Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water cooler ou Air cooler?


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

Recentemente troquei de computador e peguei um Ryzen 2600 e estou usando o cooler box do mesmo (Wraith Stealth) e não me agradou muito. Gostaria de trocar para um WC ou AC, porém, gostaria de algo útil e eficiente. E claro, um pouco de design não faz mal...  Não estou tendo problemas de temperatura, tendo em vista que desde de que o montei com a pasta térmica padrão e a temperatura não passa dos 70°. E caso precise, coloco as FANs do MSI para trabalhar em 100% e a temperatura dá uma queda de 8 a 12° fácil, fácil. Queria mesmo por eficiência. E ninguém mais usa cooler box hoje em dia, com raríssimas exceções.

 

Meu gabinete é um Nox Infinity Atom que se encontra neste link aqui. E estou com duvidas referente a refrigeração. 

 

O gabinete já vem com uma fan 120mm RGB instalada na parte traseira do gabinete (como consta na foto abaixo)

 

ojqZXyX.png

 

 

E na parte frontal não cabe 3 coolers conforme a imagem. Cabe apenas dois (eu já medi) então cabe apenas um WC de 240mm. Porém, meu antigo computador tem um AC Hyper 412r no qual uso esse computador como stream pc e não gostaria de remove-lo, por isso estou querendo tentar usar um WC (já que testei AC, agora queria ir de WC. E também se não gostar, posso inverter dos dois computadores). Também poderia colocar um radiador de 240mm na parte de baixo (não cheguei a medir, mas cabe). Meu orçamento inicial é de no máximo R$300 (aberto a exceções)

 

As opções de WC após inúmeras pesquisas são gigantes, revirei o fórum aqui por pesquisas de WC, testes, reviews, stress e em todos, os WC são excelentes. A única diferença acredito eu é apenas nos valores. Mas gostaria de sugestões além das que já tenho formadas, como:

 

  • PCYes Sangue Frio 240mm
  • DeepCool Maelstrom 240T 240mm
  • CoolerMaster Masterliquid Lite 120mm
  • PCYes Sanguue Frio 120mm
  • DeepCool Gammax L120T 120mm
  • Pichau Gaming Aqua 120mm

 

Estou aberto a sugestões, até mesmo aos 120mm, pois cheguei a ver vários testes dos 120 e o MasterLiquid aparentemente é o melhor custo e beneficio atualmente com excelentes resultados! E claro, tem que ser compatível a AM4.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem razão, pela foto parece que o gabinete tem suporte para parafusar até duas fans frontais.
A terceira fan não teria local e espaço adequado para parafusar:

 


Nox-Infinity-Atom-16-578x600.jpg

 

 

O limite de temperatura é de 95C, portanto temperaturas em torno dos 70C já tem uma boa margem de segurança.

Não há necessidade de trocar o cooler.

 

Existem boas opções de air coolers, mas esse gabinete tem espaço limitado, segundo o fabricante o limite de altura é 155 mm.
Assim antes de optar por um air cooler, vale a pena conferir o espaço para não correr o risco da tampa não fechar.

 

O wc tem a vantagem do bloco ser mais compacto.

 

A princípio o wc de 120 já seria suficiente.
Mas há quem ache mais vantajoso optar pelo 240 pela melhor capacidade de refrigeração.

 

Nesse gabinete o wc de 240 terá que ser instalado na frente.
Acho que o radiador acima do cover da fonte e da gaiola dos discos não é muito adequado pois o fluxo de ar é mais restritivo e as mangueiras precisam alcançar o socket do cpu.

 

A preferência pela marca do wc do varia a critério de cada um.
Já vi marcas que dependendo do modelo a garantia é de apenas 1 ano.

 

O Masterliquid creio que a garantia seja de 2 anos.
Esse Lite já é um modelo antigo, com mangueiras corrugadas.
Os modelos mais recentes são RGB e os tubos possuem acabamento em sleeve.

 

Para prender as fans no radiador são usados parafusos de dedo cromados de boa qualidade, que dispensam o uso da chave philips.

 


image_27.jpg

 

 

Achei a instalação para o AM4 relativamente simples de ser feito com a placa-mãe dentro do gabinete.
O sistema de montagem usa o próprio suporte do AM4:

 


b4.png

 

 

Tem um detalhe que pode passar desapercebido, a bomba precisa ser ligada em 12V.
Dependendo da placa-mãe, pode ser necessário desativar o controle de rotação manualmente na bios.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Já tive wc da Cooler Master, Deepcool e Corsair.

 

Particularmente gostei mais da Corsair, mas poderia recomendar qualquer um deles.
Cada um tem seus pró e contra.

A melhor opção acaba sendo bem subjetivo.

 

Poderia citar algumas críticas, sem desmerecer qualquer um deles!

 

Já tive o Cooler Master Seidon 120V, as mangueiras do tipo FEP eram meio rígidas com flexibilidade limitada.
Mas para instalar na traseira resolvi o problema deixando o radiador com as mangueiras para cima.
O Deepcool e Corsair as mangueiras tem melhor flexibilidade.

 

A Cooler Master inclui uma bisnaga de pasta, mas a Deepcool e Corsair vem com pasta pré-aplicada.
Assim nesse caso recomendo ter um tubo de pasta de reserva, se acontecer de danificar a pasta pré-aplicada durante o manuseio ou precisar refazer a instalação.

 

Existem raros casos dependendo da placa-mãe, o sistema de montagem não garantir bom contato com o cpu, resultando em temperaturas mais altas.

 


Não sei dizer como é atualmente o sistema de montagem do Sangue Frio, mas deve ser similar a esse aqui (assista a partir de 9:30).

 

Já tive problema parecido com esse tipo de montagem usando parafusos longos, veja print aqui.

 

Acho que dependendo da espessura da placa pode acontecer de não garantir bom contato com o cpu por falta de pressionamento.

 

Já vi acontecer esse problema até com air coolers, Cryorig H7.

Mas recomendo não se preocupar com esse detalhe, são casos raros e se eventualmente acontecer, o melhor seria trocar por outro modelo que tenha sistema de montagem mais adequado para a sua placa.
 



 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...