Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede Condomínio, Control Banda QOS


Posts recomendados

Boa noite, então estou a montar uma rede no meu condomínio de 5 casas + 1 área lazer e preciso da ajuda na escolha de um Roteador/ Swhitch Gerenciável 8 portas Gigabits 10/1000 que possua um sistema de Controle de Banda (QOS) por IP e MAC robusto, que eu consiga gerenciar a banda para cada cliente na rede, e criar alguns grupos.

 

Hoje estou sofrendo com o numero de Clientes: Tvs e Desktop com NetFlix, Streaming de jogos no Youtube e P2P, deixando a rede extremamente lenta em horário de pico.  

Rede:

Internet 300m TIM LIVE

Cabeamento CAT-06 em toda rede

06 Switch TP-LINK TL-SG 1008D Gigabits 10/1000 não gerenciável

- Atenderá 5 casas via Cabo CAT-06 com um Roteador Residencial em cada uma das casas para o Wifi.

- Atenderá areá externa de 300m2 com uma Antena (TP-Link EAP245) para até 100 clientes em média (época de eventos)

Hoje na Rede:

10 TVs NetFlix, Youtube / 06 Desktop Games e Videos Youtube, P2P, / 15 Cel. WatZap + Streaming de Videos (Plex Tv) + 01 Central de Câmeras Seguranças 5 câmeras.

Em época de eventos media de 100 clientes conectado via WiFi + LAN.

 

Peço a ajuda na escolha do Roteador Profissional ou Switch Gerenciável Gigabits 10/1000, qual das duas opções seria melhor para me atender bem, e sem travamentos?

Estava olhando o TP-Link Archer C7, mais parece que o QOS dele não é tão aprofundado, e não lhe da liberdade para um gerenciamento de bandas boa.

Tem também a linha profissional da Intelbras mais ele não tem o gerenciamento de Banda QOS por IPs ou MACs, somente por Portas o que para meu desenho da rede não funcionaria muito bem.

Como somente irei usar 5 portas LAN e 01 WAN GIGABIT não preciso de muitas portas 08 portas já me atende.

 

ATT: em anexo segue mapa da rede atual e como eu penso em fazer.

 

Agradeço desde já pela ajuda e tempo.

att: Edu Villaça

 

red cond.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

300 megas download e 180 mega uploud pra 5 casa mais uma antena ?  Vai dar tipo um plano 50 mega download para cada casa mais a antena  é isso mesmo ?

 

5 horas atrás, EduVillaça disse:

Em época de eventos media de 100 clientes conectado via WiFi + LAN.

5 casas consumindo 50 mega + Antena consumindo 50 mega maximo dividido pra 100 pessoas Vai ser tipo 500 kbps download por 300 kbps de uploud  nesse wifi ? é isso mesmo ?

 

5 horas atrás, EduVillaça disse:

seria melhor para me atender bem, e sem travamentos?

Ter no minimo 3 planos live tim totalizar 900 megas e assim ter banda pra injetar no equipamento barra 1000 mesmo que tu nao consigo vender essa velocidade toda.

 

720 reais 3 lives tim, da pra vender ou enviar velocidade 150 megas a um custo de 120 reais por residencia, se estes fossem contratar por conta propria é um bom preço visto que o live tim 150 megas custa 120 mensais + 120 da habilitação e permanência minima de um ano.

 

Segunda possível solução para agora e nao perder o investimento atual é limitar nos roteadores dos cliente, se os roteadores deles tiverem a opção Uplink Speed e Downlink Speed. nos aparelhos dlink essa opção se bem configurada ja limita a velocidade final pro cliente. Sendo necessário somente no final tu colocar uma nova senha forte nesses aparelhos para que o usuario final não mecha mais.

 

No seu caso tu não pode vender mais do que 51200 kbps Downlink e 30720 kbps Uplink 

Certifique se também que todos as casas não se enxerguem  ou seja, usuário da casa 1 consiga trocar dados com o da casa 2 para não consumir o trafico local que esta sobrando nos equipamentos /1000  ou seja se a rede toda é mil megas e o trafego da internet é 300 ainda sobra 700 megas na rede, então isso já descarta que seja equipamento barra mil travando se os usuários já  não estão se enxergando. ou seja é falta de banda de internet.

Pra nao se enxergar é muito simples, deixa o dhcp ativado no livetim e em cada aparelho de cada cliente tambem deixa o dhcp ativado criando uma nova sub-rede.

 

 

 

4805ab08-946d-46d5-8b8a-c9a1edf8afca.thumb.jpg.370e3a5fc1de19e4b9c0cef4d3e03580.jpg

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2020 às 06:17, Tio Chang disse:

300 megas download e 180 mega uploud pra 5 casa mais uma antena ?  Vai dar tipo um plano 50 mega download para cada casa mais a antena  é isso mesmo ?

Opa então Obrigado pela resposta, aqui é um condomínio familiar onde o valor da internet já esta incluído no cond, entende? coisa mais caseira mesmo.

 

Em 02/04/2020 às 06:17, Tio Chang disse:

5 casas consumindo 50 mega + Antena consumindo 50 mega maximo dividido pra 100 pessoas Vai ser tipo 500 kbps download por 300 kbps de uploud  nesse wifi ? é isso mesmo ?

 

Ter no minimo 3 planos live tim totalizar 900 megas e assim ter banda pra injetar no equipamento barra 1000 mesmo que tu nao consigo vender essa velocidade toda.

 

720 reais 3 lives tim, da pra vender ou enviar velocidade 150 megas a um custo de 120 reais por residencia, se estes fossem contratar por conta propria é um bom preço visto que o live tim 150 megas custa 120 mensais + 120 da habilitação e permanência minima de um ano.

então é isso, troquei agora toda rede para CAT-06, e ja temos em uso os 300mb que no momento está bom, sobre as 100 pessoas aera externa é um ambiente que raramente acontece mais já aconteceu em grandes festas comemorativas, o normal em churrascos de fim de semana é chegarmos a 30 externas, assim penso em deixar disponibilizado para a antena externa coisa de 20 a 30mb

 

Em 02/04/2020 às 06:17, Tio Chang disse:

Segunda possível solução para agora e nao perder o investimento atual é limitar nos roteadores dos cliente, se os roteadores deles tiverem a opção Uplink Speed e Downlink Speed. nos aparelhos dlink essa opção se bem configurada ja limita a velocidade final pro cliente. Sendo necessário somente no final tu colocar uma nova senha forte nesses aparelhos para que o usuario final não mecha mais.

 

No seu caso tu não pode vender mais do que 51200 kbps Downlink e 30720 kbps Uplink 

Certifique se também que todos as casas não se enxerguem  ou seja, usuário da casa 1 consiga trocar dados com o da casa 2 para não consumir o trafico local que esta sobrando nos equipamentos /1000  ou seja se a rede toda é mil megas e o trafego da internet é 300 ainda sobra 700 megas na rede, então isso já descarta que seja equipamento barra mil travando se os usuários já  não estão se enxergando. ou seja é falta de banda de internet.

Pra nao se enxergar é muito simples, deixa o dhcp ativado no livetim e em cada aparelho de cada cliente tambem deixa o dhcp ativado criando uma nova sub-rede.

 

 

 

4805ab08-946d-46d5-8b8a-c9a1edf8afca.thumb.jpg.370e3a5fc1de19e4b9c0cef4d3e03580.jpg

 

 

entendo sim o lance de deixar as redes individuais, DHCPs ativados tornando Sub_redes!!

o que penso já que não tenho os roteadores hoje em cada casa, era de colocar somente 01 roteador principal que comandasse a rede toda, por isso pergunto sobre roteadores PROFISSIONAIS ou Switches Gerenciável que me de a possibilidade de controlar toda a banda do ponto logo a pois o Modern da TIM. você tem conhecimento de algum Gigabit de 8 portas bom com o Controle de Banda e QOS Robusto?

 

Hj estou sofrendo com o uso das TVs em NetFlix, cerca de 06 TVs + Streameng de Games + P2P, preciso de um Roteador que faça esse gerenciamento por IP e MAC, que eu consiga definir que a TV de IP tal só ascese até 5m e e assim por diante.

Você cita o Roteador da D-LINK, poderia me informar o modelo? é Profissional ou de uso Domestico para cada final da rede(Casa)?

 

Estava olhando para o RB750 g3 da Microtik, parece ser bem profissional, não sei se é adequado, deixo ai para os mais entendidos em Rede poder me sugerir algo.

 

Agradecido pelo seu tempo na resposta.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, EduVillaça disse:

Você cita o Roteador da D-LINK, poderia me informar o modelo? é Profissional ou de uso Domestico para cada final da rede(Casa)?

Dlink Dir 819 que eu usei na foto. que pode ser colocado nos clientes finais

adicionado 8 minutos depois
19 horas atrás, EduVillaça disse:

conhecimento de algum Gigabit

Não tenho, ate porque eu faço diferente, Se eu tenho um link de altissima velocidade, eu prefiro enviar aos clientes finais em rede baixa velocidade. porque dai o invenstimento é baratinho, Exemplo de aparelho que aguenta bloquear velocidades por mac e por ip era o modelo tplink tlwr741nd.

Esse aparelho eu desligo o wifi, injeto 100 megas nele, e das suas 4 saidas mando para 4 casas a velocidade 25 megas up e down.

Pego outro aparelho desse injeto mais 100 megas e mando para mais 4 casa 25 megas.

Outro cliente que nescessite de mais velocidade, ai sim tiramos um cabo de rede direto do modem da live tim faz de conta, e mando pra casa final e bloqueando com esses Dir 819.

 

Meu caso já é totalmente diferente do seu que ja começou investimento nos aparelhos 1000 Megas. Por isso que eu disse compensaria mais comprar um plano livetim mil megas para injetar nesses aparelhos.porque o que acontece, mesmo usando aparelhos /100 se nao tiver banda sobrando no aparelho principal, fica ocilando, é melhor tem banda sobrando na ONU que aguente segurar 3 4 aparelhos barra 100 sem ocilar do que ter um grande aparelho 1000 mas ele nao aguentar injetar e ficar ocilando.

Ocilação que eu digo é na casa do cliente final o teste de velocidade dar 25 megas, daqui a pouco do nada da 1 mega 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...