Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Ryzen 5 3600: ventoinhas da placa de vídeo giram a 100% no boot


Posts recomendados

Após upgrade do Ryzen 5 1400 para o Ryzen 5 3600, as ventoinhas da placa de vídeo giram a 100%, fazendo bastante ruído, todas as vezes que o PC é ligado ou reiniciado. A única alteração que foi feita no meu PC foi a troca do processador, do Ryzen 5 1400 para o Ryzen 5 3600.  Postei no youtube um vídeo do boot: 

 

 

 

 

Gostaria de saber de vocês que possuem o Ryzen 5 3600: as ventoinhas das placas de vídeo de vocês se comportam da mesma maneira? Alguém aqui poderia me ajudar a solucionar esse problema? Alguém aqui tem/teve o mesmo problema com os Ryzen geração 3000. Valeu!

 

Estou usando a última versão da bios da placa-mãe (versão 3.2), o driver da placa de vídeo está atualizado também.

 

A configuração do meu PC é esta: 

Ryzen 5 3600

Galax 2060 super EX

Asrock Steel Legend b450, versão ATX

RAM Team Group Vulcan 2666mhz (já comprei 2 x 8gb 3200mhz, chegará em breve)

SSD Kingston a400 960gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatheusReis2017PC

 

Sim já restaurei a bios para o padrão de fábrica

Já instalei a versão anterior da bios

Já testei diversas configurações de fan.

Enfim, nada funcionou. 

Mas vale ressaltar que o barulho vem principalmente da fan da placa de vídeo.  E as fans do gabinete têm um pouco de atraso para começar a rodar.

Isso só acontece com o Ryzen 3600. Com o Ryzen 1400 as coisas ficam normais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mmdes É algo bobo mas, já tentou retirar a placa de video e colocar de novo? pode ser algum bug, faça isso, retira a placa, tire todos os cabos da fonte da placa-mãe e etc, tire a pilha também, espera uns 10minutos e ligue tudo de novo e veja se o problema persiste ( desinstale também o msi afteburner antes ) . 

adicionado 11 minutos depois

@mmdes

 Abre o video nos 19:00 para frente, creio que sejá bug mesmo, acho que você pode ficar tranquilo, eu tenho um Ryzen 5 3600+gtx 1660ti e não reparei se isso acontece, quando chegar do trabalho verifico e te informo

adicionado 13 minutos depois

Resposta da AMD sobre isso : 

As CPUs Ryzen de terceira geração tomam algumas medidas para aproveitar ao máximo seu desempenho, medidas que não estavam em vigor nas gerações anteriores (devido à alteração na arquitetura). Em alguns sistemas, os ventiladores da GPU ou de outro dispositivo PCIe podem estar 100% ativos até que o slot PCIe seja redefinido / inicializado. Esse é o comportamento normal e esperado.

De fato, não é esperado, em termos curtos, que esse comportamento mude. No entanto, não é impossível para uma atualização do BIOS ajustar esses detalhes. No entanto, o fato de não ter impacto no desempenho não torna o assunto sensível e urgente.

 

Espero ter ajudado.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatheusReis2017PC  Acabei de fazer tudo aquilo que você falou por último e o problema persiste.

 

 

Então, dei uma olhada naquele vídeo e fui nos comentários. Um cara lá comentou :"Man your pc is loud"  (falou q o pc dele é ruidoso). Ele respondeu : "It used to be like that at first before the BIOS versions were matured. After and now it is really quiet. I also made a custom fan curve and it's really nice." (disse que costumava ser daquele jeito mas conforme vindo novas versões da bios, agora está tudo silencioso.)

Mas eu já estou usando a última bios e meu pc continua barulhento ao ligar. Esse é o único problema, mas me incomoda. 

Acho que seu pc não tem esse problema, se tivesse você o perceberia, pois é muito perceptível. 

 

Essa resposta da AMD foi bem como se isentando da responsabilidade dos bugs que vários de seus produtos têm/tiveram. 

 

 

mas valeu mesmo por me ajudar, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...