Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

acer aspire vx15 591G: upgrade de RAM ou SSD?


Posts recomendados

Boa tarde, 

 

Tenho um notebook acer aspire vx15 591G, com 8gb de ram ddr4 da marca smart, 1tera HD, placa de vídeo nvidia geforce GTX 1050, e um processador da Core i5 - 7 geração. Estou em busca de melhoria de desempenho e FPS do meu notebook para jogos, particularmente o Black Desert. Estava pensando em comprar outra memória ram, mas ouvi dizer que não compensaria caso não fosse da mesma marca, por causa da possibilidade de dual channel. Sendo que a memoria da SMART tem em torno de 2133mgh e não sei se valeria  a pena comprar outra, que está num valor de 250 reais. Tenho ao todo, disponível, de 400 a 500 reais e estava em dúvida se valeria mais a pena comprar duas memórias de marca melhor e novas para melhoria do desempenho. Ou abdicar das memórias no momento e ir atrás de um SSD de 240gb. Gostaria de saber qual seria a melhor opção para melhorar o desempenho e o FPS do meu notebook nessa situação em questao de custo benefício..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Huerbety disse:

Olá, bom dia!

O que deixará o seu computador mais rápido e otimizado é o SSD, a memória RAM só lhe trará aumenta da capacidade de processamento, ou seja, você conseguirá abrir mais abas de navegador, programas e arquivos simultâneamente, sem 'travar'.

Mas se no caso eu quisesse mudar a memória, deveria ter q necessariamente comprar duas iguais e abdicar dessa da smart? Até mesmo por ela ser 2133mgh e ainda sim num preço alto?? Digo, para melhoria em jogos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola lucas, bem vindo ao fórum...

 

para melhora no desempenho precisaríamos saber qual componente está limitando seu conjunto. normalmente em portáteis o problema é temperatura, então rode o jogo com o msi afterburner aberto e monitore os usos de hardware juntamente com as temperaturas (se possivel tire prins quando houver variações bruscas no uso de hardware).

traga-nos as informações para avaliarmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve!

Entao, as memorias RAMs aumentarem não surtem tando impacto no desempenho de FPS, isso porque elas possibilitam basicamente você fazer mais coisas ao mesmo tempo. Como ouvir musica, jogar, streamar, e digitar um documento assistindo um vídeo. Eu estaria mentindo se dissesse que nao melhora o Fps, sim, melhora, mas muito pouco.

O desempenho de FPS exige, de forma bem resumida, duas coisas: Processador e placa de video. Esses dois itens em notebook sao bem complicados de mexer...

De qualquer forma, na sua realidade acredito que você sentiria mais efeito se adquirisse um SSD, mas mesmo assim também nao teria taaaanta diferença por causa dos elementos que o fps mais exige. É certo que com o SSD o seu note trabalharia mais solto de uma forma geral.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Eder Neumann disse:

ola lucas, bem vindo ao fórum...

 

para melhora no desempenho precisaríamos saber qual componente está limitando seu conjunto. normalmente em portáteis o problema é temperatura, então rode o jogo com o msi afterburner aberto e monitore os usos de hardware juntamente com as temperaturas (se possivel tire prins quando houver variações bruscas no uso de hardware).

traga-nos as informações para avaliarmos.

Então a maior sobrecarga do meu notebook está na CPU, o que eu acho que consigo resolver trocando a pasta térmica do processador, que nunca troquei desde que comprei (em torno de 2-3 anos), e com uma base cooler. Não sei se estou falando besteira, mas imagino que de uma melhorada boa. No entanto sinto que a memoria sempre chega a um uso de 7gb, sendo que tenho apenas 8gb. Não sei se, caso eu ponha outra ja daria uma melhora boa nas travadas momentâneas que sinto ao jogar... E se fosse viável comprar a memória, se eu deveria abdicar dessa SMART, 2133mgh, pelo preço alto q ela tem, e comprar duas novas melhores. Ou se valeria mais a pena, no momento, comprar um SSD mesmo, até porque o dinheiro ta curto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Jacomim Eu entendi que você busca melhorar o seu desempenho em jogos, todos queremos. kkkk

Mas antes disso você tem que entender que a margem de melhoria em notebooks é muito baixa.

A respeito da memoria ram, você comprar uma de MHz diferentes vai ser maléfico. Pode ate ser de marca diferente, mas os MHz devem ser igual pra voce pelo menos aproveitar o que você comprou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito de quanto esse seu jogo consome de memória RAM, caso seja baixo, investe no SSD, caso seja muito alto, investe na memória RAM, já que evitará possíveis gargalos. Mas lembrando que, ele (SSD) não dá mais FPS... só deixará seu pc com o tempo de resposta mais rápido. O que realmente te dará aumento de FPS (maior desempenho) é investir numa fonte boa, placa de vídeo, processador... esses três que eu citei, aumentarão drasticamente seu FPS. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Jacomim A sua pasta térmica acredito que ainda esteja boa, nao sendo necessário mexer nela por pelo menos uns 2 anos ainda. p Black Desert é um jogo com bastante partícula pra renderizar, exige mais processador e placa de vídeo. O seu problema com a RAM possivelmente é por estar com algumas coisas rodando em segundo plano, mesmo nao sabendo (pode ser o windows atualizando, por exemplo).

Mas se você diz que está gargalando por causa do consumo de ram adquira outra (só se certifica antes de que exista um slot pra ela). Por Black Desert ser um jogo meio pesado você já está no limite do seu notebook, fazendo essa melhoria da RAM outro hardware provavelmente amarraria seu FPS (provavelmente o processador).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Voeler O SSD vai melhorar o desempenho de uma forma geral, mas a leitura do HD nao surte efeitos no FPS em relação ao SSD. O desempenho em jogos que rodam em HD e SSD é a mesma coisa, tendo a diferença apenas quando você vai abrir e fechar programas, que é onde realmente utiliza da velocidade de MB/s

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Huerbety disse:

@Lucas Jacomim É notório que o jogo consome bastante RAM (quase os 8Gb que você tem na máquina)... então, o recomendável é investir em mais memória 😉

Acompanho o camarada ai! Mas antes da uma limpada nos aplicativos que rodam em segundo plano e, se compensar, coloca mais RAM nas especificações que já comentei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

agora, RS Faria disse:

@Lucas Jacomim

 

Além da RAM, tem a temperatura, que tá BEM alta.. 88ºC no processador.. Sem surpresas nesse quesito..

 

Definitivamente, SSD NÃO iria ajudar aí..

Exatamente! Por isso quando comentei no outro topico identico a esse, do mesmo autor, o upgrade de RAM nao melhoraria tanto o fps porque esbarraria no limite de outro hardware.

Melhorando a RAM o gargalo vai ser o processador.
 

"Mas se você diz que está gargalando por causa do consumo de ram adquira outra (só se certifica antes de que exista um slot pra ela). Por Black Desert ser um jogo meio pesado você já está no limite do seu notebook, fazendo essa melhoria da RAM outro hardware provavelmente amarraria seu FPS (provavelmente o processador)." Link:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, nessa faixa de disponibilidade de dinheiro que tenho, entre 400-500 reais, compensaria mais eu abdicar da memoria SMART de 2133mgh, e comprar duas iguais de uma marca melhor?? Não sei se meu notebook cabe umas heatsink tmb, no caso é um Acer aspire vx15 591G. Ou o heatsink nao seria estão necessário assim, em relação ao custo benefício?? E teriam alguma sugestão de qual eu poderia comprar?? Achei uma da Adata ddr4, 8gb, 2666mgh, a 210 reais, mas não conheço a marca, então não sei se é viável. Além da troca da pasta térmica que farei, pra ver se abaixa um pouco a temperatura e a possível compra de uma base de cooler..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Jacomim Irmão, eu entendo sua preocupação, é a ultima vez q irei comentar aqui e vou deixar um alerta.

Seu processador está trabalhando no limite, você vai melhorar a RAM e os gargalos, que antes eram por conta da memoria, vão passar a ser por causa do processador.

voce vai gastar lá seus 300 reais e talvez nao fique satisfeito com a diferença. Vai ter diferença, mas acredito que nao deixará o jogo rodando liso em alguns momentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Silas Neto disse:

@Lucas Jacomim Irmão, eu entendo sua preocupação, é a ultima vez q irei comentar aqui e vou deixar um alerta.

Seu processador está trabalhando no limite, você vai melhorar a RAM e os gargalos, que antes eram por conta da memoria, vão passar a ser por causa do processador.

voce vai gastar lá seus 300 reais e talvez nao fique satisfeito com a diferença. Vai ter diferença, mas acredito que nao deixará o jogo rodando liso em alguns momentos.

Tranquilo irmão, eu to ligado que a diferença não vai ser das mais evidentes e que a real questão aí está no processador. Mas como to com esse dinheiro sobrando, estava na intenção de comprar algo para dar uma moral no meu notebook, mesmo q seja pequena a diferença, entende? Por isso vi q talvez seria até certo ponto, válido comprar umas memórias. Você sabe se valeria a pena eu comprar duas dessa da ADATA, de 2666mgh, ddr4, 8gb?? Ou a marca não é boa?? E de qualquer forma, obrigado pelas dicas e pela moral aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Jacomim Sem problemas ❤️

Adata é uma marca boa sim, aumentar os mhz da memoria também surte efeito até os 3000 mhz (baixa influencia no fps, como já falamos).

Colocar duas de 2666mhz seria uma diferença boa no uso geral, mas agora esbarramos em outro quesito. Aumentar a frequencia pode fazer com que sua placa-mãe nao seja compatível. Se for incompatível ela funcionaria normal, mas voce teria gasto dinheiro a toa comprando memorias de frequencia mais alta e nao aproveitando.

No seu caso eu compraria uma memoria identica à que você ja tem no notebook, dessa forma nao tem erro e você conseguiria atingir seu objetivo. Sacou?

A frequencia a mais da RAM esbarraria no limite do seu processador, entao melhor manter no mesmo patamar. Ai com a grana da diferença voce compra um ifood e vai jogar seu black desert nessa quarentena! hahaha

Antes de comprar se certifica que voce ta adquirindo as RAMs pra notebook, e nao pra gabinete!!! Meu amigo conseguiu cometer essa gafe e ate hj nao conseguiu vender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...