Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou usando um cooler desses em um Ryzen 7 3800X e tudo funciona muito bem, temperaturas medias em Idle em 40-45Cº. E 60-65Cº quando sob carga.

O problema é que o cooler original (ventoinha) está vibrando em baixas rotações, quando sob carga, tudo ok, mas quando em Idle ele vibra não sei onde, e fica fazendo um barulhinho chato
eu cheguei a trocar o cooler do gabinete pelo do cooler, e as temperaturas não mudaram muito, mas quando eu ponho a mão lá atrás, dá pra ver que o original "venta" mais

E eu estranhei porque o original faz um barulho típico e o cooler de gabinete era "silencioso demais"

O que eu queria é dicas de outros coolers(de novo, a ventoinha só) que eu possa colocar no lugar:
 - serve cooler de gabinete?
 - Que marca?
 - Tem um modelo específico?

corsa.jpg

• Curtir 1
Postado

Não sei dizer se o ruído é próprio da fan ou se não poderia ser defeito.
A Corsair tem 5 anos de garantia nacional.

Já vi casos da fan ter problemas com ruído quando o controle de rotação é feito por volta,gem.
A fan do H45 tem 4-pinos e o recomendável seria controle por PWM.

O ideal seria ligar a fan no cpu fan e a bomba em qualquer outro conector.
Lembrando que a bomba precisa funcionar em 12V e dependendo da placa-mãe, o controle de rotação precisa ser desativado manualmente na bios.

O radiador por ser restritivo 20 - 21 fpi impõe restrição para o fluxo de ar.

GbwNxaSl.jpg

aDQ5tMIl.jpg

As fans do gabinete geralmente não são otimizadas para radiadores e sendo mais fracas sopram menos ar.

Tem um review que testou a fan do H45 SP120L aqui.

Essa fan é potente com alto CFM, pressão estática e capacidade de rotação 600 rpm - 2300 rpm.

Existem diversas opções como os da Corsair, Cooler Master, Deepcool.
Tem opções com especificações mais modestas do que os de fábrica, mas atendem o propósito.
A escolha ficaria mais a critério e bolso de cada um.

• Curtir 1
Postado

O Corsair ML120 seria a opção ideal, ela possui boas especificações e o seu rolamento magnético é um diferencial quanto a durabilidade.
O problema é o custo delas, veja esse anúncio aqui.

A Cooler Master tem opções da linha Masterfan com pás do tipo AB (Air Balance) ou AP (Air Pressure) que acompanham diversos water coolers.
A Deepcool tem alguns modelos também, mas acho que o melhor para radiadores seria o da linha TF120.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...