxima de 4,7V. (a regulagem é o diodo zener).

Pra saber se funciona tem que esquentar o sensor até a temperatura que seja equivalente a essa tensão.

Certo, mas pra testar eu solto o sensor e esquento ele com soprador térmico ou esqueiro então? Porque se eu ligar o carro ele vai esquentar e o ponteiro vai chegar até o meio mais ou menos e a ventoinha vai ligar. Aí a temperatura não vai subir mais e o led não vai acender...

Qual o método ideal pra testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Certo, mas pra testar eu solto o sensor e esquento ele com soprador térmico ou esqueiro então?

Pode ser. 

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Porque se eu ligar o carro ele vai esquentar e o ponteiro vai chegar até o meio mais ou menos e a ventoinha vai ligar. Aí a temperatura não vai subir mais e o led não vai acender.

Meio perigoso, mas poderia desligar a ventoinha. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Renato.88 disse:

Pode ser. 

Meio perigoso, mas poderia desligar a ventoinha. 

 

o duro é que tirar o sensor vai vazar a água toda com aditivo kkkkkk

Se desligar a ventoinha e ir observando o ponteiro dá pra testar assim ou é besteira?

Usando o resistor dá pra testar também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...